>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Mais do que um filtro:como usar os estilos fotográficos do iPhone


O evento de lançamento do iPhone 13 viu o recurso Photographic Styles destacado pela Apple como um importante novo recurso de seus smartphones mais recentes. Mas muitos ficaram se perguntando o quão diferente isso é comparado aos filtros extremamente populares. Entender como os Estilos Fotográficos diferem e como aproveitar esse novo recurso do iPhone é o objetivo deste tutorial.

À primeira vista, os Estilos Fotográficos aplicam as mesmas alterações de matiz, temperatura e saturação que os filtros tradicionais. Mas assim como o Modo Cinematográfico, o recurso aproveita o hardware do iPhone para fornecer um resultado diferente em relação aos métodos existentes.
  • iPhones em 2021:promoções, preços, comparações e muito mais!
  • iPhone 12 x iPhone 13:vale a pena atualizar?

Como funcionam os estilos fotográficos do iPhone 13


Estilos fotográficos aproveitam o ISP (processador de sinal de imagem) no Apple A15 SoC, pois aplica efeitos seletivamente à imagem, ao contrário dos filtros, que modificam toda a imagem. Enquanto os filtros funcionam de maneira semelhante à fotografia analógica (onde negativos, impressões de fotos, os próprios filtros e outros fatores influenciam o resultado final), Estilos fotográficos oferece mais um passo na fotografia computacional.

Esse recurso aproveita a capacidade dos processadores de imagem modernos para identificar diferentes elementos em uma cena - pessoas, objetos em diferentes planos, céu, etc. editor faria no estágio de pós-processamento.

Uma vantagem dessa técnica é que ela tem o poder de manter as características naturais da pele, por exemplo, enquanto aumenta a saturação de cor em objetos ao redor da(s) pessoa(s) em primeiro plano.

Estilos fotográficos estão disponíveis em quatro opções predefinidas:Rich Contrast , Vibrante , Quente, e Frio, que pode ser personalizado em termos de tonalidade e temperatura de cor. Para comparação, o modo padrão do iPhone é apresentado como "equilibrado e realista".

iPhones compatíveis com estilos fotográficos


Embora a Apple afirme que o recurso é habilitado pelo processador A15 Bionic, a fabricante não mencionou a compatibilidade do Photographic Styles com o iPad Mini (2021), que também é equipado com o A15 Bionic SoC, embora apresente apenas uma única câmera no painel. traseira. Assim, estes são os modelos de iPhone compatíveis com a funcionalidade mais recente:
  • iPhone 13
  • iPhone 13 mini
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max

Como usar estilos fotográficos


A novidade da linha iPhone 13 pode ser acessada pelo próprio aplicativo da câmera do iOS, tocando no botão ^ botão (na parte superior da tela) e seguido pelo ícone do recurso (com três imagens paralelas). Como alternativa, você pode acessar o recurso em Configurações> Câmera > Estilos gráficos de fotos .

Uma vez ativado, basta deslizar a tela para o lado para visualizar o efeito em tempo real. Logo abaixo dos efeitos disponíveis, você pode personalizar o Tom e Calor , ajustando-os de acordo com a cena. Para retornar os estilos às configurações padrão, basta tocar no ícone de círculo que fica ao lado das configurações (logo acima do botão para alternar entre as câmeras).

Aqui estão alguns exemplos de visualização dos diferentes estilos no aplicativo da câmera usando um iPhone 13.

Confira o resultado dos efeitos aplicados nas fotos (clique nas imagens para visualizá-las em sua resolução original):

Outros artigos de fotografia no NextPit

  • Como aproveitar ao máximo o modo cinematográfico do iPhone 13
  • Teste de câmera cega 2021:a comunidade NextPit seleciona a melhor câmera móvel
  • As melhores câmeras para smartphones do mercado

Conclusão


Embora semelhantes aos filtros atualmente disponíveis em qualquer smartphone do mercado, os Estilos Fotográficos são uma evolução do conceito, aproveitando os recursos de processamento de imagem encontrados nos SoCs modernos. Na mão de fotógrafos mais exigentes, o recurso pode economizar tempo no pós-processamento de imagens no Adobe Lightroom ou no Apple Photos, por exemplo.

Com os ajustes oferecidos, os efeitos podem ser personalizados para obter um resultado mais natural, semelhante ao destacado pelo editor Benjamin Lucks em sua resenha do Sony Xperia 1 III, ou a característica saturada das fotos capturadas em telefones Samsung. Basicamente, muito depende das preferências pessoais do fotógrafo.

E claro, nada impede que outros fabricantes implementem recursos semelhantes em seus dispositivos. A Xiaomi, por exemplo, anunciou no início de 2021 que sua ROM encontrada no Mi 11 oferecerá filtros inteligentes que podem aplicar efeitos de aquarela ou esboçar elementos de fundo. Enquanto isso, a Samsung aproveita o processador em seus dispositivos de última geração para criar filtros personalizados que imitam o estilo de suas imagens favoritas.

Além disso, não poderia deixar de citar os polêmicos filtros que alteram as feições de um rosto para ampliar os olhos, afinar o rosto, alterar as feições do nariz e do queixo, entre outras partes do corpo, como se faz uma cirurgia plástica digital sem ter se preocupar com taxas cirúrgicas insanas ou efeitos colaterais desagradáveis.

Todos esses exemplos aproveitam o potencial dos ISPs para economizar tempo editando fotos, resultando em imagens prontas para compartilhar com amigos e parentes em aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp ou em redes sociais.

No caso de Estilos Fotográficos, a Apple agregou esse potencial de processamento de imagem para o fotógrafo personalizar filtros inteligentes que podem ser aplicados em outras fotos. Não é difícil imaginar a empresa oferecendo variações futuras da técnica, incluindo o recurso demonstrado pela Xiaomi, ou talvez opções que usam recursos de inteligência artificial para alterar a aparência do céu, semelhantes aos encontrados em ferramentas profissionais.

Este artigo foi escrito em colaboração com nossa editora, Camila Rinaldi.