>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> Rádios pessoais

Analógico vs. Rádios digitais


Ao comprar um rádio, considere qual tipo de transmissão é mais adequado para você. Você pode ter que determinar a qualidade dos serviços digitais e analógicos no local em que pretende usar o rádio para garantir que faça a escolha certa. Se você gosta do apelo de um rádio analógico antiquado puramente por sua estética elegante, mas prefere o método moderno de transmissão por satélite, existem rádios digitais com estilo retrô disponíveis. Vale a pena considerar que os Estados Unidos estão se movendo em favor da transmissão digital, o que pode afetar o valor de longo prazo dos modelos analógicos, conforme relatado na PR Newswire Washington.

Definição de rádio analógica


Um rádio analógico funciona captando o sinal de áudio do local de transmissão ao longo de ondas de radiofrequência conhecidas como portadoras. Isso permite que os ouvintes sintonizem estações analógicas nas frequências FM/AM do rádio doméstico e do equipamento do carro. Você ouve as ondas de rádio elétricas à medida que são transmitidas diretamente da estação de rádio para o rádio analógico. Essas ondas de rádio são transmitidas continuamente, sem interrupção do som.

Prós de rádios analógicos


As ondas de rádio analógicas transmitem um sinal contínuo, ao contrário das transmissões digitais, o que significa que cada nota de uma melodia é ouvida como um som completo. Isso dá ao rádio analógico a capacidade de transmitir uma versão mais verdadeira da gravação original. Os rádios analógicos são ecologicamente corretos em comparação com os rádios digitais, que são acionados por computador.

Contras do rádio analógico


Os rádios analógicos captam a interferência de outras estações transmissoras com relativa facilidade, resultando em estalos e chiados que podem ser ouvidos com muita frequência no fundo. A sintonização de uma estação analógica em seu rádio é manual e depende do usuário selecionar a estação desejada e identificar o melhor sinal. Os rádios analógicos são fornecidos com uma antena de fio, mas isso pode ser insuficiente para captar a melhor recepção e pode ser necessário adquirir uma antena adicional com melhores capacidades de recepção.

Definição de rádio digital


Os rádios digitais funcionam captando um sinal processado que transforma o som em padrões de dígitos (números) em vez das ondas de rádio que são usadas para transmissões analógicas. Este tipo de sinal usa um dígito diferente para cada nota respectiva, o que significa que quando uma música é tocada em rádio digital o som ouvido é na verdade uma série de notas individuais curtas em vez de uma melodia contínua. Esses sinais digitais são transmitidos via satélite para os rádios dos ouvintes pela mesma tecnologia usada para os sinais de televisão digital.

Prós do rádio digital


Os rádios digitais proporcionam um som nítido e com menos interferência do que os rádios analógicos tradicionais. Pense nisso como a diferença entre um LP e um CD. Os sinais digitais não são afetados pela interferência de outros sinais de rádio, tornando o som mais nítido, e os ouvintes poderão selecionar canais com o toque de um botão sem precisar procurar uma estação com sinal claro. Como os rádios digitais são efetivamente operados por um chip de computador com capacidade de processar informações, eles têm o potencial de se tornar muito mais interativos, com a oportunidade de fornecer serviços adicionais, como publicidade ou boletins meteorológicos em tempo real por meio de uma exibição na tela.

Contras do rádio digital


Embora os rádios digitais geralmente tenham boa recepção, seu rádio pode não captar as transmissões claramente se estiver muito longe do transmissor mais próximo. As transmissões em sua área podem ser limitadas, diminuindo assim o número de estações que você poderá ouvir. Se não receber um bom sinal, pode ser necessário adquirir uma antena adicional para melhorar o sinal. O Times Online (Reino Unido) informou que os rádios digitais usam quatro vezes mais energia do que as versões analógicas.