>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Boas configurações de equalizador para o Audacity


O Audacity usa uma abordagem de plug-in para efeitos que modificam os sons que você gravou, e o plug-in do equalizador principal é chamado de Equalização . Boas configurações para este plugin dependem de vários fatores, desde a voz, instrumento ou tipo de material de programa que você está processando até o efeito pretendido do ajuste.

Dica


Engenheiros profissionais consideram o melhor EQ como nenhum. Esforce-se para capturar e usar os melhores sons que puder, seja usando microfones, conexões diretas, loops ou amostras. Embora seja tentador usar EQ como uma bandagem sônica, usar um equalizador para tornar um som aceitável geralmente apresenta tantos problemas quanto resolve.

O efeito de equalização


Os efeitos do Audacity são processadores offline. Ao contrário de um aparelho de som doméstico, por exemplo, no qual você pode alterar graves e agudos enquanto sua música está tocando, os efeitos do Audacity são selecionados, ajustados, visualizados e aplicados a uma faixa. A tentativa e erro requer o uso do Desfazer função em Editar menu, e é fácil duplicar uma faixa usando Ctrl-D . Você pode então experimentar na cópia sem afetar o original.

Clique em Efeitos e escolha Equalização no menu suspenso. Clique no botão ao lado de Graphic EQ . Isso fornece um banco na tela de 31 controles deslizantes cobrindo frequências de baixa, à esquerda, a alta. Clicar e arrastar um controle deslizante permite alterar a adição ou subtração dessa frequência. Quando você clica em um controle deslizante ou passa o mouse sobre ele, sua frequência central e a quantidade de alteração aparecem em um pop-up para ajudá-lo no ajuste. Você pode ouvir uma pequena seção de sua faixa com os valores de EQ aplicados clicando em Visualizar no canto inferior esquerdo. Quando tiver o ajuste desejado, clique em OK para aplicar as alterações à faixa de áudio.

Dica

  • Remover frequências indesejadas tem o mesmo efeito que aumentar as frequências desejadas e tem duas vantagens. Considere cada controle deslizante em Equalização como um mini-amplificador que afeta sua frequência. Aumentar um controle deslizante também aumenta o nível de ruído nessa frequência. Juntamente com o ruído, os aumentos de frequência tornarão a faixa de áudio mais alta e podem causar distorção.
  • O efeito Equalização permite que você mova a linha central do EQ para combater esse efeito, pois trabalhar com aumentos de frequência é mais intuitivo. Clique em Desenhar curvas botão, clique e arraste a linha ciano na linha de 0 dB até -6 dB e, em seguida, clique no botão Graphic EQ botão novamente. As frequências de reforço agora ocorrem sobre um corte de todas as outras frequências.

Vozes

Palavra falada


Seja para narração ou podcast, o EQ para uma voz falada visa maximizar a clareza. Onde aplicar EQ depende da voz em particular. Existem três faixas de frequência a serem consideradas:
  • Fundamental, entre 80 e 250 hertz -- a "nota" básica da voz do orador.
  • Sons de vogais, entre cerca de 350 e 2.000 Hz -- a região de potência máxima da voz, dando forma geral às palavras.
  • Sons consonantais, aproximadamente 1.500 e 4.000 Hz -- um componente de baixa potência de uma voz falada, mas essencial para definição e clareza.

Com esses intervalos em mente, analise a voz em sua gravação e planeje as alterações de EQ. Considere estes exemplos:

*
  • Alguns microfones exageram as baixas frequências se o alto-falante estiver próximo, um efeito conhecido como proximidade de graves. Controle isso usando cortes de EQ abaixo de 125 Hz.
  • Aumente as frequências entre 1.000 e 3.000 Hz para um homem com uma voz profunda sem articulação forte de consoantes.
  • Adicione EQ em torno de 200 a 350 para uma mulher com uma voz clara, mas fina.
  • Para vozes com muita sibilância, o "silvo" que acompanha os sons "s" fortes em uma voz, procure cortes entre 5.000 e 7.000 Hz.

Vozes cantadas


Muitos dos princípios que se aplicam às vozes faladas também se aplicam aos cantores, mas como o vocal está competindo para ser ouvido sobre os instrumentos, há alguns pontos extras a serem considerados.
  • Remova frequências abaixo de 125 Hz ou os primeiros 9 controles deslizantes à esquerda em Equalização -- o conteúdo vocal nestas frequências é normalmente escondido por outros instrumentos.
  • Se o cantor ainda soar estrondoso depois de reduzir o conteúdo de baixa frequência, tente uma redução de 6 dB usando 250 ou 315 Hz, slider 12 e 13 respectivamente.
  • Quando soa como se o cantor estivesse em uma caixa de papelão, as frequências médias baixas geralmente são as culpadas. Slides 14 e 15 , 400 e 500 Hz são o ponto de partida, também com uma redução de 6 dB.
  • Vocais com som nasal podem se beneficiar de reduções entre 1.000 e 2.500 Hz . Tente reduzir os controles deslizantes de 18 para 22 em 6 dB, um de cada vez, até que o som indesejado seja removido. Depois de encontrar a frequência mais próxima do centro, ajuste os controles deslizantes em ambos os lados para melhorar ainda mais.
  • Adicionando cerca de 3 dB com slider 29 , ou a terceira entrada do lado direito, produz um aumento em 12.500 Hz . Isso aprimora uma qualidade geralmente chamada de "ar", ou uma sensação de espaço e leveza ao vocal.

Instrumentos


Adicionar EQ aos instrumentos depende do contexto, assim como uma voz, seja falando ou cantando. Instrumentos solo geralmente usam EQ de som mais natural, enquanto instrumentos em uma configuração de banda usam uma mistura de cortes e reforços para caber em seus próprios espaços em um conjunto. Aqui estão algumas configurações para instrumentos comuns para tentar com o plugin Equalization.
  • Bambo -- controles deslizantes de reforço 6 ou 7 para som profundo, controles deslizantes 27 ou 28 para soco.
  • Tarola -- aumente os controles deslizantes 11 ou 12 para o corpo e os controles deslizantes 20 ou 21 para o crack.
  • Címbalos -- reduza o ruído do stick com controles deslizantes de 8 a 12, aumente o brilho com controles deslizantes de 26 a 28
  • Baixo elétrico -- aprimore a profundidade com os controles deslizantes 7, 8 e 9, enquanto os sons de dedilhado são aprimorados nos controles deslizantes 17 a 20.
  • Guitarra elétrica -- o zumbido do amplificador pode ser reduzido com os controles deslizantes 5 e 6. Aumente a plenitude em torno do controle deslizante 12 e morda em torno do controle deslizante 22.
  • Violão acústico solo -- Aumente a plenitude ou reduza a lança com os controles deslizantes 7 a 12. Aumente a clareza com os controles deslizantes 21 e 22.
  • Guitarra rítmica acústica -- reduza agressivamente as frequências baixas e médias com os controles deslizantes de 1 a 15, enquanto usa os controles deslizantes de 20 ou mais para complementar as faixas restantes.

Dica


Embora existam regras gerais que se aplicam a várias configurações de EQ, elas servem como pontos de partida. A principal regra geral neste caso é que não há regras.

Outras opções de EQ do Audacity


Embora o plugin Equalization seja definitivamente um cavalo de batalha versátil, não é a única opção de EQ no conjunto de efeitos do Audacity. Algumas tarefas de equalização são mais bem servidas com outras ferramentas de equalização, portanto, à medida que você se familiarizar com as alterações de equalização que prefere fazer, considere esses outros plug-ins de efeito do Audacity.
  • Graves e agudos -- Uma ferramenta de equalização simples que funciona bem para mixagens completas, assim como seus controles estéreo domésticos.
  • Filtro passa-altas -- Um equalizador que permite a passagem de altas frequências enquanto corta baixas frequências. Por exemplo, em vez de arrastar 15 controles deslizantes para baixo para uma guitarra rítmica acústica, escolha o filtro passa-altas, defina a frequência de corte para 500 Hz e selecione um Rolloff quantia. Arraste o controle deslizante de frequência de corte para ajustar seu resultado.
  • Filtro passa-baixa -- Um equalizador que corta frequências acima da frequência de corte, mas funciona da mesma maneira que o filtro passa-altas. Por exemplo, um baixo com ruído excessivo dos dedos pode ser melhorado definindo a frequência de corte em torno de 2.500 Hz.
  • Filtro de entalhe -- Um equalizador que se concentra em uma frequência problemática em uma faixa com boa sonoridade, ajudando a reduzir essa frequência. Uma guitarra com zumbido excessivo, por exemplo, pode se beneficiar de um filtro de entalhe com Frequência definido em 60 Hz, assim como com o plugin Equalization. O Q ajuste estreita o corte, ou entalhe, concentrando-se na frequência do problema.