>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Tipos de segurança de software


Qualquer software projetado para identificar, prevenir, interromper e reparar os danos causados ​​por terceiros em seu computador ou rede pode ser chamado de software de segurança. O software de segurança pode se concentrar em impedir que os ataques atinjam seu alvo, em limitar os danos que os ataques podem causar se atingirem seu alvo e em rastrear o dano causado para que possa ser reparado. À medida que a natureza do código malicioso evolui, o software de segurança também evolui.

Firewall


Um firewall impede que usuários não autorizados acessem um computador ou rede sem restringir aqueles que estão autorizados. Os firewalls podem ser implementados com hardware ou software. Alguns sistemas operacionais de computador incluem firewalls de software no próprio sistema operacional. Por exemplo, o Microsoft Windows possui um firewall integrado. Roteadores e servidores podem incluir firewalls. Existem também firewalls de hardware dedicados que não têm outra função além de proteger uma rede contra acesso não autorizado.

Antivírus


O software antivírus funciona para impedir que códigos maliciosos ataquem um computador, reconhecendo o ataque antes que ele comece. Mas também é projetado para interromper um ataque em andamento que não pode ser evitado e para reparar os danos causados ​​pelo ataque assim que o ataque diminuir. O software antivírus é útil porque aborda problemas de segurança nos casos em que os ataques passaram por um firewall. Novos vírus de computador aparecem diariamente, portanto, o software antivírus deve ser atualizado continuamente para permanecer eficaz.

Antispyware


Embora o software antivírus seja projetado para impedir que softwares mal-intencionados ataquem, o objetivo do software antispyware é impedir que softwares não autorizados roubem informações que estejam em um computador ou sejam processadas por meio do computador. Como o spyware não precisa tentar danificar os arquivos de dados ou o sistema operacional, ele não aciona o software antivírus. No entanto, o software antispyware pode reconhecer as ações específicas que o spyware está realizando, monitorando as comunicações entre um computador e destinatários de mensagens externas. Quando ocorrem comunicações não autorizadas pelo usuário, o antispyware pode notificar o usuário e bloquear outras comunicações.

Computadores domésticos


Computadores domésticos e algumas pequenas empresas geralmente implementam software de segurança no nível de desktop – ou seja, no próprio PC. Essa categoria de software de segurança, às vezes chamada de segurança de ponto final, permanece residente ou operando continuamente na área de trabalho. Como o software está em execução, ele usa recursos do sistema e pode diminuir o desempenho do computador. No entanto, por operar em tempo real, pode reagir rapidamente a ataques e tentar desligá-los quando ocorrerem.

Segurança de rede


Quando vários computadores estão na mesma rede, é mais econômico implementar a segurança no nível da rede. O software antivírus pode ser instalado em um servidor e carregado automaticamente em cada área de trabalho. No entanto, os firewalls geralmente são instalados em um servidor ou adquiridos como um dispositivo independente inserido na rede onde a conexão com a Internet entra. Todos os computadores dentro da rede se comunicam sem impedimentos, mas qualquer dado que entra ou sai da rede pela Internet é filtrado pelo firewall.