>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como verificar se há capacitores SMD ruins


Capacitores são uma fonte comum de falhas em equipamentos eletrônicos. Eles podem falhar de diferentes maneiras. Alguns falham devido a sobretensão ou picos de tensão. Os capacitores eletrolíticos sofrem falhas que começam como pequenos caminhos de corrente através do dielétrico e progridem para eventuais curtos entre as placas. Existem três abordagens para solucionar problemas suspeitos de capacitores:inspeção visual, teste no circuito e teste fora do circuito.

Etapa 1


Procure por quaisquer capacitores que mostrem sinais de descoloração ou carbonização. Às vezes, uma falha é óbvia. Procure por juntas de solda fria que possam indicar a presença de calor ao mesmo tempo. Use uma lupa e procure por capacitores rachados, um sinal claro de falha.

Etapa 2


Teste os capacitores no circuito com um multímetro ajustado para medir a resistência. Esteja ciente de que outros caminhos de corrente podem existir na placa, tornando os resultados do multímetro não confiáveis. Se um capacitor estiver conectado entre a porta de um MOSFET e o terra, por exemplo, e o multímetro mostrar um curto-circuito, tanto o capacitor quanto o MOSFET podem estar ruins.

Etapa 3


Remova o capacitor do circuito para testá-lo. Os capacitores são facilmente removidos com pinças térmicas ou uma peça manual de dessoldagem a ar quente. Teste o capacitor com um multímetro ajustado para medir a resistência. Um bom capacitor testará acima do limite (OL) do display do medidor. Os multímetros geralmente não têm mais do que alguns volts em seus terminais, mas os capacitores ocasionalmente quebram sob tensão mais alta enquanto testam OK no multímetro.