>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

A diferença entre banda base e banda passante


As estações de rádio e os chamadores que usam seus telefones celulares transmitem suas mensagens em determinadas bandas de frequência, e essas transmissões podem se perder em uma onda de outras frequências que são transmitidas no mesmo espaço. As pessoas que estão curiosas sobre como as coisas são recebidas corretamente, apesar da mistura movimentada, estão experimentando os conceitos de banda base e banda passante.

Banda base


A banda base é definida como um sinal de transmissão que contém mais do que apenas uma única frequência de 0 Hz até o componente de frequência mais alta. Em essência, a banda base é o sinal original que deve ser transmitido. No entanto, esta frequência de banda base, quando transmitida em direção ao seu alvo, pode ser facilmente desacelerada ou pode captar ruído e distorção, razão pela qual o sinal de banda base original deve ser transmitido em frequência de rádio. A radiofrequência, no entanto, também corre o risco de problemas de transmissão, criando a necessidade de um filtro passa-banda.

Filtro passa-banda


Um filtro passa-banda é simplesmente um circuito que recebe entrada – neste caso, o sinal de banda base que foi convertido em frequência de rádio – e filtra todas as outras frequências, exceto uma frequência específica pela qual o filtro permite a passagem. Desta forma, um filtro passa-banda elimina efetivamente qualquer tipo de perturbação da frequência desejada que um receptor deseja receber. Um exemplo é um sintonizador de rádio FM. O próprio sintonizador funciona como um filtro passa-banda que permite, por exemplo, passar apenas um sinal de 107,5 MHz para que o usuário ouça música da estação de rádio desejada. O sinal filtrado é denominado banda passante.

Banda passante


A banda passante é a saída de um filtro passa banda. É um sinal que corresponde às configurações do filtro passa-faixa. Enquanto a banda base é o sinal original, a banda passante é o sinal filtrado. A banda passante é mais tecnicamente definida como a porção do espectro entre frequências limitantes com perda relativa mínima ou ganho relativo máximo. Dado o exemplo anterior, um sintonizador de rádio ajustado em 107,5 MHz permitirá que apenas 107,5 MHz passem. Qualquer coisa abaixo ou acima de 107,5 MHz será bloqueada pelo filtro.

Retornando a banda passante de volta à banda base


Após a filtragem, uma vez recebido o sinal de banda passante de 107,5 MHz, o circuito do rádio o desmodula e desmultiplexa para que um ouvinte de rádio receba, de alguma maneira, o sinal de banda base original ou pretendido. Enquanto a banda base é o sinal original, a banda passante é o sinal filtrado que é eventualmente convertido de volta para a banda base. Alguns sistemas de curta distância não precisam modular a banda base para frequências mais altas antes da transmissão. Isso é mais comum em linhas que não requerem nenhuma forma de modulação como Ethernet. Sem o risco de interferência ou distorção, tais sistemas não precisam que a banda base seja modulada e filtrada para banda passante antes de reverter para banda base.