>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Sony Cybershot DSC-TX5 [REVISÃO]


A Sony Cyber-shot DSC-TX5 é a primeira câmera da Sony à prova de água e poeira, resistente a quedas e à prova de congelamento.



A Olympus e a Canon se saíram bem com suas câmeras digitais 'vai a qualquer lugar', então a Sony naturalmente viu uma oportunidade de mercado com o TX5, capaz de descer até três metros debaixo d'água, à prova de poeira, 'quebrável' de uma altura de 1,5 metros e capaz de suportar um temperatura de -10 graus Celsius.

Como a empresa diz, é “mais resistente do que parece” com um elegante acabamento brilhante e acetinado disponível em prata, preto, rosa ou vermelho.

É incomum, pois usa um sensor CMOS Exmor R retroiluminado A Sony diz que reduz o ruído da imagem pela metade. Veremos!

Recursos da Sony Cybershot DSC-TX5


À primeira vista, o pacote impressiona:a câmera é fina, apenas 17,7mm; o arranjo da porta deslizante é fantástico, facilmente aberto para ligar a energia - exatamente o que você precisa quando está debaixo d'água ou atravessa a selva. O zoom é obtido balançando uma alavanca pequena, mas proeminente, ao lado do botão do obturador. As escolhas do menu podem ser feitas tocando na tela de 7,6 cm e, mesmo com os dedos enluvados, o sistema ainda funciona.

O tamanho máximo da imagem é 3648×2736 pixels, suficiente para fazer uma impressão de 31x23cm. Filmes? Até 1280×720 pixels a 30fps, o que é bom, mas não teria sido ótimo se a Sony tivesse dado a esse pequeno gênio a capacidade de filmar em resolução Full HD de 1920×1080 pixels? Não seria?

Do jeito que está, a TX5 possui o mesmo gênio panorâmico que a câmera DSC-HX5V anterior, ou seja, a função iSweep que permite fotografar panoramas enormes com a câmera na vertical ou horizontal. E… uma velocidade de disparo contínuo de 10 fps em resolução máxima! Imagine:243 graus, panorâmicas costuradas na câmera e disparo contínuo debaixo d'água!



A lente é uma ótica Carl Zeiss Vario-Tessar 4x, mas... minha ressalva contra todas as câmeras subaquáticas atuais é que a distância focal mais ampla (equivalente a 25mm 35 SLR acima do solo), quando submersa, torna-se uma lente de 35mm, devido à refração. O ponto disso é que, debaixo d'água, quanto mais perto você estiver do assunto, melhor poderá evitar a turbidez da água que degrada a imagem.

HDR:não tenho certeza se esse recurso seria útil quando debaixo d'água (a menos que a câmera esteja presa a um ponto fixo), mas, acima do solo, é útil poder fotografar um par de imagens com diferentes exposições e processadas como uma única imagem High Dynamic Range como o TX5 pode fazer.

Configurações ISO



Em ISO 125, uma imagem boa, bem resolvida, sem ruído.


Na resolução ISO 800 ainda está OK e o ruído está bem baixo. Uma configuração utilizável.


Na ISO 1600, o ruído agora é visível, mas a definição ainda é aceitável. Uma configuração OK para alguns assuntos, como pouca luz, etc.


Na ISO 3200, o ruído está bem alto, mas a definição é surpreendentemente boa - utilizável na foto certa. O sensor CMOS Exmor R retroiluminado está obviamente fazendo seu trabalho.

Distorção
Nenhum sinal de distorção nas extremidades ampla ou tele do zoom.

Inicialização
Desde a ativação até o primeiro tiro levou de 2 a 3 segundos, os tiros seguintes vieram o mais rápido que pude apertar o botão.





Comentário


Qualidade :Achei que o TX5 tirava fotos de qualidade acima da média para uma câmera compacta, embora estivesse sujeita a reflexos, devido à exposição da lente. Siga meu conselho e use as configurações ISO superiores para atingir as velocidades rápidas do obturador.



Por que você compraria :você deseja fotografar facilmente debaixo d'água, capturar panoramas, fotografar uma sequência de quadros.

Por que você não faria :já tem o modelo u/w da Olympus ou da Canon!

Uma dica :familiarize-se com os treinos no menu do visor antes de sair para fotografar.

Caso contrário, bem-vindo a outra câmera robusta!

Especificações da Sony Cybershot DSC-TX5


Sensor de imagem :10,2 milhões de pixels efetivos.
Medição :Multi zonas, central ponderada, spot.
Tamanho do sensor :CCD de 11 mm.
Lente :Carl Zeiss Vario-Tessar f3.5-4.6/4.43-17.7mm (25-100mm como equivalente a 35 SLR).
Velocidade do obturador :2 a 1/1600 segundo.
Memória :Cartões Memory Stick PRO Duo/PRO-HG Duo/SD/SDHC mais 45 MB de memória interna.
Tamanhos de imagem (pixels) :3648×2736, 3648×2056, 2592×1944, 1920×1080, 640×480.
Filmes (pixels) :1280×720, 640×480 a 30 fps.
Tela LCD traseira :LCD de 7,6 cm (230.000 pixels).
Formatos de arquivo :JPEG, MPEG4.
Sensibilidade ISO :Automático, 125 a 3200.
Interface :USB 2.0, AV, DC.
Poder :Bateria de íon de lítio recarregável, entrada DC.
Dimensões :94×56,9×17,7 WHDmm.
Peso :144 g (com bateria e cartão).
Preço :Obtenha um preço na Sony Cyber-shot DSC-TX5 na Amazon.
Revisor do resumo Barrie SmithData da revisão Item revisado Sony Cybershot DSC-TX5Avaliação do autor 4