>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como escolher uma câmera DSLR


Câmeras DSLR estão se tornando cada vez mais um tipo de câmera que está ao alcance do fotógrafo médio à medida que os preços caem e os fabricantes desenvolvem modelos mais fáceis de usar.

Já discuti algumas das vantagens e desvantagens de passar de um point and shoot para DSLR, mas neste post gostaria de explorar como escolher uma DSLR .

Ao fazer isso, abordarei:

1. 9 razões para atualizar para uma câmera DSLR
2. 8 Fatores a Considerar ao Escolher uma DSLR
3. Minhas recomendações de câmeras DSLR (confira também este post sobre os principais modelos de DSLR votados por nossos leitores)

Em primeiro lugar, uma rápida recapitulação de alguns dos motivos por que você pode querer atualizar para uma DSLR.

Motivos para fazer upgrade para uma câmera DSLR

  1. Qualidade de imagem – Devido ao tamanho maior dos sensores de imagem nas DSLRs, o que permite tamanhos de pixel maiores – as DSLRs geralmente podem ser usadas em um ISO mais rápido, o que levará a velocidades de obturador mais rápidas e menos granulação (ou seja, fotografar em 1600 ISO na maioria das DSLRs terá menos ruído do que fotografar em 1600 em um Point and Shoot). As DSLRs também têm redução de ruído integrada ao gerar imagens JPG, o que também ajuda a reduzir o ruído.
  2. Adaptabilidade – A capacidade da DSLR de trocar as lentes abre um mundo de possibilidades para os fotógrafos. Enquanto minha apontar e disparar tem um belo zoom óptico 3x (e muitos hoje em dia têm mais), minha DSLR pode ser equipada com muitas lentes de alta qualidade, variando de grande angular a distâncias focais super longas, dependendo do que estou fotografando (e de claro meu orçamento). Acrescente a isso uma grande variedade de outros acessórios (flashes, filtros, etc.) e uma DSLR pode ser adaptada a muitas situações diferentes. Deve-se notar que quando se trata de lentes que a diversidade na qualidade das lentes é grande. A qualidade da imagem é muito afetada pela qualidade da lente que você usa.
  3. Velocidade – As DSLRs geralmente são máquinas muito rápidas quando se trata de coisas como inicialização, foco e atraso do obturador.
  4. Visor óptico - devido ao espelho reflexivo, as DSLRs são muito mais o que você vê é o que você obtém em operação.
  5. Grande faixa ISO – isso varia entre as câmeras, mas geralmente as DSLRs oferecem uma ampla variedade de configurações ISO que se prestam à flexibilidade de fotografar em diferentes condições.
  6. Controles manuais – enquanto muitos pontos e disparos vêm com a capacidade de fotografar no modo manual, uma DSLR é projetada de tal forma que se supõe que o fotógrafo que a usa desejará controlar suas próprias configurações. Embora eles venham com bons modos automáticos, os controles manuais geralmente são integrados de tal forma que estão nas pontas dos dedos dos fotógrafos enquanto eles estão fotografando.
  7. Retenção de valor – alguns argumentam que uma DSLR manterá seu valor por mais tempo do que um ponto e atirar. Provavelmente há alguma verdade nisso. Os modelos DSLR não são atualizados com tanta frequência quanto os modelos de apontar e disparar (que às vezes podem ser atualizados duas vezes por ano). O outro fator a favor das DSLRs é que as lentes que você compra para elas são compatíveis com outros corpos de câmera se você optar por atualizar mais tarde (desde que permaneça com sua marca). Isso significa que seu investimento em lentes não é um desperdício ao longo dos anos.
  8. Profundidade de campo – uma das coisas que eu amo na minha DSLR é a versatilidade que ela me dá em muitas áreas, especialmente profundidade de campo. Acho que isso é realmente uma extensão de seus controles manuais e capacidade de usar uma variedade de lentes, mas uma DSLR pode fornecer profundidade de campo que coloca tudo em foco, desde o primeiro plano até o plano de fundo, até fundos desfocados agradáveis.
  9. Óptica de qualidade – Hesito em acrescentar este ponto, pois há um grande grau de diferença de qualidade entre as lentes DSLR, mas em geral as lentes que você encontra em uma DSLR são superiores a uma câmera point and shoot. As lentes DSLR são maiores (mais vidro pode aumentar a qualidade) e muitas delas têm muitas horas de tempo de fabricação (especialmente quando você entra em lentes de ponta). Eu aconselho fortemente os compradores de DSLR a comprarem as lentes de melhor qualidade que puderem pagar. É a diferença entre uma lente de ponta em uma câmera de médio alcance ou uma lente de médio alcance em uma câmera de ponta. Eu sempre usaria lentes de qualidade, pois elas adicionam muito às fotos.

Antes de abordar como para comprar uma DSLR tenha em mente que DSLRs não são para todos. Escrevi mais sobre as desvantagens das DSLRs em um post anterior que você pode achar útil para decidir se deve ficar com um ponto e atirar ou atualizar.

Receba dicas semanais gratuitas sobre câmeras digitais por meio do nosso boletim informativo

Como decidir qual câmera DSLR é para você?


Então, como você decide qual DSLR comprar? Há uma variedade crescente deles no mercado para que você tenha uma escolha real à sua frente.

Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao procurar uma DSLR:


1. Preço – um bom ponto de partida quando se pensa em comprar uma DSLR é obviamente o preço. O preço das DSLRs varia de alguns negócios bastante acessíveis na extremidade inferior a preços extremamente altos na extremidade profissional. Defina um orçamento para sua compra desde o início, mas lembre-se de que precisará considerar outros custos de possuir um, incluindo:
  • Lentes (algumas ofertas oferecem 'lentes de kit', mas você deve considerar a atualização - veja abaixo mais sobre isso)
  • Baterias (todos os modelos virão com um, mas se você estiver viajando, pode precisar de um sobressalente)
  • Cartões de memória (alguns modelos vêm com um, mas a maioria é inadequada em termos de tamanho. Mesmo se você tiver a sorte de incluir um, provavelmente desejará fazer upgrade para um cartão de pelo menos 1 gigabyte).
  • Bolsa para câmera (alguns revendedores oferecem uma - mas, mais uma vez, não espere uma bolsa "grátis" de alta qualidade. Sua DSLR é algo que vale a pena proteger - invista em uma boa bolsa)
  • Filtros (pelo menos, você desejará obter um filtro UV para cada lente que comprar - mas também poderá considerar outros tipos no futuro).
  • Garantias Estendidas (há uma variedade de opiniões sobre se eles são bons ou não - mas vale a pena considerar)



2. Para que você vai usá-lo? – quando você entra em uma loja de câmeras para comprar qualquer tipo de pergunta, a primeira coisa que a maioria dos vendedores vai perguntar que tipo de fotografia você quer fazer. Vale a pena se fazer essa pergunta antecipadamente, pois isso ajudará você a pensar nos tipos de recursos e acessórios necessários.

Esta será uma câmera de uso geral para gravar 'vida'? Você está querendo viajar com a câmera? É para fotografia de esportes? Macrofotografia? Fotografia com pouca luz? Faça uma lista realista do tipo de fotografia para a qual você o usará (observe que eu disse 'realista' – é fácil sonhar com todos os tipos de coisas que você vai fotografar – mas na realidade a maioria de nós só faz metade do que achamos que faremos ).

3. Tamanho - As DSLRs são todas mais grandes do que as câmeras compactas de apontar e disparar, mas também há uma boa variação de tamanho entre elas. Alguns fotógrafos não se importam em carregar equipamentos pesados, mas se você for usá-los para fotografia em movimento (viagens, caminhadas na mata, etc.), modelos pequenos e leves podem ser muito úteis.

4. Equipamento anterior – o atrativo das DSLRs é que, em muitos casos, elas são compatíveis com alguns dos equipamentos que você já possui.
  • Este é particularmente o caso das lentes. As chances são de que, se você tiver uma SLR de filme, suas lentes possam ser compatíveis com uma DSLR feita pelo mesmo fabricante. Não assuma que todas as lentes serão compatíveis (principalmente equipamentos mais antigos), mas vale a pena fazer a pergunta, pois isso pode economizar um dinheiro considerável.
  • Se você tem uma câmera point and shoot, você também pode querer olhar para o tipo de cartão de memória que é necessário, pois alguns modelos de DSLRs também podem ser compatíveis com eles. Isso provavelmente não será uma consideração importante, pois os cartões de memória são consideravelmente mais baratos do que costumavam ser, mas pode ser um fator a ser considerado.

5. Resolução – ‘quantos megapixels tem’ é uma pergunta que muitas vezes é uma das primeiras a serem feitas sobre uma nova câmera. Embora eu ache que os 'megapixels' às vezes são enfatizados demais (mais nem sempre é o melhor), é uma questão a considerar, pois as DSLRs vêm com uma ampla variedade de classificações de megapixels. Os megapixels entram em jogo conforme você considera como usará suas imagens. Se você deseja imprimir ampliações, mais pode ser bom – se você apenas imprimir em tamanhos pequenos ou usá-los para enviar e-mails para amigos, não é tão crucial.

6. Tamanho do sensor – Outra questão relacionada a considerar é o tamanho do sensor de imagem. O termo 'fator de corte' surge quando você fala sobre o tamanho do sensor de imagem - vou falar mais sobre isso em um artigo futuro, pois talvez seja um pouco complicado para o escopo deste. Em geral, um sensor maior tem algumas vantagens sobre um menor (embora também haja custos). Mas vou descompactar isso em um post futuro (fique ligado).

7. Atualizações futuras – você estará em condições de atualizar sua câmera novamente em um futuro próximo? Embora as DSLRs de nível básico tenham preços atraentes, elas tendem a datar mais rapidamente do que os modelos mais sofisticados e você corre o risco de crescer à medida que sua experiência aumenta e você deseja recursos mais profissionais. Faça a si mesmo algumas perguntas sobre seu nível atual de especialização em fotografia e se você é o tipo de pessoa que aprende a dominar algo e depois quer ir para um modelo superior que lhe dê mais controle e recursos. É uma pergunta difícil, mas você pode achar que vale a pena pagar um pouco mais no curto prazo por um modelo no qual você possa crescer.

8. Outros recursos

A maioria das DSLRs tem uma grande variedade de recursos que provavelmente irão sobrecarregar e confundir você no início ao compará-las umas com as outras. Todos têm recursos básicos, como a capacidade de usar a prioridade de abertura e obturador, foco automático ou manual, etc., mas também há muita variação no que é ou não oferecido. Aqui estão alguns dos recursos mais comuns que você pode querer considerar:
  • Modo de rajada – a capacidade de disparar uma sequência de imagens rapidamente apenas mantendo pressionado o botão do obturador – ótimo para esportes e fotografia de ação. As DSLRs variam tanto no número de quadros que podem gravar por segundo quanto na quantidade de imagens que podem gravar em uma única sequência.
  • Velocidade máxima do obturador - a maioria das DSLRs terá uma faixa decente de velocidades disponíveis para você, mas algumas terão velocidades máximas bastante impressionantes, que serão muito úteis se você gosta de esportes ou fotografia de ação.
  • Classificações ISO – Da mesma forma, a maioria das DSLRs oferece uma boa variedade de configurações ISO, mas algumas levam para o próximo nível, o que é útil em fotografia com pouca luz.
  • Tamanho do LCD – É incrível a diferença que meia polegada pode fazer ao visualizar imagens no LCD de suas câmeras. Percebi isso recentemente ao testar uma câmera com tela de 2,5 polegadas depois de usar minha própria câmera de 1,8 polegadas. Embora isso não mude a maneira como você tira fotos (as pessoas tendem a usar visores nesse nível para enquadrar as fotos), certamente pode ser bom ver suas fotos em uma tela maior.
  • Anti-shake – nas últimas semanas, uma série de novas DSLRs foram anunciadas pelos fabricantes na preparação para a corrida do Natal. Um dos recursos que está cada vez mais presente neles é a tecnologia anti-shake. Embora seja comum obter a tecnologia de "estabilização de imagem" nas lentes, a ideia de que ela seja incorporada aos corpos das câmeras é algo atraente.
  • Proteção contra poeira – outro recurso que começou a aparecer na última rodada de câmeras é a proteção contra poeira do sensor de imagem (e, em alguns casos, autolimpeza para sensores de imagem) – algo que ajudará a aliviar muita frustração que muitos fotógrafos DSLR têm. Até agora, esse é um recurso que está principalmente em DSLRs de baixo custo, mas também deve aparecer em novos modelos profissionais.
  • Conectividade – A obtenção de fotos da sua DSLR para um computador ou impressora geralmente acontece hoje em dia via USB, mas algumas pessoas gostam de FireWire e/ou Wireless.
  • Modos semiautomáticos – Tal como acontece com as câmeras de apontar e disparar – muitas DSLRs (especialmente as mais baixas) vêm com uma variedade de modos de disparo. Estes geralmente incluem ‘retrato’, ‘esportes’, ‘noite’ etc. As DSLRs de ponta geralmente não as têm.
  • Flash – Geralmente, as DSLRs de nível profissional não oferecem flash embutido e têm apenas uma sapata, enquanto as DSLRs de nível básico incluem um flash embutido.


Qual ​​câmera DSLR é ideal para você?


No momento em que escrevo este post, há uma grande variedade de DSLRs atualmente no mercado (com um novo lote deles a ser anunciado no ano novo).

Eu sou um usuário da Canon, então minhas recomendações refletirão isso abaixo. Aqui estão três que você pode querer considerar.

Canon EOS 400D (Digital Rebel XTi) – Tive a oportunidade de brincar com esta câmera na semana passada por um dia e, embora estivesse um pouco cético no início, pois é uma DSLR de nível básico, saí de testá-la bastante impressionado. Possui um sensor de 10,1 megapixels, LCD de 2,5 polegadas e todos os recursos necessários para alternar entre os modos manual (e semi manual).

É uma câmera com uma sensação mais leve que a 30D (abaixo), o que deixará a sensação de que pode estar um pouco iluminada - no entanto, isso aumenta sua portabilidade.

Esta é uma boa câmera se você está um pouco nervoso em sair do ponto e atirar em terra e quer algo que seja fácil de usar. Compare os preços da Canon EOS 400D em toda a web.

Canon EOS 30D – se há uma DSLR que eu recomendei mais do que qualquer outra é a 30D. Eu possuo seu antecessor há alguns anos (o 20D) e adorei, mas o 30D tem alguns recursos extras interessantes que fazem valer a pena a atualização.

A 30D tem um sensor de 8,2 megapixels e um belo LCD de 2,5 polegadas, bem como uma série de outros recursos que oferecem muitas oportunidades para explorar sua capacidade fotográfica (assim como um bom modo Automático para quando você a entrega a um digital novato em câmera). Esta é uma câmera mais séria que a 400D (é mais sólida em suas mãos também), mas também é muito fácil de usar.

Ele está bem posicionado entre o nível de entrada e os modelos profissionais circulando e produz imagens maravilhosas. Compare os preços da Canon EOS 30D em toda a web.

Canon EOS 5D – esta câmera estará fora do alcance da maioria de nós (embora eu esteja economizando), mas eu queria incluí-la, pois é a melhor câmera que tive o privilégio de testar até agora (na verdade, eu a tive por nas últimas 3 semanas e não quero devolvê-lo).

A 5D não está no topo da gama DSLR da Canon, mas não é barata e é destinada ao fotógrafo digital amador de ponta que sabe o que está fazendo. Não possui flash embutido e não há modos semi-automáticos no mostrador (neste nível, você não precisaria deles). Ele possui um sensor full frame de 12,8MP, LCD de 2,5 polegadas, corpo de magnésio pesado e uma lista de recursos maior que o meu braço.

Esta câmera tem ótimas críticas de toda a web e está no topo da minha lista de desejos pessoais. Compare os preços da Canon EOS 5D em toda a web.

Claro que existem mais opções do que apenas Canon DSLRs.

Embora eu não os tenha testado extensivamente, tenho amigos com a Nikon D200 e a Nikon D70s que também estão mais do que satisfeitos com suas câmeras. As DSLRs da Nikon são altamente recomendadas em avaliações na web e você também não errará em ir com elas.

Sinta-se à vontade para adicionar suas próprias recomendações abaixo nos comentários . Como eu disse – eu sou um cara da Canon e estou praticamente conquistado pela qualidade da câmera que eles fazem (seus sensores de imagem vão além do que eu vi em outras câmeras), no entanto, existem muitas outras DSLRs excelentes por aí (particularmente da Nikon) e adoraria incluir as recomendações de outras pessoas – basta deixar um comentário abaixo com sua própria recomendação e incluirei algumas delas no post principal como uma atualização nos próximos dias.

Atualizar :Alguns leitores me pediram recomendações de lentes DSLR por e-mail depois de ler este post. Você pode começar com alguns posts introdutórios que escrevi sobre o assunto em:
    • Uma introdução aos tipos de lentes DSLR
    • Lentes Prime x Zoom

    Os 20 principais modelos de DSLR entre nossos leitores

    Se você achou este post útil, você também pode se inscrever em nosso boletim informativo semanal gratuito de dicas de fotografia digital.