>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

3 maneiras de um filtro HEPA ajudar você a respirar mais facilmente




Todo proprietário com aquecimento central e sistemas de ar sabe o que é um filtro de ar. São as folhas de poliéster azul ou fibra de vidro branca que você troca a cada três meses mais ou menos.

Então, qual é a diferença entre esses filtros de ar "padrão" e um filtro HEPA - e como os filtros HEPA ajudam os alérgicos a respirar mais facilmente?

As origens nucleares dos filtros HEPA


O primeiro filtro de retenção de partículas de alta eficiência, ou HEPA, foi desenvolvido na década de 1940 para inibir a difusão de partículas radioativas. O governo dos EUA realmente usou filtros HEPA durante o Projeto Manhattan para capturar contaminantes nucleares antes que eles se espalhassem para a população.

Ainda bem que os filtros funcionaram, certo?

Cerca de uma década depois, surgiram os primeiros filtros HEPA comerciais. Hospitais, instalações nucleares e produtores farmacêuticos os usam desde então para remover contaminantes do ar interno. Hoje em dia, você também pode tirar proveito da tecnologia HEPA para manter condições saudáveis ​​dentro de sua casa.

Aqui estão três razões pelas quais os filtros HEPA melhoram a qualidade do ar interno acima e além dos métodos padrão de filtragem de ar.

1. Os filtros HEPA oferecem todos os benefícios dos filtros padrão.


Você não está perdendo nada ao usar um filtro HEPA em vez de um filtro padrão.

Como os filtros de ar padrão, um filtro HEPA funciona como uma peneira. Supondo que uma partícula seja grande o suficiente, o filtro a prenderá em um lado e impedirá que ela permaneça dentro do ar que você realmente respira. A primeira camada de um filtro HEPA executa a função semelhante a uma peneira de um filtro de ar padrão, interrompendo as partículas grandes.

Mas é aí que as semelhanças terminam.

2. Com o HEPA, você também pode filtrar partículas menores.


Após a camada inicial de "peneira", um filtro HEPA submete partículas menores a outras camadas de filtragem.

Pequenos contaminantes, como partículas de poeira, atingem uma parede de fibra de vidro extremamente densa. As fibras são densas o suficiente para interceptar partículas tão pequenas quanto 0,3 mícrons de diâmetro, o que é extremamente pequeno! Para comparação, um cabelo humano geralmente tem 40 a 50 mícrons de largura.

Os filtros HEPA interceptam essas partículas de três maneiras diferentes:
  1. Aprisionamento: As partículas atingem as fibras e não conseguem passar por elas.
  2. Pegando: Partículas menores se prendem às fibras antes de passar.
  3. Difusão: Algumas partículas se movem dentro do filtro em movimento quase perpétuo, incapazes de passar para o outro lado.

Quando tudo está dito e feito, o ar que emerge de um filtro HEPA está livre de partículas de poeira desagradáveis ​​que agravam suas alergias, deixam você doente ou causam desconforto significativo.

Para ter uma noção de quão agressivamente um filtro HEPA intercepta contaminantes transportados pelo ar, considere o quão denso ele é comparado a um filtro de ar padrão. Se você "desvendar" um filtro HEPA, verá 210 pés lineares de material de filtragem. Por outro lado, um filtro de ar padrão teria apenas 60 cm de comprimento.

3. Os filtros HEPA integram-se ao equipamento HVAC.


Na área de Atlanta, a alta umidade do verão geralmente leva a problemas com a qualidade do ar interno. Os ácaros prosperam em condições úmidas. Assim como o molde. Um filtro HEPA ajuda a eliminar a poeira da qual esses incômodos se alimentam e proliferam.

Como discutimos anteriormente, você também deve tomar medidas para reduzir a umidade interna.

Então, onde você deve colocar um filtro HEPA? Você pode obter uma unidade autônoma e plug-in, mas provavelmente precisará manter várias delas para filtrar o ar em toda a sua casa. Você também pode não gostar da aparência das máquinas.

Essa é uma das razões pelas quais recomendamos sistemas HEPA que se integram à sua configuração HVAC existente. Você não os verá - eles fazem seu trabalho "nos bastidores". A outra razão pela qual gostamos desses sistemas é que eles oferecem a opção de circulação de ar fresco do exterior - adequadamente filtrado, é claro. Você pode introduzir um pouco de pressão positiva na casa enquanto dilui o ar interior obsoleto com ar fresco e fortemente filtrado do lado de fora.

Ao seguir esse caminho, certifique-se de obter um filtro que inclui filtragem de carvão, além de todos os recursos HEPA padrão. A camada de carvão filtra odores ofensivos, então o ar que você respira é saudável e livre de odores desagradáveis.

Vá para HEPA ou vá para casa!


OK. Esse tipo de linguagem pode ser um pouco forte. Mas se você…
  • Sofre de alergias e não consegue parar de espirrar
  • Tenha muitos tapetes e/ou cortinas
  • Perceba odores desagradáveis ​​frequentes dentro de sua casa
  • Tenha um gato, cachorro ou outro companheiro peludo

…há uma boa chance de você respirar mais facilmente com um sistema de filtragem HEPA.

Os filtros HEPA são a solução definitiva para uma qualidade de ar interior perfeita durante todo o ano? Tudo depende dos atributos da sua casa, incluindo a qualidade do envelope do seu prédio e suas preocupações com o ar que você respira.

Independentemente da sua situação, o HEPA é um item valioso para adicionar ao seu kit de ferramentas de qualidade do ar.

Crédito da imagem:LadyofHats