>> Tecnologia Eletrônica >  >> Celulares e Acessórios >> Celulares 3G

Quais são os formatos de arquivo de vídeo mais comuns suportados por smartphones, incluindo formato 3GP popular?

Os smartphones geralmente suportam uma ampla gama de formatos de arquivo de vídeo, mas o mais comum inclui:

* mp4 (MPEG-4 Parte 14): Este é sem dúvida o formato mais onipresente e amplamente suportado. É altamente versátil e pode conter vídeo e áudio codificados usando vários codecs.

* MOV (Formato do arquivo Quicktime): Desenvolvido pela Apple, o MOV também é muito comum e amplamente suportado, especialmente em dispositivos Apple, mas também na maioria dos telefones Android.

* 3GP (projeto de parceria de 3ª geração): Como você mencionou, o 3GP era popular entre os dispositivos mais antigos e algumas redes de baixa largura de banda devido aos seus tamanhos menores de arquivo. Embora ainda seja apoiado por muitos telefones, agora é menos comum devido a melhores técnicas de compressão em formatos mais recentes.

* Avi (interlambaio de vídeo em áudio): Um formato mais antigo, ainda suportado pela maioria dos dispositivos, mas geralmente menos eficiente que os formatos mais recentes. A compatibilidade pode variar um pouco, dependendo dos codecs usados no arquivo AVI.

* mkv (vídeo Matroska): Um formato de contêiner semelhante ao MP4, capaz de manter várias faixas de áudio e legenda. O suporte geralmente é bom, mas pode não ser tão universal quanto o MP4.

* wmv (vídeo de mídia do Windows): Principalmente associados à Microsoft, seu suporte nos dispositivos Android e iOS é mais variável do que as opções acima.

É importante observar que, embora um smartphone * suporta * um formato, ele pode não suportar * todos * codecs usados nesse formato. Por exemplo, um telefone pode suportar arquivos MP4, mas nem todos os codecs (como H.265/HEVC) usados para comprimir o vídeo dentro desse contêiner MP4. É por isso que você pode encontrar problemas de incompatibilidade, mesmo que o formato pareça ser suportado. Os smartphones modernos geralmente suportam uma gama mais ampla de codecs do que os modelos mais antigos.