>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão:Lente Sigma 35mm f1.2 ART para Sony E-Mount




Considerando a quantidade de artigos que escrevi sobre profundidade de campo rasa, é seguro dizer que qualquer coisa maior que f/1.8 é o meu ponto ideal. No entanto, a Sony se viu severamente carente da minha abertura rápida favorita:f/1.2. Bem, meus amigos, a Sigma veio para salvar o dia com a nova lente Sigma 35mm f1.2 ART para Sony E Mount! É a lente de foco automático mais rápida disponível para câmeras sem espelho da Sony até o momento.

Tive o prazer de levar esta lente para dar uma volta no meu Sony A7r IV e Sony A7r III e realizar todos os meus sonhos de bokeh cremoso.

Construção da lente




À primeira vista, esta lente é grande e pesada. Muitas pessoas não perceberiam que esta é uma distância focal grande angular de 35 mm. O peso é um pouco assustador quando você usa um sistema mirrorless, especialmente porque um dos grandes pontos de venda do mirrorless é o tamanho pequeno da câmera. No entanto, o benefício do mirrorless é que tudo o que você carrega é o peso da lente, o que não me importo.

O peso da lente Sigma 35mm f/1.2 ART vale muito a pena. A seguir estão os motivos.

No verdadeiro estilo ART, a lente é sólida, robusta e o que eu considero resistente a choques. Dê um toque, você verá (não, por favor, não faça isso intencionalmente!). A lente possui uma estrutura à prova de poeira e respingos com revestimento repelente de água e óleo adicional na superfície frontal da lente. Eu posso atestar isso pessoalmente, já tendo retirado essa ótica em algumas condições terríveis. Eu coloco lentes no espremedor e, se elas não sobreviverem a mim, não são uma construção digna!

Além disso, semelhante à linha ART é o belo vidro que é vibrante, nítido, claro e perfeito. É uma reminiscência do vidro da série L da Canon, pelo qual eu era obcecado e fiquei emocionado ao encontrar semelhante na linha Sigma ART.

Recursos da lente




Se você é um usuário nativo da Sony G-Master que pega a lente Sigma 35mm f1.2 ART pela primeira vez, provavelmente verá um recurso familiar - um anel de abertura. Este ajuste manual suave e fácil de usar da abertura é um recurso bastante útil (especialmente para quem se interessa por vídeo e cinema).

Além disso, o que é realmente interessante sobre esta lente é a capacidade de clicar/desclicar o anel de abertura, permitindo silêncio completo ou cliques para que você saiba que girou o anel.

A inclusão do botão AFL aumenta a funcionalidade da lente, pois você pode atribuí-la a várias operações.

Comunicação da lente




Você não investe milhares de dólares em uma câmera como a Sony Alpha para não usar esses recursos, certo? Então, por que você pegaria uma lente que não é compatível? Você simplesmente não. Como tal, meu problema é se a lente Sigma 35mm f / 1.2 ART pode ou não falar a língua nativa do Alpha (sendo uma lente que não é da marca Sony).

Bem, a resposta é uma que eu certamente esperava:O Sigma é fluente na fala da Sony!

Como uma das primeiras lentes ART projetadas exclusivamente com mirrorless em mente, sua comunicação com o popular sistema mirrorless da Sony é fundamental (considerando que a lente só vem na montagem E e L da Sony). Todos os recursos de foco automático (incluindo rastreamento ocular [humano e animal] e foco automático de IA) traduzem de forma brilhante entre o corpo da câmera e a ótica.

Foco automático




Em primeiro lugar, o foco automático da Sony Alpha 7r IV e 7r III são simplesmente fantásticos. Emparelhado com esta lente que é ótima para se comunicar com a câmera, e você tem uma receita para vencer. Minhas sessões de fotos foram muito mais suaves como resultado.

O foco automático foi rápido, preciso e um sonho. Eu tive dificuldade em largar essa lente e sempre consigo encontrar pelo menos uma desculpa para trazê-la para o passeio.

Eu cheguei a fotografar esportes caninos com ele, mesmo que uma distância focal de 35mm exija que eu me aproxime do assunto do que normalmente gostaria. No entanto, vale a pena por esse bokeh cremoso, porque os campos de agilidade canina tendem a ser bastante confusos com obstáculos (o que contribui para um quadro ocupado sem o bokeh).

Esteja seu assunto correndo para você, para longe de você ou para o lado, não há discrepância no foco automático.

Nitidez




A nitidez de ponta a ponta nem começa a descrever o quão cristalina é a lente Sigma 35mm f/1.2 ART. Se eu fechasse os olhos, juraria que estava fotografando com o vidro Canon L. O vidro ART tem sido realmente tremendo, especialmente nos últimos lançamentos de lentes.

Descobri que meu assunto era tão nítido no ponto central quanto em qualquer canto. Isso é ótimo para quem deseja aproveitar a largura da distância focal de 35 mm e fazer alguns quadros fora do centro.

A capacidade full-frame dá-lhe mais um fator de uau. Quando conectado à minha Sony A7r IV – uma câmera de 60+ megapixels – as imagens visualizadas em uma enorme tela 4k calibrada para impressão equivalem a alguns momentos de cair o queixo. Emparelhar a nitidez de aderência com a nitidez visual desta lente resulta em uma imagem que deixaria felizes até mesmo os melhores observadores de pixel. Do meu próprio uso, eu diria que o pico de nitidez ficou em torno de f/2.0 – f/2.8.

O que você vê é o que você obtém, pois a nitidez traduzida em impressões maravilhosas.

Bokeh




Você não compra uma lente f1.2 para não usá-la em sua abertura mais ampla! Foi preciso um pouco de esforço da minha parte para tirá-lo f/1.2.

O bokeh é cremoso, bonito e completamente sem esforço. A separação do assunto é excelente, e a resposta do cliente a essas imagens mágicas é pura felicidade. Adorei usar essa lente com fundos desordenados, pois a distração se dissipou. Mesmo quando a abertura é ampliada para f/2.8, o bokeh continua suave e satisfatório.

Há algumas pequenas vinhetas nos cantos, mas eu gosto bastante desse visual e adiciono um pouco mais na pós-produção. Aqueles fotógrafos que ficam irritados com vinhetas podem não ficar muito empolgados. No entanto, a distância focal de 35 mm de largura permite um pequeno corte para que você possa remediar essa situação com alguns recortes de canto.

As bolas bokeh produzidas com a lente Sigma 35mm f1.2 são muito suaves e encantadoras. Você não ficará preso sem bokeh de anel de cebola na sala de edição, como visto em muitos outros tipos de lentes semelhantes.

Aberração cromática




Para minha surpresa positiva, não experimentei nenhuma aberração cromática ou franja com essa lente – mesmo em assuntos extremamente contrastantes. Isso tende a ser um problema comum com aberturas muito amplas. Qualquer que seja a mágica que a Sigma tenha feito com essa lente em particular, claramente funciona porque ainda não encontrei franjas.

Com isso dito, não estou dizendo que não haverá franja em algumas situações peculiares, mas apenas que ainda não a encontrei pessoalmente. Eu encontrei franjas imediatamente com várias lentes f/1.4 e f/1.8 da Sony (até mesmo a G-Master), infelizmente.

Prós



  • Abertura ampla f/1.2 rápida e bonita.
  • Lente de quadro inteiro.
  • Anel de abertura física com botão de clique/remoção de clique.
  • Excelente comunicação entre as câmeras Sony E-mount e esta lente Sigma.
  • Belo bokeh cremoso sem problemas de anéis de cebola.
  • Foco automático rápido e saída vibrante.
  • Pouca ou nenhuma aberração cromática.
  • O preço ainda é muito competitivo, apesar de estar na faixa de quatro dígitos.

Contras



  • Pesado, volumoso e grande para uma lente de 35 mm (especialmente em um sistema sem espelho).
  • Disponível apenas em Sony E-Mount e Sigma/Leica/Panasonic L-Mount (a lente foi projetada exclusivamente para sistemas sem espelho. Alguns podem ver isso como um contra se não tiverem um sistema sem espelho).
  • l>

Conclusão



Revisão da lente de arte Sigma 35mm f/1.2:conclusão


Meu pensamento final é simples:“essa lente ficará permanentemente acoplada a uma das minhas câmeras sem espelho”. O investimento vale a quantidade de uso que você provavelmente obterá dessa lente, mesmo que não fotografe em aberturas extremamente amplas, como f/1.2. Sempre achei mais vantajoso investir em lentes que oferecem mais opções e versatilidade do que menos.

A Sigma 35mm f/1.2 Art Lens pode facilmente se tornar um item básico de qualquer kit, com uma gama incrivelmente vasta de usos de retratos, animais de estimação, eventos, belas artes e tudo mais. Com a popularidade das lentes prime, esta é definitivamente uma das principais candidatas.

Você já usou a lente Sigma 35mm f1.2 ART? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo!
SummaryReviewer Anabel DFluxData de revisão Item revisado Lente Sigma 35mm f1.2 ART para Sony E-MountAvaliação do autor 4.5