>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como remover um processador de uma placa-mãe


Alguns componentes do computador, como placas de vídeo e RAM, ficam diretamente acessíveis assim que você abre o gabinete da máquina, permitindo removê-los e substituí-los com muito pouco esforço. A unidade central de processamento, no entanto, fica embaixo de um dissipador de calor e ventilador, dificultando o acesso. A CPU e o soquete da CPU são particularmente frágeis, portanto, manuseie-os com cuidado e remova o processador apenas quando for absolutamente necessário.

Etapa 1


Desligue o computador e, em seguida, desligue o interruptor da fonte de alimentação na parte traseira do gabinete, se o computador tiver um. Desconecte o computador da tomada.

Etapa 2


Use uma pulseira antiestática ou trabalhe em um tapete antiestático, se tiver. Caso contrário, tome precauções estáticas básicas, como tocar com frequência em uma superfície metálica do gabinete enquanto trabalha. Idealmente, você deve desconectar todos os cabos do computador e colocá-lo em uma mesa onde possa trabalhar em pé.

Etapa 3


Abra o gabinete do computador. Cada gabinete abre de forma diferente, mas muitos têm dois parafusos que prendem o lado esquerdo do gabinete. Se o painel lateral removível tiver um ventilador embutido, desconecte-o da placa-mãe para deixar o painel de lado.

Etapa 4


Localize o ventilador da CPU e desconecte o cabo de alimentação da placa-mãe. Normalmente esta será a única ventoinha localizada diretamente na placa-mãe.

Etapa 5


Gire a cabeça de cada uma das "pernas" ao redor do ventilador e do dissipador de calor para desbloqueá-lo da placa-mãe e, em seguida, puxe cada perna para cima para desconectá-lo. Você pode precisar de uma chave de fenda para girar as pernas. Se o seu processador tiver parafusos em vez de pernas, basta desaparafusá-los.

Etapa 6


Mexa suavemente o dissipador de calor e o ventilador enquanto puxa todo o dispositivo para cima para removê-lo da CPU.

Etapa 7


Remova a trava que prende o processador e levante a peça de retenção para fora do caminho.

Etapa 8


Levante o processador para fora do soquete, segurando-o pelas bordas. Não tente deslizar o processador para fora ou agarrá-lo por uma extremidade.

Etapa 9


Coloque a CPU em um local seguro se você planeja usá-la novamente. O ideal é devolvê-lo à sua embalagem original ou colocá-lo em um saco antiestático. Se você não estiver instalando uma nova CPU imediatamente, recoloque a tampa plástica do soquete na placa-mãe para manter a poeira fora do soquete.

Dica


Sempre que você remover um dissipador de calor de uma CPU, você precisará limpar completamente a pasta térmica do dissipador de calor e da CPU e aplicar uma nova pasta antes de usá-la novamente.

Alguns dissipadores de calor de CPU de pós-venda parafusam no lugar em vez de usar pernas de plástico. Com esses produtos, pode ser necessário remover os parafusos da parte traseira da placa-mãe removendo o lado direito do gabinete ou removendo a placa-mãe completamente.

Aviso


Ao substituir sua CPU, lembre-se de que cada placa-mãe possui um tipo de soquete específico. Uma CPU com um tipo de soquete incompatível não serve, e tentar instalar uma pode danificar o chip ou a placa-mãe.

As informações neste artigo se aplicam a muitos tipos de processadores e aos ventiladores e dissipadores de calor que os acompanham. Se você instalou um ventilador ou dissipador de calor de reposição, verifique o manual para obter instruções diferentes.