>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Câmeras duplas em smartphones:todos os tipos diferentes explicados


As câmeras duplas são uma das tendências dos smartphones atuais, juntamente com as telas 18:9 sem moldura. Mas há mais de um tipo de câmera dupla. O tipo do seu smartphone depende dos objetivos do fabricante. Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de conjuntos de câmeras duplas e explicar as diferenças importantes
  • Quais são as vantagens reais de uma câmera dupla?
  • A câmera dupla do Samsung Galaxy S9+ faz diferença?

Como muitas modas supostamente modernas, a câmera dupla em smartphones existe há mais tempo do que você imagina. Em 2011 a HTC lançou o EVO 3D com duas câmeras. Então, em 2014, o HTC One M8, outro modelo com câmera dupla. A Apple, a suposta criadora de tendências, só tinha uma câmera dupla do iPhone 7 Plus em 2016, depois que o LG G5 já havia virado a cabeça com ela.

Interessado em um tipo específico de conjunto de câmera dupla? Você pode avançar para:

  • Câmera com sensor de profundidade
  • Câmera com sensor monocromático
  • Câmera grande angular (ou super grande angular)
  • Câmera telefoto

Câmera com sensor de profundidade


É um dos sensores mais simples e, portanto, um dos menos utilizados. Como o próprio nome diz, é o sensor dedicado a destacar a profundidade da foto. Sim, estamos falando do famoso modo retrato pouco usado, ou bokeh (quem você conhece que realmente usa esse modo?).

Nesse conjunto, um dos sensores faz a leitura tridimensional da cena, determinando o que está na frente e o que está atrás. O segundo sensor confirma as informações e juntos podem formar imagens com o fundo desfocado. Este é um efeito que boas lentes de câmeras DSLR fazem naturalmente, graças ao conjunto de lentes que o integram.

No smartphone, esse conjunto é simulado e, embora tenhamos duas câmeras, elas não capturam objetos tridimensionais com precisão, por isso, muitas vezes vemos fotos nesse modo que apresentam orelhas, cabelos e óculos com partes borradas. Esse efeito desfocado também não é super preciso, pois desfoca o fundo da imagem igualmente, algo que as lentes DSLR não fazem.
  • Como tirar melhores retratos com o modo bokeh em seu smartphone

Sendo um sensor que faz exatamente isso e nada mais, praticamente não é mais utilizado em smartphones, exceto nos modelos mais simples. Outros sensores, mais potentes, podem emular a profundidade e ainda oferecer funções diferenciadas.

Câmera com sensor monocromático


Este sensor é um recurso amado pelos telefones Motorola. Tanto o Moto Z2 Force quanto o Moto G5S Plus possuem um sensor comum, colorido e monocromático. Este sensor é muitas vezes idêntico ao equivalente em cores, com as mesmas especificações até abertura e megapixels.

A grande diferença é a falta do filtro RGB neste sensor, que faz com que ele perca qualquer informação de cor, mas também possui menos camada de filtro, permitindo a entrada de mais luz. Então, esse sensor acaba tendo duas utilidades:fotos melhores em preto e branco (o chamado preto e branco verdadeiro, já que você não precisa ter uma foto colorida e remover a cor digitalmente) e fotos com maior qualidade e mais entrada de luz.

Também é possível usar esse sensor para oferecer o modo retrato, como fazem os já mencionados aparelhos Motorola, mas pode ser usado para mais vantagens. Um dos melhores exemplos da aplicação deste sensor está no Huawei P9, graças às lentes Leica.

Câmera grande angular (ou super grande angular)


Quando você olha para a parte de trás de um smartphone e cada câmera parece bem diferente, é provável que uma delas seja uma grande angular. É com esse tipo de câmera dupla que você obtém as fotos mais extraordinárias, aquelas que conseguem capturar mais imagens do que uma câmera comum.

A câmera dupla presente no LG G5 é uma grande angular (ou super grande angular, como às vezes é chamada). Enquanto um deles possui sensor de 16MP, 29mm com abertura f/1.8, o segundo é bem diferente, apresentando sensor de 8MP, 12mm e abertura f/2.4. Esta segunda câmera, embora pareça inferior, é a que dá um ângulo muito mais aberto com seus 12 milímetros.

Geralmente, as câmeras permitem que você tire fotos normais e de ângulo aberto com o toque de um botão ou amplie a interface. A câmera G5 foi uma das primeiras e teve muita distorção, mas as mais recentes já fazem um ótimo trabalho, inclusive a LG G6.

Outros exemplos incluem o Moto X4 e o Zenfone 4, ambos com conjuntos de grande angular (com telefoto, como explicarei abaixo), e novamente notamos o padrão de uma câmera principal superior e uma lente assistente inferior, muitas vezes com foco, que torna as fotos em grande angular. Você pode tirar fotos muito interessantes com esta configuração.

Câmera telefoto


Isto é o que tendemos a encontrar nos smartphones topo de gama disponíveis hoje. Os iPhones mais novos, Galaxy Note 8, Galaxy S8+ e S9+ possuem esse conjunto, que funciona de forma oposta à grande angular, trazendo melhor zoom.

Mas não é só no zoom que a teleobjetiva traz vantagens, e é por isso que esse conjunto é o mais versátil e mais adotado pelos melhores aparelhos. Em primeiro lugar, obviamente melhora a qualidade do zoom, que geralmente vai para 2x. Um zoom óptico de 2x é muito melhor que o digital, e mesmo que a câmera funcione com zoom digital, ela o fará sobre a óptica de 2x, melhorando a qualidade como um todo.

Em segundo lugar, este é o conjunto que aprimora o modo retrato. A câmera telefoto aliada à câmera principal - que neste caso também atua como sensor de profundidade - pode trazer resultados muito mais satisfatórios do desfoque do fundo (claro, como podemos ver nos telefones Pixel do Google, é bem possível fazer o mesma coisa com apenas uma câmera, mas enfim...).

Em alguns casos, como no Moto X4, Samsung Galaxy Note 8, OnePlus 5T, Zenfone 3 Zoom, Xiaomi Mi A1 e outros, esse conjunto acaba sendo uma mistura de dois conjuntos, possuindo uma câmera telefoto e uma grande angular, trazendo muito mais possibilidades. No entanto, a grande angular não é tão forte quanto nos casos em que há apenas uma câmera normal e uma grande angular.

It is probably in this hybrid set that manufacturers will invest to improve camera functions and quality. There is still a problem with this set, and the telephoto camera is still lower than the main one, bringing great differences of picture in a single device, but this is already being improved, with Galaxy Note 8 having stabilization in its secondary camera, just like the iPhone X.
  • How to take amazing photos using the manual mode on Android
  • The best camera tips for improving your smartphone photography

Are dual cameras the future? Impossible to say right now. Right now, many manufacturers' R&D labs have their handsets planned out for the next two or three years, but neither you nor I know whether they contain a dual set or not. Just be aware that the Huawei P20 Pro comes with three rear cameras, and hopefully that will stop there.

Do you use a dual camera device? What do you think about the set?