>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Samsung Gear S3:quatro dias de uso extremo


Alguém já questionou o quão úteis os smartwatches são realmente? Muitos fabricantes focam em sensores enquanto outros investem em sistemas alternativos ao Android, como é o caso da Samsung. Para testar os recursos em seu novo smartwatch, o Gear S3, a empresa sul-coreana nos convidou para conhecer o Peru, país conhecido por sua altitude e baixas pressões atmosféricas. Passei quatro dias testando todos os recursos do Gear em atividades que, para mim, eram incomuns. Compartilho algumas das minhas experiências com todos vocês abaixo.
  • Revisão do Samsung Gear S3:o melhor dos dois mundos
  • Veja como é viver com um smartwatch

Como funciona o barômetro no Gear S3


Um barômetro não é muito comum entre os wearables de hoje, e é uma das grandes diferenças que existem entre o Gear S2 e o Gear S3. Assim que desembarcamos na cidade de Cusco, percebi imediatamente que havia grandes diferenças geográficas e climáticas em comparação com outras partes da América do Sul. As primeiras que notei foram o tempo seco e a altitude.
  • Revisão do Samsung Gear S2:brilhante, mas com um grande problema

Não há lugar melhor para testar um barômetro do que em uma cidade a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, não é? Por exemplo, em uma cidade como São Paulo, o barômetro do Gear S3 registrou 926 hPa (hectopascais). Isso não é surpreendente, dada a proximidade da cidade ao nível do mar. Quando chegamos a Cusco, isso caiu para 675 hPa e depois, em uma caminhada que fizemos, o barômetro atingiu apenas 624 hPa.

A interface do Tizen mostra seu histórico de pressão atmosférica considerando pequenas mudanças nas condições e até mesmo a maneira como seu corpo está se movendo. Obviamente, não tínhamos WiFi no topo da montanha, mas as informações são armazenadas no relógio e são sincronizadas com o S Health assim que o usuário pode se conectar à internet.

Perguntei aos nossos guias turísticos sobre as leituras do barômetro e do altímetro (que mede a altitude) que eles viram, e as informações sobre o Gear S3 estavam muito próximas do que eles viram na mesma área. Além disso, todos os jornalistas que estavam na jornada notaram que as leituras em todos os nossos Gear S3s eram exatamente as mesmas.

Claro que ir ao Peru não é uma opção realista para muitas pessoas, mas há lugares mais perto de casa onde é possível explorar como o barômetro funciona dessa maneira.
  • Samsung Gear Fit2 na mão:luxo para poucos

O barômetro também é capaz de fornecer previsões meteorológicas para determinadas áreas. Combinado com o altímetro, os usuários têm uma ideia melhor de quais roupas devem usar ou de que outra forma podem se preparar para passear ou explorar certas partes da cidade.

Monitor de frequência cardíaca e rastreador de passos


Não há surpresas com esses dois recursos. Na verdade, o que realmente me chamou a atenção foi a forma como o Gear S3 registra seus movimentos. O S Health App cria uma programação diária de quanto você se exercita. Também é possível criar uma meta de passos ou desafiar outra pessoa que também tenha o modelo Gear. Não adianta fingir pedal ou mover o braço para tentar enganar o sensor de movimento.

Etapas são etapas, e o Gear é capaz de identificar quando os usuários estão realmente se movendo. O relógio também envia periodicamente mensagens incentivando o usuário a andar ou se movimentar mais. Quando você atingir suas metas, o dispositivo enviará aos usuários novas mensagens parabenizando-os pela conquista. Dançar ou descer escadas, por exemplo, também contam como passos e esses indicadores também são adicionados às metas diárias do seu plano de exercícios.

Na verdade, se você tem um Gear e gostaria de me enviar um desafio de meta no S Health, meu nome de usuário para o aplicativo é "Saudações ". Olha o quanto andamos em apenas um dia - quase 22 km (29.694 passos).

O monitor de frequência cardíaca no Gear S3 é comparável ao resto de seus concorrentes de mercado. Nunca nos mostrou números irreais. Eu notei que nem sempre é lido na primeira vez. Eu tive que executá-lo algumas vezes antes que ele pudesse ler meu pulso.

A sincronização com dispositivos de outras marcas funciona?


Nem tudo é um mar de rosas. Quanto mais você usa um acessório ou dispositivo, mais descobre sobre seus pontos fortes e fracos inerentes. Acho que essa foi provavelmente a ideia da Samsung por trás da viagem, considerando que levamos todos os recursos, hardware e software, ao máximo.

O GPS é extremamente preciso, que por sinal funciona off-line e mostra a localização atual do usuário mesmo quando ele está no topo de uma montanha. No entanto, tive um pequeno problema com o altímetro, pois ele misteriosamente parou de registrar informações. O pior é que precisei sincronizar o relógio com o App do Gear para calibrar e habilitá-lo, mas isso, pelo menos de acordo com as informações do App, exigirá um reset de fábrica.
  • Comparação do Moto 360 (2015) com o Samsung Gear S2:negócios de pulso

Se eu fizesse isso, perderia todo o meu histórico de exercícios no Gear e qualquer outra coisa que eu tivesse salvo no S Health. Optei por não calibrar e sincronizar o altímetro naquele momento para que pudesse manter as informações de identificação salvas. Infelizmente, o altímetro continuou sendo inútil, então em algum momento tive que redefini-lo e sincronizá-lo.

Rastreador de passos no Gear S3


Outra coisa que notei é que o Gear App não pode instalar todos os aplicativos de terceiros em smartphones que não sejam Galaxy. Aplicativos da Samsung e outros simples, como mapas, funcionam bem no relógio quando são pareados com qualquer smartphone. No entanto, alguns jogos, como Monster Vampire, não são instalados completamente.

Aparentemente, alguns jogos não conseguem usar o armazenamento interno do Gear. Como você provavelmente já sabe, o S3 possui armazenamento próprio, o que o torna mais independente do seu smartphone. Além disso, alguns Apps tiveram dificuldades na instalação ou sincronização entre o smartphone e o relógio.

Conclusão


Mencionei para outro jornalista que esteve na viagem comigo, Felipe Ventura do Gizmodo Brasil, que o Gear S3 é um wearable completo para quem pratica esportes ou tem interesse em fazer algum tipo de exercício. Na minha opinião, o Gear S3 oferece uma experiência baseada em três pilares:preparação, monitoramento e avaliação final.

Os usuários podem se organizar com a ajuda de aplicativos e sensores, registrar suas atividades e avaliar seu progresso. A diferença entre o Gear e seus concorrentes, como o ZenWatch 3, é que as possibilidades vão muito além do que foi falado neste artigo graças a uma gama de sensores e uma integração perfeita entre o Tizen, o hardware e o S Health.

Por outro lado, a bateria está na média do que mencionei no review do Gear. Posso dizer, porém, que o Gear S3 é certamente o mais completo, oferecendo a melhor experiência de software e o smartwatch mais resistente do mercado. Minha intenção aqui não é fazer um julgamento final sobre o produto, se vale a pena ou não, mas sim compartilhar essa experiência única que tive com ele.

Agora, gostaria de saber de você:como você usaria o barômetro e outros recursos do Gear S3 no seu dia a dia? Você acha que pode investir em um wearable?

Bruno Salutes foi convidado pela Samsung para viajar ao Peru.