>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão do Olympus E-30


Para ficar feliz com o carro-chefe da empresa e a DSLR de preço muito mais alto, a Olympus E-30 teve que abrir mão de alguns sinos e assobios - mas acrescentou alguns que devem encantar fotógrafos com grandes ambições, mas pouca habilidade.



A Olympus E-30 tem 12,3 milhões de pixels em seu sensor Live MOS — dois megapixels e um pouco mais que a E-3!

O E-30 é menor e mais leve do que os modelos de ponta de muitos fabricantes… é assim que a Olympus faz as coisas. Com relativamente poucos controles externos, as opções do menu LCD o levarão muito bem a qualquer lugar que você queira ir.

Usando o sistema Four Thirds você pode anexar lentes de empresas como Leica, Panasonic e Sigma… ah e Olympus é claro!

Recursos do Olympus E-30


Live View está disponível na tela LCD de 6,9 ​​cm, apoiada por um localizador óptico brilhante que fornece um resumo sobre o status da câmera:abertura, velocidade do obturador, configuração ISO, configuração do medidor e contagem de fotos.

A câmera pode disparar a uma taxa de cinco quadros de resolução total enquanto você mantiver o botão pressionado e o cartão de memória continuar gravando.

Você também pode predefinir a taxa de disparo em qualquer lugar de um a quatro quadros por segundo.

Seleção de filtro de arte: Muitas vezes olhei com desconfiança para DSLRs que têm modos de cena que têm pouco mais apelo do que pura novidade, mas na seleção do Filtro de Arte, a câmera com certeza apertou meus botões.







Escolha entre P&B granulado (foto acima), Pop Art (foto acima), Foco suave, Cor pálida e clara, Tom claro e Pinhole. Dois que eu particularmente gostei foram Grany Film e Pinhole… tendo brincado com a conversão de cores para preto e branco no Photoshop, caí na abordagem do E-30 com alguma empolgação. Os resultados são impressionantes.

Existem outros modos de cena:Crianças, High e Low Key, Candle Light etc… ideal para os menos corajosos e com experiência limitada.

Um recurso pouco visto com frequência é a exposição múltipla: o E-30 pode disparar uma coleção final em camadas de dois, três ou quatro disparos. O brilho de cada um pode ser definido para metade, um terço ou quarto da exposição única final. Você também pode começar com uma imagem RAW e colocar fotos extras sobre ela. Então, se você for realmente adepto, pode comprimir sua camada de quatro e colocar mais quatro sobre ela!

O tamanho máximo de imagem da E-30 de 4032×3024 oferece uma impressão nítida de 34×26 cm a 300 dpi. A câmera também oferece outras proporções:como 4:3, 3:2, 6:6, 5:4, 16:9 e mais. As imagens são gravadas na memória como imagens RAW não cortadas, completas com uma borda sugerida indicando a proporção escolhida. Um toque agradável.

A estabilidade da imagem tem quatro configurações: ligado e desligado, mais um para mover um assunto em movimento com a câmera panorâmica horizontalmente ou verticalmente (alguns chamam isso de inclinação). Isso permite que você capture um assunto em movimento menos a trepidação, mas com um desfoque desejável do fundo.

O foco automático é bem tratado e usa um sistema de detecção de onze pontos mais a opção de detecção AF de quadro único (S-AF), rastreamento contínuo de assunto (C-AF) e foco manual. Cada um deles pode ser ajustado manualmente.

A faixa de velocidade do obturador vai de 60 segundos a 1/8000 segundo - mais Bulb para exposições de tempo. A sincronização do flash é de 1/250 segundo.
A captura de imagem pode ser em RAW ou JPEG ou RAW+JPEG, sendo este último em qualidades variáveis; O nível de brilho e a taxa de quadros do Live View podem ser ajustados; detecção de rosto está disponível.

E uma última novidade: um Medidor de Nível pode ser chamado no visor e na tela LCD. Você ficaria surpreso com a frequência com que tira fotos fora do nível. Eu era!

Comentário


Uma câmera fácil de usar. A medição de exposição está bem no botão e o sistema de foco automático é muito responsivo.
Filtros Artísticos são um recurso vencedor e vale a pena investigar as opções em flash… primeira e segunda cortinas do obturador, além da capacidade de controlar a saída manualmente.



Qualidade da imagem :muito muito bom. Mas você ficará um pouco surpreso com a notável distorção do barril na lente do kit de 14-42 mm.

Especificações do Olympus E-30

  • Sensor de imagem :12,3 milhões de pixels efetivos.
  • Medição :ESP multi-padrão; central ponderada; local.
  • Tamanho efetivo do sensor :17,3 × 13,00 mm.
  • Memória :xD-Picture Card e cartões CompactFlash.
  • Tamanhos de imagem (pixels) :4032×3024, 3200×2400, 2560×1920, 1600×1200, 1280×960, 1024×768, 640×480.
  • Formatos de arquivo :JPEG, RAW.
  • Sensibilidade ISO :Automático, 100 a 3200.
  • Flash :Automático, redução de olhos vermelhos, sincronização lenta de redução de olhos vermelhos, sincronização de primeira e segunda cortina, ativação e desativação forçada, manual.
  • Poder :Bateria de íon de lítio recarregável, CA.
  • Dimensões :141,5×107,5×75 WHDmm.
  • Peso :Aproximadamente. 655 g (menos bateria).
  • Preços atuais :A Olympus E-30 custa atualmente na Amazon US$ 949,95 (somente corpo) e US$ 1.049,95 (corpo mais lente do kit f3.5-5.6/14-42mm.