>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como identificar o ponto ideal da sua lente


Você notou que a nitidez das fotos que saem de sua câmera pode variar bastante bit de imagem para imagem?

Hoje cedo eu estava olhando para algumas das fotos que tirei no fim de semana e notei que, embora em uma foto eu não mudei as lentes e que as condições de iluminação e a cena não mudaram muito, a nitidez das minhas imagens variou bastante pouco de tiro em tiro.

Um tiro seria cristalino e o próximo teria uma escuridão.

O que estava acontecendo?

Existem muitos fatores que podem alterar a nitidez de uma imagem, mas ao analisar minhas fotos percebi que o que parecia estar entrando em jogo nessa situação era a abertura que eu estava usando nas fotos.

No meio da faixa de abertura da minha lente as fotos ficaram nítidas – mas nas duas extremidades (principalmente quando estava bem aberta – onde os números são menores) as fotos ficaram um pouco mais borradas).

A maioria das lentes tem um 'ponto ideal' ou um intervalo em sua abertura onde elas funcionam melhor e produzem as imagens mais nítidas.

Tangente – quando eu treinava tênis quando criança, meu treinador passava muito tempo falando sobre o 'ponto ideal' na minha raquete de tênis. Era um local que me daria força máxima ao jogar uma tacada e meu treinador passou muito tempo me ajudando a aprender a bater as bolas lá. De maneira semelhante, se você aprender a saber onde está o ponto ideal de uma lente, poderá usá-la com mais eficiência.

Em muitas lentes, esse ponto ideal fica a uma ou duas paradas da abertura máxima. Então, nas minhas lentes f/4, costumo obter resultados mais nítidos na faixa de f/5.6 a f/8 (ou até menor).


Como identificar o ponto ideal da sua lente


Claro que o ponto ideal varia de lente para lente e vale a pena fazer algumas análises de suas imagens – aqui está como eu faço quando recebo uma nova lente.



  1. Leve sua lente para uma sessão de fotos e faça um esforço conjunto para fotografar em toda a gama de aberturas, ou seja, mude sua câmera para o modo de prioridade de abertura e tire várias fotos da mesma cena em diferentes aberturas.
  2. Ao enviar suas fotos para o computador e digitalizá-las, preste atenção aos dados EXIF, principalmente as configurações de abertura.
  3. Ao examinar suas fotos (veja-as com 100% de resolução), você deve notar algumas que são mais nítidas do que outras. Verifique em que abertura essas fotos foram tiradas e você começará a ter uma ideia de onde sua lente está mais nítida.


E daí?


Isso significa que você deve evitar fotografar fora do ponto ideal da sua lente?

Não – esse não é o objetivo deste exercício. Haverá momentos em que precisarei fotografar com minha lente bem aberta (por exemplo, com pouca luz ou onde quero ter uma pequena profundidade de campo) – no entanto, vale a pena saber quais serão as consequências de fazê-lo – é é conhecer os pontos fortes e fracos do seu equipamento e atirar de uma maneira que tire o melhor dele.