>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Qual ​​é a câmera ISO mais alta? Explicação de ISO alto e comparação de câmeras


Câmeras digitais com faixas ISO cada vez mais altas estão aparecendo no mercado nos dias de hoje. Alguns têm números ISO que parecem fora deste mundo. Estes são mais adequados para condições e tipos específicos de fotografia. Você deve optar pela câmera ISO mais alta absoluta ou há outros aspectos a serem considerados?



Neste artigo, compartilharei minhas experiências com câmeras de alto ISO, explicarei os diferentes tipos de ISO e como tudo se relaciona e sugerirei as melhores câmeras de alto ISO para vários orçamentos.



Tecnicamente, a câmera ISO mais alta é a muito cara Canon ME20F-SH. No entanto, existem muitas outras câmeras novas, incluindo certas DSLRs que têm uma faixa ISO alta, são muito mais acessíveis e podem fazer tudo o que as configurações de ISO altas permitem que você faça na fotografia, incluindo fotografar na escuridão quase total.

Veremos o que está atualmente disponível em termos de câmeras com ISO alto, o que você deve procurar em uma e como você pode economizar algum dinheiro. Mas primeiro, vamos analisar alguns fatos e equívocos sobre ISO alto. Você pode pular esta seção e ir direto para a lista, a menos que você não seja um especialista em ISO alto.

O que é um “ISO alto” na fotografia?


Todas as câmeras digitais vêm com uma faixa ISO. O ISO, juntamente com a abertura e a velocidade do obturador, fornece a exposição da imagem. Algumas câmeras suportam uma faixa ISO alta, enquanto outras suportam faixas ISO mais baixas. Infelizmente, quando você aumenta o ISO, geralmente resulta em ruído na imagem.

Uma câmera que pode fornecer fotos sem ruído em ISOs altos pode ser chamada de câmera de ISO alto. Na fotografia, você usará valores ISO altos em muitas situações. Estas situações são apresentadas a seguir.

Condições de pouca luz


Se você estiver fazendo fotografia noturna, terá que confiar no desempenho ISO de sua câmera. Isso ocorre porque a luz será baixa durante a noite. Portanto, para obter uma exposição correta, você precisa aumentar a abertura da abertura ou reduzir a velocidade do obturador ou aumentar o valor ISO.

Todas as lentes da câmera vêm com uma abertura de abertura máxima. Portanto, você não pode aumentar a abertura além desse limite. No caso da velocidade do obturador, se você optar por velocidades muito baixas do obturador, a imagem pode ficar borrada devido à trepidação da câmera ou movimento do assunto na cena.



A terceira opção é aumentar as configurações ISO. Portanto, você terá que aumentar o valor ISO da sua câmera para obter a exposição correta para a imagem. A astrofotografia e a fotografia noturna de longa exposição são dois exemplos de gêneros fotográficos que fazem uso de ISOs altos.

Para congelar a ação


Se você estiver fazendo fotografia de esportes ou de vida selvagem, terá que congelar a ação para capturar imagens. Essa fotografia de ação exige velocidades mais altas do obturador. Em tais situações, você terá que aumentar o ISO para obter uma velocidade mais alta do obturador, mesmo em condições de iluminação decentes. É necessário obter uma imagem perfeitamente exposta.

Por exemplo, ao fotografar pássaros em voo, você usará velocidades do obturador de 1/1.000 e superiores. Portanto, essas velocidades mais altas do obturador exigem ISOs mais altos para obter uma imagem adequadamente exposta do pássaro se movendo em uma taxa rápida.

No caso de fotografia de pássaros e vida selvagem, você usará lentes telefoto longas com distâncias focais de 400 mm, 500 mm ou 600 mm. Essas teleobjetivas longas exigem maior velocidade do obturador para uma imagem sem trepidações. De acordo com a regra geral das velocidades do obturador, você deve escolher uma velocidade mínima do obturador que seja recíproca da distância focal da lente.

Para uma lente de 500 mm, você precisa selecionar uma velocidade mínima do obturador de 1/500 de segundo. Assim, você acabará usando valores ISO altos para obter a exposição certa sobre o assunto.

Condições climáticas de vento


Se houver uma boa quantidade de vento, os assuntos como árvores e roupas na cena podem se mover e ficar desfocados na imagem. Portanto, você precisa escolher uma velocidade de obturador mais alta para combater esse efeito. Ao aumentar a velocidade do obturador, você terá que escolher valores ISO altos para obter uma boa exposição, caso contrário a imagem ficará muito escura.

Qual ​​ISO tem a melhor qualidade de imagem?


Em geral, o ISO básico ou ISO100 oferece a melhor qualidade de imagem, pois é a sensibilidade não amplificada da câmera. É a configuração na qual seu sensor produz sua melhor relação sinal-ruído. Aumentar o número ISO diminui a qualidade da imagem. Algumas câmeras têm ISOs baixos estendidos, como ISO50, para imagens ainda mais nítidas.

O ISO básico veio do mundo das câmeras de filme e da sensibilidade do filme, onde ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800, ISO 1600 foram impressos em rolos de filme, e você teria que configurar sua câmera mais antiga para a velocidade ISO correta de o filme. A diferença é que a fotografia de filme tem granulação, enquanto a fotografia digital tem ruído.

ISO Nativo x Estendido


A maioria das câmeras digitais, especialmente as câmeras sem espelho e DSLR, oferecem a opção de selecionar entre a faixa ISO nativa e a faixa ISO estendida na câmera. Se você é completamente novo na fotografia, pode ser confuso. Então, vamos ver as diferenças entre esses dois tipos de faixas ISO.

A faixa ISO nativa da câmera digital é na verdade a faixa ISO do sensor. Por padrão, a faixa ISO da câmera estará na faixa ISO nativa.

O ISO estendido também é conhecido como o ISO expandido. No caso do ISO estendido, você está basicamente expandindo a faixa ISO da câmera digitalmente (como zoom óptico versus zoom digital através de software na maioria dos casos). Portanto, a faixa ISO estendida permite que você vá além da faixa ISO nativa da câmera.

Por exemplo, considere uma câmera digital que suporte ISOs nativos e estendidos. A faixa ISO nativa desta câmera é de 100 a 16000. Ao selecionar a faixa ISO estendida, você pode obter uma faixa de ISO 50 a ISO 32000. Então, aqui você alterou a faixa ISO base de 100 a 50 e a alta Limite ISO de 16.000 a 32.000, escolhendo a faixa ISO estendida. Esse intervalo varia para câmeras diferentes.



Você usará os valores de ISO estendidos mais altos apenas durante situações extremas de pouca luz, onde você achará difícil obter um bom valor de velocidade do obturador. O uso desses valores ISO mais altos tem alguns efeitos adversos na qualidade da imagem. A quantidade de ruído aumentará. A imagem ficará mais granulada.

Se sua câmera digital for compatível com o formato RAW, é melhor capturar uma imagem usando a faixa ISO nativa.

Os valores ISO altos danificarão a câmera?


Quando você usa configurações de ISO mais altas, basicamente está aumentando a sensibilidade do sensor da câmera. O fabricante da câmera determinou um intervalo para os valores ISO. Portanto, você não pode ir acima das configurações ISO mais altas possíveis na câmera. Assim, sua câmera estará completamente segura com as configurações ISO mais altas possíveis. Não causará nenhum tipo de dano à câmera.

Qual ​​é o ISO mais alto sem ruído?


As fotos ficarão livres de ruído apenas até um determinado valor ISO. Mesmo que o fabricante da câmera especifique um intervalo ISO para a câmera, você não poderá obter imagens sem ruído em todos esses valores ISO. Portanto, o nível de ruído em relação às configurações de ISO será diferente para câmeras diferentes com base nos sensores que elas usam e em outros fatores.

Cada câmera terá um valor ISO acima do qual a imagem começa a ficar granulada. Por exemplo, a Canon 7D Mark II produz imagens sem ruído até um valor ISO de 800. No caso da Canon 1DX Mark II, você pode obter imagens sem ruído até ISO 1600.

Ao aumentar a configuração ISO da sua câmera, você está aumentando a sensibilidade do sensor da câmera. Isso resultará na introdução de ruído, visível na forma de grãos. Câmeras diferentes usam sensores diferentes. Assim, a qualidade da imagem será diferente para o mesmo valor ISO.

Por exemplo, digamos que você tenha duas câmeras sem espelho, uma das câmeras possui um sensor full-frame e a outra um sensor APS-C. Se você comparar as fotos do assunto tiradas de ambas as câmeras sob a mesma condição de iluminação, com o mesmo valor ISO mais alto, poderá ver que o ruído será menor para a câmera full-frame quando comparada à câmera APS-C.

Isso se deve ao fato de que a qualidade da imagem e o tamanho do pixel do sensor estão relacionados. Você obterá um tamanho de pixel maior em uma câmera full-frame quando comparada à câmera APS-C. Portanto, o desempenho ISO sempre será melhor para um sensor de câmera full-frame.

No caso de um corpo de câmera APS-C, um valor ISO de 100 a 800 normalmente produzirá imagens de boa qualidade sem ruído. Se for uma câmera full-frame, você pode usar o intervalo ISO de 100 a 1600 para obter fotos de boa qualidade. Se você ultrapassar esse intervalo, o sensor da câmera começará a captar mais ruído. Ele se tornará visível na forma de grãos. Então você terá que usar qualquer software de remoção de ruído para corrigir o grão na imagem e há apenas até onde o trabalho de pós-produção pode ir.

ISO alto ou exposição insuficiente da imagem - o que é melhor?


Quando você está fazendo uma fotografia que exige valores ISO altos, você tem duas opções. Você pode capturar a imagem com valores ISO altos para obter uma foto exposta corretamente ou usar um valor ISO um pouco mais baixo e obter uma imagem subexposta. Quando você subexpõe a imagem, você precisa obter essa imagem para qualquer software de edição de fotos para alterar a exposição na pós-produção.


Foto subexposta

Se você comparar esta imagem processada com a versão corretamente exposta da imagem com ISO alto, poderá observar que o ruído é maior no caso da imagem processada, a menos que sua câmera seja invariante de ISO. Se sua câmera for invariante de ISO, você poderá obter melhores resultados subexpondo a imagem durante a captura e aumentando a exposição da imagem posteriormente no pós-processamento para obter a exposição correta.

Alto ISO vs Alcance Dinâmico


A faixa dinâmica da imagem que você pode capturar com sua câmera depende da configuração ISO. Quando você escolhe valores ISO altos para fotografia, reduz o alcance dinâmico da captura. Você obterá menos cores e tons com configurações ISO altas. Portanto, mesmo que a situação exija valores ISO muito altos, tente mantê-los o mais baixo possível.

Lembre-se de que o ISO básico da sua câmera é a configuração ISO na qual o pipeline de processamento da sua câmera produz sua melhor relação sinal-ruído e onde o sensor pode atingir toda a sua faixa dinâmica.

JPEG ou RAW para imagens com ISO alto


Todas as câmeras DSLR e mirrorless vêm com a opção de gravar as imagens em formato RAW e JPEG. Como você deve saber, o formato RAW captura mais detalhes na cena do que o formato JPEG. JPEG é um formato de imagem compactado com perdas.

Portanto, quando você estiver fazendo fotografia com ISO alto, tente capturar a imagem no formato RAW. Isso ajudará você a reter mais detalhes na imagem após o pós-processamento e remoção de ruído. Você pode definir o formato da imagem para RAW sozinho ou “RAW+JPEG” se estiver capturando imagens com valores ISO altos.

Você pode usar um software de remoção de ruído popular como o Topaz DeNoise AI, Noise Ninja, Neat Image Pro ou Noiseware para eliminar o ruído.

Por que comprar uma câmera com ISO alto?


Alight, agora que somos profissionais ISO, vamos entrar nas câmeras.

Quando a câmera vem com uma faixa ISO alta, indica que você pode usá-la para capturar fotos em condições de pouca luz. A câmera que suporta uma ampla faixa ISO oferece fotos sem ruído em níveis ISO mais altos. Minha primeira câmera com ISO alto foi a Sony Alpha 7S. Versões mais recentes com melhores especificações o substituíram.

Esta câmera mudou minha técnica de fotografia. Consegui usar sem tripé com pouca luz, capturar fotos de ação que não conseguia antes com a velocidade de obturador mais alta necessária, mantendo a exposição adequada e, com sua grande tela ao vivo, ver um mundo com pouca luz que meus olhos não conseguiam. Foi muito emocionante e fez minha criatividade fluir. Eu recomendo uma câmera ISO alto.



Se você estiver fazendo fotografia noturna ou se estiver constantemente fotografando em situações de pouca luz, investir em uma câmera com ISO alto realmente ajudará você a capturar fotos com menos ruído. Todas as marcas de câmeras populares têm uma boa linha de câmeras com ISO alto. No entanto, algumas marcas parecem ser melhores no jogo ISO alto.

Abaixo está a lista de câmeras de alto ISO disponíveis:

1. Câmera DSLR Full-frame Canon 1DX Mark III

A Canon 1DX Mark III vem com uma faixa ISO nativa de 100 a 102400 e uma faixa ISO estendida de 50 a 819200 e captura imagens sem qualquer ruído perceptível em ISO 3200. Esta câmera Canon full-frame é carregada com outros recursos também. Para mais informações clique aqui.


2. Câmera sem espelho de quadro completo Sony Alpha 1

A Alpha 1 é o modelo superior no segmento de câmeras sem espelho full-frame da Sony e suporta uma faixa ISO nativa de 100 a 32.000 e 102.400 expandida. A quantidade de ruído em valores ISO altos é muito baixa. Para mais informações clique aqui.


3. Câmera sem espelho Full-frame Sony Alpha 9 II

A Sony A9 II é o corpo de câmera preferido por muitos fotógrafos de vida selvagem e esportes, principalmente devido ao seu melhor desempenho de ruído em ISOs altos. Este corpo de câmera é capaz de produzir imagens com menos ruído em ISO 6400 e superior e possui um ISO superior de 204.800. Para mais informações clique aqui.


4. Câmera sem espelho de quadro completo Sony FX3

A Sony FX3 é uma câmera profissional de filmes que também suporta fotografia e vem com uma faixa ISO de 80 a 102400. Você pode expandir o ISO até 409600. É uma câmera de 12,1 megapixels com um tamanho de sensor de 35,6 x23,8 mm . O tamanho do pixel é grande para este sensor de câmera. Para mais informações clique aqui.


5. Câmera sem espelho de quadro completo Sony Alpha 7S III

A Sony A7S III é uma câmera de alto ISO a um bom preço. Ele suporta um ISO nativo máximo de até 102.400 e pode expandi-lo para 409.600.  Para mais informações, clique aqui.


6. Câmera sem espelho de quadro completo Canon EOS R5

Se você estiver interessado em uma câmera sem espelho de alto ISO da Canon, a Canon EOS R5 seria uma boa escolha. Você pode aumentar o ISO até 51200 na faixa nativa e 102400 no modo expandido. Para mais informações clique aqui.


7. Câmera sem espelho de quadro inteiro Canon EOS R

Se você está procurando uma câmera econômica com bom desempenho de ruído da Canon, a Canon EOS R é para você. Ele vem com uma faixa ISO de 100 a 40.000 (expansível para 50-102.400). Você pode remover facilmente o ruído em valores de ISO 3200 e ISO 6400 usando o software de remoção de ruído. Para mais informações clique aqui.


8. Câmera sem espelho de quadro inteiro Nikon Z5

A Nikon Z5 é outro corpo de câmera sem espelho acessível com bom desempenho de ruído da Nikon. Você pode capturar imagens sem ruído em ISO 1600.  O ISO nativo pode ir até 51200 (estendido de 50 a 102.400). Para mais informações clique aqui.


9. Câmera sem espelho de quadro inteiro Nikon Z6 II

A câmera Nikon Z6 II suporta uma faixa ISO de 100 a 51200. Você pode aumentar a faixa ISO alta até 204800 no modo ISO estendido. O ruído em altos valores ISO de até 6400 pode ser facilmente removido por meio de software de pós-processamento. Para mais informações clique aqui.


10. Câmera Canon ME20F-SH

A câmera Canon ME20F-SH suporta um valor ISO de até 4 milhões. É uma das melhores câmeras do mercado que produz imagens de alta qualidade mesmo em valores ISO extremos. É capaz de gravar vídeos e imagens. Mas, é bem caro. Seus photosites medem 19 micrômetros, 7,5x maiores que os photosites de um sensor DSLR de 35mm da Canon.


11. Panasonic Lumix S5

O Lumix S5 da Panasonic vem com um recurso ISO nativo duplo. O ISO nativo pode ser aumentado até 51200. O ISO estendido pode ir até 204800. A qualidade da imagem é realmente boa em valores ISO altos. Para mais informações clique aqui.


12. Câmera sem espelho full-frame Olympus OM-D E-M10 Mark IV

Esta câmera sem espelho full-frame da Olympus é uma câmera econômica com bom desempenho em valores ISO altos. Ele suporta um ISO de até 25600. A quantidade de ruído é menor em valores ISO de 3200 e 6400.  Para mais informações, clique aqui.


13. Câmera DSLR Full-frame Nikon D6

A Nikon D6 é outro corpo de câmera DSLR full-frame carro-chefe da Nikon que suporta ISO de até 102400. Você também pode estendê-lo para incríveis 3.280.000. Ele faz um bom trabalho ao capturar menos ruído em um ISO de 12800. Para mais informações, clique aqui.


14. Câmera DSLR de quadro inteiro Nikon D850

A Nikon D850 é uma câmera DSLR de preço médio da Nikon com bom desempenho de ruído em ISOs altos. Ele vem com uma faixa ISO nativa de 64 a 25.600. Você pode aumentá-lo ainda mais para 102.400. Para mais informações clique aqui.


15.Câmera DSLR de quadro completo Nikon D5

A Nikon D5 vem com uma faixa ISO alta de 100 a 102.400 (extensível até 3.280.000). Você pode capturar imagens com menos ruído em ISO 12800. Para mais informações, clique aqui.




Espero que este guia tenha respondido a muitas de suas perguntas relacionadas a ISO alto, ruído e qualidade de imagem e agora você saiba o que procurar ao comprar uma câmera para fotografia com pouca luz.

Leia este guia definitivo sobre ISO para aprender o básico sobre ISO.