>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Demonstração em vídeo de redução de vibração/estabilização de imagem


A trepidação da câmera é a desgraça dos fotógrafos em todos os lugares. Nenhum fotógrafo tem mãos perfeitamente firmes. Uma vez que a velocidade do obturador cai, a trepidação da câmera começa a afetar seriamente a nitidez da imagem. Felizmente, existem soluções. Nada lhe dará fotos consistentemente mais nítidas do que um tripé robusto e todo fotógrafo deve ter um. Mas também há uma solução de alta tecnologia:estabilização de imagem. Continue lendo para aprender um pouco sobre essa tecnologia interessante e veja uma demonstração em vídeo através da lente em ação.



A maioria dos principais fabricantes de lentes e câmeras possui alguma forma de estabilização de imagem, geralmente em seus equipamentos de última geração. A Canon chama de IS para estabilização de imagem. A Nikon o chama de VR para redução de vibração (vou chamá-lo de VR no restante deste artigo por brevidade). Ele funciona conectando um elemento móvel na lente a eletrônicos que cancelam pequenos movimentos da câmera. Esse tipo de estabilização óptica realmente altera o caminho da luz através da lente. É bem engenhoso.

Os fabricantes afirmam que a estabilização pode fornecer o equivalente a até 2 a 3 paradas de exposição. Em outras palavras, se você normalmente precisa fotografar em 1/60s para obter uma imagem nítida, com VR você pode fotografar em 1/15s ou 1/8s e obter uma imagem nítida. Essa não é toda a história embora. VR cancela o movimento da câmera, mas não faz nada para cancelar o movimento do assunto. Um assunto em movimento a 1/15s ainda ficará embaçado, independentemente de você ter VR ou não. Mas pode dar a todas as suas fotos um pequeno aumento de nitidez ao cancelar a trepidação da câmera. E em muitas situações, o VR permite que você use velocidades mais lentas do obturador ou ISOs mais baixos (para menos ruído) do que você normalmente seria capaz.

Confira este vídeo para ver VR em ação. É uma demonstração que montei neste fim de semana que mostra uma visão através da lente da estabilização óptica de imagem. A lente é a Nikkor 18-200mm VR com zoom até 200mm, onde a trepidação da câmera é mais evidente. Quando o VR está ativado, observe como os pontos de foco parecem parar de tremer e começam a “flutuar” sobre a cena. É uma sensação estranha quando você está realmente olhando pelo visor. Para obter o efeito completo do vídeo, chegue bem perto da tela e feche o olho esquerdo. 😉