>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

10 mulheres inventoras que mudaram a vida doméstica para sempre

Da serra circular a Scotchgard, as invenções das mulheres revolucionaram nossos lares. Em homenagem ao Mês da História da Mulher, destacamos algumas de nossas favoritas.

1/11

Mulheres inventoras deixam sua marca


Imagine a sua casa sem frigorífico, aquecimento central, sistema de segurança ou Wi-Fi. Sem as engenhosas inventoras que criaram essas e outras inovações revolucionárias ao longo do século passado, nossas vidas domésticas seriam quase irreconhecíveis hoje.

Esses primeiros inovadores não apenas melhoraram o conforto, a segurança e a eficiência dos lares americanos, como muitas vezes o fizeram em uma cultura que desprezava suas realizações. Muitas inventoras tiveram que co-autor de patentes com seus maridos ou outros colegas homens. Outros tiveram seus nomes totalmente omitidos das patentes e só recentemente foram reconhecidos por suas contribuições.

Para marcar o Mês da História da Mulher (março) e o Dia Internacional da Mulher (8 de março), destacamos dez mulheres pensadoras e cientistas inspiradoras e as brilhantes invenções que trouxeram para nossas casas.
ⓘ 2/11

Máquina de lavar louça:Josephine Cochrane

Cada vez que você relaxa no sofá enquanto sua lava-louças cuida do trabalho sujo do jantar, agradeça a Josephine Cochrane. Entediada com a tarefa de lavar a louça à mão - e irritada porque sua porcelana fina muitas vezes lascava quando esfregada na pia - essa socialite de Chicago surgiu com uma solução mecânica no galpão atrás de sua casa.

Ela patenteou seu design, que incorporava jatos de água e um escorredor de pratos, em 1886. Logo depois, ela fundou a Cochran's Crescent Washing Machine Company, que acabou se tornando parte da KitchenAid. Cochrane foi finalmente introduzida no National Inventors Hall of Fame em 2006, quase um século após sua morte.










3/11

Tábua de passar roupa:Sarah Boone

Nascida como escrava na Carolina do Norte em 1832, Sarah Boone escapou para Connecticut com seu marido e filhos em meados de 1800 através de uma rede do tipo Underground Railroad. Costureira, ela desenvolveu uma versão nova e aprimorada da tábua de passar roupa, anteriormente uma simples prancha de madeira colocada sobre dois encostos de cadeira.

Boone's apresentava uma superfície mais estreita e curva que era acolchoada e dobrável para facilitar o armazenamento. Ela recebeu uma patente para sua tábua de passar roupas em 1892, tornando-a uma das primeiras mulheres afro-americanas a receber uma. Mais de 100 anos depois, seu design ainda é o protótipo das tábuas de passar roupa que usamos hoje.
4/11

Scotchgard:Patsy O'Connell Sherman

Uma defensora ao longo da vida das mulheres na ciência, Patsy O'Connell Sherman ignorou seu teste de aptidão do ensino médio, que recomendou que ela se tornasse dona de casa. Em vez disso, O'Connell se formou em química e matemática antes de trabalhar para a 3M em 1952.

Enquanto estava na 3M, uma amostra de borracha fluoroquímica que ela estava desenvolvendo derramou acidentalmente no sapato de um colega de trabalho. Depois de tentar removê-lo, Sherman percebeu que o material poderia ser usado para repelir a água e as manchas do tecido. Assim nasceu Scotchgard. Ela e o colega Samuel Smith receberam a patente em 1971, uma das 13 que o par mantém juntos.
5/11

Suporte de papel higiênico:Mary Beatrice Davidson Kenner

Titular de cinco patentes, mais do que qualquer outra mulher afro-americana até hoje, Mary Beatrice Davidson Kenner veio de uma família de inventores, incluindo seu avô, pai e irmãs. Ela compartilhou a patente de 1982 de seu inovador porta papel higiênico com sua irmã, Mildred Davidson.

Seu design enrosca a extremidade livre do rolo através de um mecanismo para mantê-lo separado do restante do rolo, tornando o tecido mais fácil de segurar com uma mão. Outras invenções patenteadas notáveis ​​​​de Kenner incluem um acessório de bandeja de cadeira de rodas e uma lavadora e massageador montados.










6/11

Serra circular:Sarah Tabitha Babbitt

Parte da comunidade Shaker de Massachusetts, diz-se que Sarah Tabitha Babbitt inventou a primeira serra circular em 1813. Babbitt não patenteou seu projeto, uma prática proibida por sua religião.

De acordo com a tradição de Shaker, no entanto, ela propôs a criação de uma lâmina de serra redonda acoplada a uma máquina movida a água depois de perceber a ineficiência do tradicional chicote de dois homens usado em uma serraria local. Diz-se que ela fez seu primeiro protótipo de serra circular em Albany, N.Y. O design básico ainda é usado por entusiastas de bricolage e serrarias industriais hoje.
7/11

Lixo do Pedal:Lillian Gilbreth

Como mãe de 12 filhos, Lillian Gilbreth estava obviamente interessada em melhorar os objetos domésticos diários com ajustes ergonômicos. Uma de suas atualizações mais duradouras foi a lata de lixo com pedal, que permitia que os usuários abrissem a tampa mesmo com as mãos cheias. Em meados do século 20, Gilbreth também introduziu prateleiras de porta de geladeira, interruptores de luz de parede e um abridor de latas melhorado.

Entre as primeiras engenheiras a obter um doutorado, Gilbreth é mais conhecida por seus estudos inovadores que aplicaram a psicologia para aumentar a eficiência no local de trabalho e em casa. Se você ama o design do “triângulo de trabalho” da sua cozinha, pode agradecer a este formidável inovador.
8/11

Geladeira elétrica moderna:Florence Parpart

Se você já ouviu uma pessoa idosa chamar sua geladeira de "geladeira", aqui está a história:em 1800, os alimentos perecíveis eram frequentemente armazenados em um armário isolado, resfriado por um grande bloco de gelo que precisava ser reabastecido a cada poucos dias.

Tudo isso mudou com a patente de Florence Parpart em 1914 para a primeira geladeira elétrica moderna, revolucionando a forma como as famílias conservavam alimentos e dando início a uma onda de modelos de geladeiras domésticas. Em meados do século 20, os refrigeradores elétricos eram considerados um utensílio de cozinha padrão.










9/11

Sistema de segurança residencial:Marie Van Brittan Brown

Frustrada com a resposta lenta da polícia em seu bairro afro-americano em Queens, N.Y., a enfermeira Marie Van Brittan Brown criou o protótipo do moderno sistema de segurança doméstica.

Van Brittan Brown conectou uma câmera motorizada gravando a entrada de sua casa em um monitor de TV, pioneira no primeiro sistema de circuito fechado de TV, e incluiu um microfone bidirecional para se comunicar com os visitantes através da porta bem fechada. Seu sistema também introduziu o botão de pânico para notificar a polícia em caso de emergência ou arrombamento. Ela recebeu a patente de sua invenção em 1969.
10/11

Aquecimento Central a Gás:Alice H. Parker

Sentindo-se quentinho com o eficiente aquecimento central de ar forçado da sua casa? Até Alice H. Parker ter a ideia de um forno movido a gás natural para fornecer ar quente através de dutos para cômodos individuais de sua casa, você teria que cortar lenha ou pá de carvão para desfrutar desse calor confortável.

Esta inventora afro-americana recebeu a patente para seu forno a gás natural e sistema de aquecimento central em 1919. Foi um passo importante para longe dos fornos de carvão ou madeira poluidores e trabalhosos e para os mais limpos, sistemas de aquecimento mais seguros que usamos hoje.
11/11

Tecnologia de transmissão sem fio:Hedy Lamarr

How many of the inventions listed above do you control remotely via your phone? From smart refrigerators to wireless heating and home security systems, many of our most important domestic technologies depend on WiFi. None of it would be possible without the work of Hollywood actress and inventor Hedy Lamarr.

Besides starring in dozens of iconic Golden Age films, Lamarr developed the frequency-hopping technology in 1941 that became a precursor to today’s WiFi, GPS and Bluetooth. Originally created for U.S. Navy torpedo guidance systems during World War II, the technology became one of the building blocks of modern wireless communication. Lamarr was inducted posthumously into the National Inventors Hall of Fame in 2014.