>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como saber se a placa-mãe de um computador pode executar um processador de 64 bits


Todas as placas-mãe Intel e AMD que possuem o tipo de soquete correto para um processador de 64 bits podem operar no modo de 64 bits. O soquete é a parte da placa-mãe que se conecta ao processador. A placa-mãe pode precisar de uma atualização do BIOS para executar um processador de 64 bits ao atualizar de um de 32 bits. Se você está se perguntando se uma placa-mãe que você está executando é compatível com 64 bits, pode ser mais rápido verificar primeiro se o processador que você está executando é compatível com 64 bits. Se o processador não for, você pode verificar o tipo de soquete da placa-mãe.

Verifique o tipo de soquete com CPU-Z

Etapa 1


Baixe, instale e abra o CPU-Z (consulte Referências para obter um link).

Etapa 2


Clique na guia CPU.

Etapa 3


Leia a seção "Pacote". Como exemplo, um processador AMD Phenom II pode ter uma conexão "Socket AM3 (938)".

Etapa 4


Verifique se o tipo de soquete suporta processadores de 64 bits na seção Dicas.

Verificar através do Windows

Etapa 1


Clique no menu Iniciar.

Etapa 2


Botão direito do mouse em “Meu Computador” e selecione “Propriedades”.

Etapa 3


Clique no Índice de experiência do Windows.

Etapa 4


Selecione "exibir e imprimir informações detalhadas sobre desempenho e sistema".

Etapa 5


Leia a seção "Sistema" para determinar se o computador está sendo executado em 64 bits ou é compatível com 64 bits. Uma resposta sim para ambos significa que a placa-mãe é de 64 bits.

Verifique com uma folha de especificações

Etapa 1


Consulte a seção de recursos da placa-mãe na folha de especificações ou no diagrama. Essas informações geralmente estão incluídas no manual do computador.

Etapa 2


Procure o tipo de soquete de conexão do processador.

Etapa 3


Compare o tipo de soquete com a lista de soquetes compatíveis de 64 bits na seção Dicas.

Dica


As placas-mãe com suporte da Intel com soquetes 478, 479, LGA 775, LGA 1156, LGA 1366 e modelos posteriores são placas-mãe de 64 bits.

Placas-mãe com suporte AMD com modelos 754, 939, 940, AM2, AM2+, AM3 e posteriores são placas-mãe de 64 bits.

As placas-mãe Intel que usam a conexão soquete 478 suportam processadores de 32 e 64 bits. Se você estiver executando um processador Pentium 4 e o Windows alegar que o computador não é compatível com 64 bits, a placa-mãe ainda pode ser compatível com 64 bits. Você pode atualizar o processador para um Pentium 4 de 64 bits de um Pentium 4 de 32 bits em um soquete 478. Em todos os outros casos, se o processador não suportar o processamento de 64 bits, a placa-mãe em que ele se encaixa também não. Todas as placas-mãe com soquetes Intel fabricados antes do soquete 478 não suportam computação de 64 bits. Observe que talvez seja necessário atualizar o BIOS de uma placa-mãe Socket 478 para usá-lo no modo de 64 bits. Placas-mãe com processadores Pentium 4 com Socket 423 não são compatíveis com 64 bits.

As placas-mãe AMD são mais simples. Se o Windows alega que o processador não pode ser executado no modo de 64 bits, a placa-mãe não é compatível com 64 bits. O processador AMD Athalon XP, que roda na conexão Socket 462, é de 32 bits, enquanto o processador Athalon 64 usa a conexão Socket 754 e é compatível com 64 bits.