>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Bluetooth

Como melhorar o alcance do Bluetooth


As primeiras versões do protocolo Bluetooth tinham um alcance máximo de aproximadamente 33 pés, então se você quisesse usar seu dispositivo Bluetooth a uma distância maior, estaria sem sorte. A versão mais recente do protocolo, Bluetooth 4.2, teoricamente pode se estender a 60 metros ou mais, mas, como acontece com qualquer tecnologia de rede sem fio, o máximo teórico do padrão é limitado pelo ambiente.

Alinhe suas especificações


As especificações do padrão 4.0 original ou atual 4.2 não incluem, em teoria, um limite de alcance superior, com a energia e o protocolo Bluetooth no mais fraco dos dois dispositivos conectados definindo o limite prático no alcance teórico. Se um dispositivo opera no padrão 4.2 com energia suficiente para transmitir 1.000 pés, mas o outro dispositivo é um fone de ouvido Bluetooth mais antigo com alcance de 33 pés, a distância máxima entre os dois antes que o link falhe ainda é de apenas 33 pés. Se seus dispositivos mais fracos ou mais antigos oferecerem suporte a atualizações de Bluetooth, atualize-o para a versão mais recente compatível com o hardware para obter melhorias incrementais entre as versões do protocolo.

Evite barreiras físicas


Como o Bluetooth - como o Wi-Fi - depende da comunicação de rádio bidirecional para funcionar, qualquer obstáculo na linha de visão entre os dois dispositivos conectados serve para limitar o alcance efetivo da conexão. Por exemplo, um sinal Bluetooth viaja mais longe em um campo aberto cheio de flores e borboletas do que em um prédio de escritórios de concreto e aço. Objetos densos entre os dispositivos degradam a qualidade do sinal, portanto, a remoção dessas barreiras melhorará o alcance da conexão. Um ato aparentemente tão trivial quanto abrir uma porta de aço pode abrir uma sala para o sinal Bluetooth que poderia ter sido bloqueado!

Repita o sinal


Implante um repetidor Bluetooth - esses dispositivos servem como intermediários entre os dois dispositivos emparelhados. O repetidor deve estar dentro do alcance do dispositivo menos potente, mas usando o repetidor, o dispositivo menos potente recebe um impulso. Por exemplo, um fone de ouvido com alcance de 33 pés conectado a um repetidor com alcance de 1.000 pés desfrutará efetivamente de um alcance de 1.000 pés. Essa solução não é prática para uso imediato ou casual, mas para ambientes com infraestrutura fixa, como um prédio de apartamentos ou home office, os repetidores podem ser úteis.