>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como programar um PABX


PBX é um termo que se refere a uma troca de filiais privadas. Um PBX é uma central telefônica usada para fornecer comunicações para empresas que permite aos usuários compartilhar linhas telefônicas externas, acessar recursos do telefone e ligar de ramal para ramal. Os sistemas telefônicos são usados ​​para empresas de algumas dezenas de funcionários a dezenas de milhares. A programação de um PABX pode ser relativamente simples em sistemas pequenos e muito complexa em sistemas grandes. Existem algumas etapas comuns necessárias para programar um PBX.

Etapa 1


Faça login no portal de administração do PBX com um computador e software de conectividade. A maioria dos fabricantes fornece este software para o PABX com a compra do sistema.

Etapa 2


Configure o plano de discagem para o sistema. O plano de discagem informa ao sistema quais são os números de ramal para começar e como obter uma linha externa, códigos de acesso às facilidades e o número do console de atendimento. Configure o número 9 para obter uma linha externa e 0 para o console do operador.

Etapa 3


Configure os parâmetros do sistema e os códigos de acesso aos recursos. Os parâmetros do sistema configuram música em espera, identificador de chamadas, alertas do sistema e várias opções de tratamento de chamadas. Códigos de acesso a recursos são números que você pode discar para acessar recursos do sistema, como conferência, discagem rápida, estacionamento de chamadas, cobertura de chamadas, captura de chamadas e transferência de chamadas, entre outros. Use números de um a três dígitos e certifique-se de que eles não correspondam a nenhuma parte dos números que você planejou para extensões.

Etapa 4


Configure as tabelas Classe de Restrições e Classe de Serviço. Essas tabelas configuram grupos de permissões para atribuir aos usuários. As permissões são recursos como discagem de longa distância, disponibilidade de encaminhamento de chamadas, chamadas prioritárias e outros. Restrinja as chamadas de longa distância apenas aos usuários que precisam acessar essas tabelas.

Etapa 5


Configure os troncos e o roteamento de saída. Os troncos são as linhas telefônicas usadas para chamadas de entrada e saída conectadas à operadora da central local, às vezes chamada de companhia telefônica. Coloque-os em grupos. Grupos de troncos são troncos ou linhas telefônicas que atendem aos mesmos tipos de chamadas. Configure-os em grupos de discagem local e de longa distância. Configure o roteamento para que as chamadas de saída viajem pelo caminho menos dispendioso.

Etapa 6


Configure o software para telefones no PBX. Configure as portas, tipos de telefones, exibições de nomes, botões de recursos, aparências de linha, permissões de chamadas e botões de discagem rápida para cada telefone que deseja instalar.

Etapa 7


Configure outros serviços, como linhas de fax analógicas, telefones de conferência, videoconferência, pager, música em espera, conectividade IP e serviços para agentes de call center. Os serviços de call center incluem roteamento de entrada, grupos de busca, vetorização de chamadas, números de identificação de agentes, botões de login e indicadores de chamada em espera. Grupos de busca são os números que os clientes chamam para atendimento; vetorização de chamadas são as instruções detalhadas do fluxo de chamadas entre o grupo de busca e o agente.

Dica


Cada fornecedor tem métodos diferentes para cada atividade de programação.