>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Gravação vinculada no Ubuntu Linux usando gPhoto2


Foto de Jacob Garcia
Minha D70, como a maioria das câmeras digitais, tem uma porta USB que me permite conectá-la ao meu computador e baixar fotos. Muitas câmeras também permitem que você as controle usando seu computador quando estiverem conectadas. Isso é chamado de tiro amarrado. Você clica no obturador e, alguns segundos depois, a foto é exibida em toda a sua glória em seu monitor de tela grande. Isso pode ser extremamente útil em situações de estúdio. É um ótimo truque para verificar rapidamente se você está capturando as fotos que deseja sem apertar os olhos em um LCD de 2 ou 3 polegadas.

Em uma brincadeira, ocorreu-me fazer algo pateta com minha câmera (mais sobre isso em um minuto). No caminho para a cidade maluca, criei uma maneira de fazer filmagens básicas no Linux.



Estou usando o Ubuntu Linux, mas, em teoria, isso deve funcionar em qualquer sistema Linux que possa executar o gphoto2. gphoto2 é um utilitário de linha de comando mágico que permite controlar sua câmera conectada via cabo USB. Com ele, você pode baixar fotos e até fazer com que a câmera capture imagens. Para instalá-lo no Ubuntu, inicie o Synaptic e procure por gphoto2.

Em seguida, faça o download dos seguintes scripts:Download

(Esses scripts são todos de código aberto e estou lançando-os sob uma licença BSD, o que basicamente significa que você pode fazer o que quiser com eles.)

Descompacte-os em uma nova pasta ou coloque-os em algum lugar em seu caminho. Em seguida, clique com o botão direito em cada arquivo, abra suas propriedades e selecione a guia Permissões. Verifique se a caixa de seleção "Executar" está marcada.

Em seguida, conecte sua câmera ao computador usando um cabo USB, ligue-a e execute o tether script clicando duas vezes nele e escolhendo Executar no terminal (você também pode fazer tudo isso na linha de comando, mas acho que você já sabe disso).

Agora tire uma foto. Se tudo correr bem, você deverá ver o download da foto na pasta e exibi-la para você. Seus resultados podem variar. Eu testei essa configuração com exatamente uma câmera. Se nem tudo correr bem (e convenhamos, a probabilidade disso definitivamente não é zero), dê uma olhada nas sugestões de solução de problemas no arquivo README incluído no download.

Então, qual foi a ideia boba que levou a tudo isso? Eu queria ver se eu poderia conectar minha câmera ao meu microfone. O gatilho de som script no download funciona da mesma forma que tether exceto que tira a foto para você quando você estala os dedos. Literalmente. Eu disse que era bobo. Não consigo pensar em muitos usos bons para isso. Talvez, se você tiver um laptop, possa configurar toda a engenhoca do lado de fora ao lado de um alimentador de pássaros…