>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> Microscópios

Partes do microscópio de luz

microscópios de luz , também conhecido como microscópios ópticos , são dispositivos de ampliação fundamentais que têm sido utilizados pela comunidade científica há mais de quatro séculos. O limite final para a resolução de um microscópio de luz é definida pela faixa de comprimento de onda de luz visível ( 0,4 a 0,7 um) , e seu limite real é geralmente em torno de 0,2 hum , o que permite um microscópio de luz para ampliar amostras até 1.000 vezes . A maioria dos microscópios de luz têm as mesmas partes básicas , embora algumas versões mais recentes e avançados podem ter características mais complicadas. Ocular

A ocular , ou lente ocular, serve como área de visibilidade do microscópio de luz . Esta parte do dispositivo leva na imagem do espécime provenientes da lente objectiva ( ver abaixo ) , em seguida, amplia e transfere o sinal directamente para o olho do observador . Estes são geralmente de 10x ou 15x no poder.
Objetivo Turret /Lentes

Um revólver objetivo geral detém três ou quatro lentes objetivas para usar com o microscópio de luz . Seu objetivo é coletar a luz proveniente da amostra ( originalmente do iluminador ) e para ampliar e transmiti-lo para a lente ocular. Um conjunto típico de quatro lentes objetivas terão 4x , 10x, 40x e 100x poderes , e cada um deve ser multiplicado pelo poder da lente ocular "para determinar a capacidade geral de ampliação. Por exemplo , ao usar uma lente ocular de 10x com uma lente objetiva de 40x , a ampliação total do microscópio é 400x .
Grosso e fino botões de ajuste

O grosseiros e botões de ajuste fino posicionar corretamente lente objetiva do microscópio na distância correta da amostra. Uma vez que a amostra é bloqueado no palco do microscópio e uma lente objetiva é selecionado, o observador primeiro usa o botão de ajuste grosseiro a trazer o objeto em foco. Em seguida, o botão de ajuste fino pode ser usado para refinar sutilmente o foco. Geralmente , é melhor se concentrar na amostra com a objetiva de menor ligado pela primeira vez , e , em seguida, aumentar a ampliação .
Stage

O palco é o apartamento, frequentemente plataforma rectangular, que contém a amostra de exibição , muitas vezes sob a forma de uma lâmina de vidro . A maioria dos estágios de microscópio de luz têm de plástico ou metal clips para segurar a lâmina da amostra no local para visualização. O centro da fase deve ter um orifício circular através do qual a luz pode passar a partir do iluminador para a amostra . Um microscópio de luz mais avançada pode ter uma fase mecânica , onde dois botões podem ser utilizados para mover a fase e a sua amostra em relação à lente objectiva .
Iluminador

o iluminador , ou fonte de luz, é encontrada abaixo do palco e fornece uma fonte constante de iluminação usado para visualizar a amostra . Mais antigos microscópios de luz têm espelhos à luz solar nas espécime direta, mas a maioria das versões agora contêm lâmpadas que têm a mesma finalidade . Um exemplo típico é uma lâmpada de 100 volts luz tungstênio- filamento.
Diafragma e condensador

O diafragma , ou "iris" , é geralmente um disco rotativo abaixo do microscópio fase que varia o tamanho e intensidade da luz que vem do iluminador até a amostra . Fatores a considerar ao escolher a configuração de usar que incluem diafragma da lente objetiva específica em uso, a transparência da amostra ea quantidade desejada de contraste da imagem.

O condensador concentra e alinha fonte de luz do iluminador sobre a amostra e é usado com o diafragma para alcançar um determinado iluminação que é ideal para visualizar o espécime.