>> Tecnologia Eletrônica >  >> Câmeras >> Acessórios para Câmera Digital

Como funciona uma entrada de câmera digital?

O processo de entrada de uma câmera digital envolve várias etapas importantes para converter a luz em uma imagem digital:

1. Cetação de luz: O processo começa com a lente focando a luz no sensor de imagem. A abertura da lente controla a quantidade de luz que entra na câmera.

2. sensor de imagem: Este é o coração do sistema. O tipo mais comum é um sensor CMOS (sensores complementares de óxido de óxido de metal-semicondutor), mas os sensores CCD (dispositivo acoplado a carga) ainda são usados em algumas aplicações especializadas. O sensor é uma grade de milhões de pequenos elementos fotossensíveis chamados fotodiodos ou fotogates. Cada fotodiodo converte fótons recebidos (partículas de luz) em cargas elétricas. A quantidade de carga gerada é proporcional à intensidade da luz que atinge -a - a luz mais brilhante cria uma carga maior.

3. conversão analógica em digital (ADC): As cargas elétricas geradas pelos fotodiodos são sinais analógicos. Esses sinais analógicos não são diretamente utilizáveis pelo processador da câmera. Um conversor analógico-digital (ADC) mede a carga de cada fotodiodo e o converte em um valor digital (um número). Esse número representa o nível de brilho (luminância) para esse pixel individual.

4. filtragem de cores: A maioria das câmeras digitais usa um filtro Bayer, uma matriz de filtro de cores colocada sobre o sensor de imagem. Este filtro consiste em uma grade de filtros vermelhos, verdes e azuis (RGB), dispostos em um padrão (normalmente alternados verde e vermelho/azul). Cada fotodiodo recebe apenas uma cor de luz. O processador da câmera usa posteriormente um algoritmo (demosais) para estimar as informações de cores para cada pixel com base nos valores RGB circundantes.

5. Processamento da imagem: Os valores digitais do ADC são processados pelo processador de imagem da câmera. Este processamento envolve várias etapas:

* Demossaiicing: Interpola as informações de cores do filtro da Bayer para criar uma imagem colorida.
* Equilíbrio de branco: Ajusta o balanço de cores para compensar diferentes condições de iluminação.
* Redução de ruído: Reduz o ruído digital (variações aleatórias nos valores de pixel).
* Sharneding: Aprimora a nitidez da imagem.
* Compressão: Compressa os dados da imagem para reduzir o tamanho do arquivo (por exemplo, compressão JPEG).

6. armazenamento de imagem: Os dados da imagem processada são armazenados no cartão de memória da câmera (geralmente cartão SD) ou em sua memória interna.

Em suma, o processo de entrada de uma câmera digital traduz a intensidade e a cor da luz em uma grade de números digitais que representam uma imagem. A complexidade está na conversão da luz analógica em informações digitais e no processamento subsequente para criar um arquivo de imagem visualmente atraente e gerenciável.