>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como denunciar fraude ao Gmail


Se você receber e-mails de spam ou phishing em sua conta do Gmail, você pode - e deve - denunciá-los ao Google. Um e-mail de phishing geralmente solicita suas informações ou tenta redirecioná-lo para um site onde você deve inserir suas informações. Além disso, você pode denunciar usuários do Gmail que violam os Termos de Uso ou as Políticas do Programa do Google preenchendo um formulário on-line. O Google analisará suas denúncias e tomará medidas contra os infratores. Além disso, você pode denunciar o infrator ao Internet Crime Complaint Center.

Como denunciar e-mails de spam e phishing

Etapa 1


Faça login na sua conta do Gmail e abra o e-mail de spam ou phishing clicando nele.

Etapa 2


Clique no ícone "Mais" ao lado do ícone Responder e escolha "Denunciar spam" para denunciar um e-mail de spam ou "Denunciar phishing" para denunciar um e-mail de phishing. Você também pode denunciar spam clicando no botão "Denunciar spam" na barra de ferramentas acima do e-mail.

Etapa 3


Clique no botão "Denunciar spam" ou "Denunciar mensagem de phishing" para confirmar e enviar a denúncia.

Denunciar um usuário do Gmail

Etapa 1


Abra a página "Gostaria de denunciar um usuário do Gmail..." (link em Recursos) e digite seu endereço de e-mail e nome de usuário do Gmail nas caixas de texto.

Etapa 2


Digite o endereço de e-mail do infrator na caixa "Endereço completo do Gmail da pessoa envolvida no incidente" e cole os cabeçalhos de e-mail na caixa "Cabeçalhos de e-mail da mensagem questionável". Para obter os cabeçalhos, abra o e-mail no Gmail, clique no ícone "Mais" e clique em "Mostrar original". Selecione tudo acima do corpo do e-mail, pressione “Ctrl-C” e cole-o no formulário pressionando “Ctrl-V”.

Etapa 3


Digite o assunto do e-mail na caixa "Linha de assunto original da mensagem questionável". Selecione o corpo do e-mail, pressione “Ctrl-C” e cole-o na caixa “Conteúdo da mensagem questionável” pressionando “Ctrl-V”.

Etapa 4


Clique no botão de opção "Sim" se o remetente estiver se passando pelo Google e, em seguida, clique no botão "Enviar" para enviar o relatório.

Dica


Denuncie o infrator ao IC3 (link em Recursos) para garantir que as medidas legais apropriadas sejam tomadas contra ele.

Para proteger seu computador contra vírus e spyware, evite abrir anexos em e-mails suspeitos.

Nunca responda a e-mails de spam ou phishing. O remetente pode enviar e-mails de acompanhamento; abster-se de responder a qualquer um deles.

Bancos e outras instituições financeiras nunca solicitam informações de sua conta online; eles já têm acesso às suas informações. Se você receber um e-mail solicitando tais informações, denuncie-o como phishing imediatamente.

Os sites de phishing podem se parecer com o site genuíno, mas seu nome de domínio é diferente. Em vez de seguir o link no e-mail, abra o site original em seu navegador da Web digitando seu URL manualmente.

Os phishers podem falsificar endereços de e-mail para que seus e-mails pareçam vir de uma fonte autêntica. Mesmo que um e-mail pareça vir do seu banco, ele pode, na verdade, vir de um phisher habilidoso.

Aviso


Se você respondeu a um e-mail de phishing com suas informações pessoais, altere suas senhas e informações de login imediatamente. Informe o e-mail ao Google e ao IC3 o mais rápido possível.