>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Explicação do preenchimento em um programa COBOL


Na linguagem de programação COBOL, você define todas as variáveis ​​e campos de dados em uma seção de seu programa chamada Divisão de Dados. Aqui, você configura registros para arquivos em disco, layouts de impressão, contadores e armazenamento de trabalho para cálculos. Você define a maioria dos campos de dados dando a eles nomes exclusivos, mas a palavra-chave FILLER permite que você reserve espaço de memória sem a necessidade de um nome.

PREENCHIMENTO


FILLER é uma palavra reservada, o que significa que você não pode usar a palavra para nomear campos ou registros a não ser para definir elementos de memória individuais. Você usa FILLER imediatamente após um número de nível e precedendo uma cláusula PICTURE que define o tamanho e o tipo de dados de um campo. COBOL restringe o uso de FILLER à Divisão de Dados; não se aplica às divisões de Identificação, Ambiente ou Procedimentos.

Layouts de registro


Um dos usos mais comuns para FILLER é para definições de registro de dados. Se você usar um arquivo de dados com um comprimento de registro de 150 caracteres e não precisar rotular todos os campos nele, poderá definir os caracteres desnecessários como FILLER, como no código a seguir:

01 cadastro de clientes. 05 IMAGEM DE ENCHIMENTO X(10). 05 nome do cliente PIC X(30). 05 endereço do cliente PIC X(30). 05 cliente-cidade PIC X(30). 05 IMAGEM DE ENCHIMENTO X(50).

Isso permite que você leia um registro de 150 caracteres e identifique os campos desejados - nome do cliente, endereço e cidade - enquanto ignora o restante do registro.

Extração de substring


Você pode usar a palavra-chave FILLER para auxiliar na extração de substrings de uma string maior. Por exemplo, para extrair os primeiros cinco dígitos de um CEP, você pode configurar as seguintes instruções na seção Working-Storage:

01 CEP inteiro. 05 zip primário PIC X(5). 05 IMAGEM DE ENCHIMENTO X(5).

Na Divisão de Procedimentos, você move um CEP mais 4 para CEP inteiro e, em seguida, move CEP primário para um campo de destino. Ao fazer isso, você descarta tudo após os primeiros cinco dígitos.

FILLER e VALOR


Em um registro, um campo FILLER reserva espaço de memória e aceita qualquer tipo de dado que você mova para ele. Você também pode definir um campo FILLER para ter um valor. Os programadores usam essa técnica com frequência para configurar cabeçalhos de relatórios, como no exemplo a seguir:

01 linha de impressão. 05 FILLER PIC X(10) ESPAÇOS DE VALOR. 05 FILLER PIC X(15) VALOR "RELATÓRIO DE FIM DE ANO". 05 FILLER PIC X(20) ESPAÇOS DE VALOR. 05 FILLER PIC X(5) VALOR "PÁGINA". 05 número de página PIC ZZZ9.

Observe que os títulos e o espaçamento do cabeçalho da página do relatório são todos feitos com FILLER, exceto um campo nomeado que exibe um número de página.