>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

REVISÃO Pentax K-01


A apresentação à imprensa australiana deste marco do design foi um evento glamoroso, incorporado na semana de moda anual e realizado no terminal de passageiros Overseas de Sydney ao entardecer, com vista para a Sydney Opera House.





À medida que os drinques fluíam e os canapés eram consumidos, exemplares da nova câmera, resplandecente em seu letreiro amarelo e preto, eram entregues aos ansiosos jornalistas. Junto com a maioria das outras pessoas no evento, fiquei surpreso com a nova tecnologia. Não tanto no esquema de cores, mas nos aspectos físicos do novo snapper de lente intercambiável... mas mais sobre isso mais tarde.

A Pentax descreve a câmera como sendo “projetada em colaboração com o designer de renome mundial Marc Newson”. Newson é um gato interessante:nascido na Austrália, radicado em Londres, ele se move ao redor do mundo em vários projetos de design que abrangem os setores de transporte, moda e bens de luxo. Recentemente, ele foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time. Ele é mais conhecido por sua icônica cadeira Lockheed Lounge, datada de 1986.





A câmera de revisão chegou e me surpreendeu por ter um estilo impressionante em um acabamento preto fosco – a cor alternativa. A lente fornecida com ela era a lente panqueca Pentax-DA f2.8/40mm impressionantemente achatada; chamá-lo de lente de panqueca é um nome impróprio … mais exatamente se assemelha a um porta-copos de cerveja! Com 9,2 mm de profundidade, é a lente intercambiável mais fina do mundo.

Mas voltando ao animal original amarelo e preto. Eu fiquei, tenho que admitir, inicialmente surpreso com seu peso bastante pesado e aparência robusta, possivelmente devido ao uso do venerável K-mount, o que obviamente leva à sua capacidade de levar uma enorme variedade de lentes herdadas.



A K-01 é uma lente intercambiável, câmera sem espelho e possivelmente a maior do seu tipo no mercado. Alguns podem incomodar o layout de controle, com botões grandes, especialmente aqueles na superfície superior do K-01, mas o benefício é a visibilidade.

Pode ser que o uso do K-mount e seu generoso presente de adaptabilidade de lente inicialmente tenham levado a Pentax a contratar Newson para reduzir visualmente a aparência um tanto obesa da câmera para atrair potenciais compradores. IMHO isso funcionou, mas leva você a pensar que a câmera tem semelhanças de estilo estranhas e enervantes com as câmeras placcy baratas e alegres da linha LOMO! Pronto, já tirei isso do meu peito!



Toda a história da lente inclui compatibilidade com lentes de montagem K-, KA-KAF, KAF2 e KAF3, enquanto lentes de montagem de parafuso, lentes do sistema 645 e lentes do sistema 67 podem ser usadas com um adaptador. No entanto, algumas funções podem não estar disponíveis em determinadas lentes.

Recursos Pentax K-01


A câmera é construída em torno de um chassi de alumínio, envolto em uma pele de borracha preta com nervuras; o deck superior tem remendos e botões de alumínio, com a maioria centralizada em torno da célula flash integrada. Patches deste elevador de pele para revelar as portas de acesso e o slot para cartão de memória. Às vezes, essas abas não ficam niveladas e meu palpite é que, com o desgaste, elas podem não se comportar como pretendido!

Existem 13 pontos de controle externos, com a maioria deles na parte traseira, com um posicionamento e configuração familiar para a maioria dos usuários de câmeras digitais. A codificação de cores é evidente:existem dois botões principais para reconhecimento instantâneo:vermelho para gravação de vídeo e um botão de função verde. A estabilização é feita por meio de um dispositivo de deslocamento de imagem.

Existem 16,28 milhões de pixels efetivos em seu sensor de imagem CMOS, que mede 23,7 × 15,7 mm. O tamanho máximo da imagem é 4928×3264 pixels, permitindo uma impressão de 42×28 cm. Filmes em tamanho Full HD de 1920×1080 pixels podem ser gravados.

Falando nisso… você não pode usar o botão do obturador para alterar o foco no meio da filmagem; uma maneira é predefinir o foco antes de rolar ou definir a lente para foco manual e puxar o foco durante a gravação. A operação da câmera durante uma gravação de vídeo também é gravada; você pode usar um microfone externo. Também achei o estabilizador no modo de filme menos eficaz.



Diretamente acessível a partir do seletor de modo está o disparo HDR, usando três exposições, com incrementos de exposição variados; um 'goodie' extra é uma função de ajuste automático de posição que garante o alinhamento preciso de três imagens, mesmo quando são tiradas com um K-01 portátil.



Ainda outra gama de efeitos está disponível através dos modos de cena:aqui você pode acessar configurações como retrato noturno, macro, cena noturna HDR etc.

Há também uma função de imagem personalizada que dá acesso a efeitos como Bleach Bypass, Processamento cruzado, aparência de filme reverso, mono etc., além de 19 filtros digitais como Miniatura.

Não visto com tanta regularidade nos dias de hoje é um intervalômetro, com acesso a configurações em segundos, minutos e horas.



Você também pode capturar várias exposições em execução, de uma execução selecionável de duas a nove fotos. A imagem composta é exibida à medida que você avança e as fotos indesejadas são descartadas à medida que avança. Posso ver muitos fotógrafos habilidosos aproveitando esse recurso.

Hora de inicialização


O K-01 levou cerca de três segundos para se preparar para o primeiro tiro, então cada tiro levou cerca de um segundo e um pouco para ser capturado. Longe de ser rápido!

Testes ISO Pentax K-01
















OK até atingirmos ISO 3200, ponto em que o ruído está se tornando ligeiramente perceptível. ISO 6400 Acho que pode ser usado, mas quando a ISO 12.800 é atingida, o show acabou! O ruído está bem alto, a nitidez baixa.

Veredicto de revisão da Pentax K-01


Qualidade :excelente.

Por que você compraria a Pentax :estilização, acesso a lentes de montagem K.

Por que você não faria :correção de AF desajeitada e barulhenta; peso pesado; forma volumosa; baixo desempenho ISO alto.

Boa tentativa! Mas não para mim!

Especificações Pentax K-01


Sensor de imagem :16,3 milhões de pixels efetivos.
Medição :Multi zona, central ponderada, spot.
Montagem da lente :Pentax KAF2.
Modos de exposição :Programa AE, prioridade de obturador e abertura, manual.
Tamanho efetivo do sensor :23,7 × 15,7 mm CMOS.
Fator de lente SLR 35 :1,5x.
Velocidade do obturador :30 a 1/4000 segundo.
Foto contínua :6 fps.
Memória :SD/SDHC/SDXC.
Tamanhos de imagem (pixels) :Stills:4928×3264 a 1728×1728.
Filmes :1920×1080, 1280×720, 640×480.
Visor :Tela LCD de 7,6 cm (921.000).
Formatos de arquivo :JPEG, RAW (DNG), JPEG+RAW (DNG), MPEG4.
Espaço de cores :sRGB, Adobe RGB.
Sensibilidade ISO :Automático, 100 a 25.600.
Interface :USB 2.0, mini HDMI.
Poder :Bateria de íon de lítio recarregável, entrada DC.
Dimensões :122x79x58 WHDmm.
Peso :561 g (bateria inclusa).
Preço :Obtenha um preço no Pentax K-01 – Body Only ou Pentax K-01 com lente de 40mm na Amazon.
Revisor do resumo Barrie SmithData da revisão Item Revisado Pentax K-01 Avaliação do Autor 3