>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Máquinas de lavar roupas

Como transformar sua rotina de lavanderia de forma ecológica


Sendo a roupa lavada uma certeza de vida, junto com a morte e os impostos, você também pode torná-la tão atenciosa quanto possível para com a nossa terra e as gerações futuras que a habitarão.

Embora não possamos prometer que essas dicas tornarão o dia da lavanderia mais emocionante (para isso, tudo o que podemos prescrever é um bom podcast), elas certamente o tornarão mais verde.

1. Compre aparelhos eficientes em energia e água


Lavadoras que consomem água e secadoras que consomem muita energia podem consumir seu orçamento e uma grande quantidade de recursos valiosos do planeta.

Então, como você escolhe uma máquina eficiente? Ao fazer compras, você verá que cada máquina possui uma classificação Energy Star projetada para ajudá-lo a escolher um modelo eficiente. Quanto mais estrelas, mais eficiente em termos energéticos a máquina.

No entanto, a especialista em produtos brancos da CHOICE, Ashley Iredale, explica que essas etiquetas só são úteis se você comparar máquinas com capacidade semelhante usando exatamente as mesmas configurações que o fabricante usou ao registrar a máquina. Por exemplo, uma máquina de lavar maior pode ter mais estrelas do que uma menor porque há economias de energia inerentes em uma carga maior, mas provavelmente usará mais energia e água em um ano.



Por outro lado, escolher uma máquina de 6 estrelas que usa 80 litros de água por carga em vez de uma máquina de 3 estrelas com a mesma capacidade economizará 18.000 litros de água e cerca de US$ 54 por ano.

Se você está no mercado para uma nova máquina de lavar, recomendamos optar por um carregador frontal, pois eles podem usar até 70% menos água do que os carregadores superiores do mesmo tamanho. Em uma de nossas análises recentes, um top loader obteve 0% de eficiência de água, consumindo chocantes 214 litros por ciclo. Em contraste, o carregador frontal mais eficiente de capacidade equivalente utiliza apenas 46 litros por ciclo. Curiosamente, as duas máquinas são feitas pela mesma marca.

Os programas ecológicos geralmente usam temperaturas mais baixas e menos água, mas podem levar mais tempo.

2. Faça cargas completas e considere lavagem a frio, rápida ou ecológica


Uma carga completa não apenas maximiza o consumo de água e energia de uma máquina de lavar, mas sua família e colegas de casa podem agradecer. Faça as rondas de roupas sujas ou tenha um cesto de roupa suja para que você possa aproveitar ao máximo um único ciclo e fazer menos lavagens.

Tenha em mente que nem todos os programas de uma máquina serão capazes de lavar de forma eficaz quando a máquina estiver em plena capacidade – você normalmente precisará usar o programa de algodão para grandes cargas, diz Ashley. No entanto, para roupas levemente sujas, uma lavagem fria, rápida ou ecológica geralmente oferece resultados completamente aceitáveis.

Como a maior parte da energia de uma máquina de lavar é usada no aquecimento da água, lavar a frio é a escolha mais sustentável, economizando até 80% do uso de energia. Usar água quente também pode fixar mais as manchas do que lavar com água fria.

“Lavar com água morna é um pouco melhor do que lavar com água fria, mas está tão perto hoje em dia que não vale a pena a energia extra e o custo de um ciclo quente, principalmente com detergentes modernos à base de enzimas que são projetados para lavagem com água fria”. diz Ashley.

Lavagens a frio também podem ajudar a manter suas roupas fora do aterro por mais tempo. Como? A água quente pode danificar os corantes e causar encolhimento, acabando com a vida útil da sua roupa bem antes do tempo.

3. Use o sol e abandone os pinos de plástico


Embora a La Niña tenha mantido grande parte da Austrália em um estado encharcado durante grande parte deste ano, você pode aproveitar o sol quando o tiver. A secagem no varal é quase gratuita (exceto o custo de um varal e pinos) e a maneira mais ecológica de secar suas roupas, não emitindo um único grama de carbono na atmosfera.

Se você usar o secador algumas vezes por semana, estará produzindo em um mês aproximadamente o mesmo dióxido de carbono que uma árvore madura pode absorver da atmosfera em um ano inteiro.

Mas fica melhor. Os raios UV atuam como um removedor de manchas natural.

Você pode descartar mais plástico de sua rotina de lavanderia mudando para pinos de aço inoxidável de grau marítimo que podem ser reciclados no final da vida útil ou pinos de madeira biodegradáveis ​​de fontes sustentáveis. Isso eliminará o custo e o desperdício de pinos de plástico que acabarão em aterros sanitários quando inevitavelmente quebrarem.

4. Troque o sabão em pó e os pós por alternativas mais ecológicas


Detergentes de lavanderia cheios de produtos químicos e com muitas embalagens plásticas podem ser terríveis para o meio ambiente, então você pode considerar abandoná-los em favor de opções mais ecológicas. No entanto, tenha cuidado com o 'greenwashing' seguindo os conselhos do nosso especialista sobre o que procurar nos chamados detergentes para a roupa 'eco-friendly':
  • Ingredientes à base de plantas de origem local
  • Embalagem mínima, recarregável ou reciclável
  • Baixas milhas de viagem (Embora sejam convenientes, produtos recarregáveis ​​de varejistas on-line podem usar milhas de viagem consideráveis ​​para chegar à sua porta. Você pode procurar produtos recarregáveis ​​em sua loja local de alimentos integrais ou produtos verdes.)
  • Fabricantes que usam energia renovável

E como saber se realmente funciona? Em nosso teste de eficácia de produtos domésticos ecologicamente corretos, detergentes para roupas e pós testados, bem, decentemente, com o detergente ecológico Cove de maior desempenho chegando a 68% de eficácia.

Dependendo de suas necessidades de lavagem, muitos detergentes ecologicamente corretos farão um bom trabalho para refrescar roupas levemente sujas, diz Ashley. Com novos produtos ecologicamente corretos chegando ao mercado diariamente, em breve talvez não tenhamos que nos contentar com o que é bom o suficiente.

Compre por classificação ética


Ao analisar os produtos em nossas análises, você verá uma classificação ética para alguns produtos que testamos, incluindo detergentes para roupas. Embora não esteja incluído em nossa pontuação, a pontuação Shop Ethical avalia o impacto ambiental e social da empresa (não do produto) usando fontes independentes. Isso irá ajudá-lo a escolher comprar produtos feitos por empresas que têm um melhor histórico ecológico.

5. Abandone produtos de lavanderia desnecessários e às vezes prejudiciais


Produtos que não funcionam são uma perda de tempo, dinheiro e materiais usados ​​para fazê-los. Eles também podem desperdiçar água e energia fazendo com que você execute sua carga novamente. Afaste esses culpados da sua rotina.
  • Grânulos de lavanderia e complementos de lavanderia perfumados . Eles podem cheirar bem (para alguns), mas são produtos químicos caros e desnecessários e adicionam plástico extra ao seu armário de lavanderia. Leia nossa análise de grânulos de lavanderia para saber mais.
  • Bolas mais secas. Bolas secadoras são bolas de tênis glorificadas que se destinam a entrar na secadora e acelerar o processo de secagem. "Simplesmente, eles não funcionam", diz Ashley. Leia mais sobre bolas de secador aqui.
  • Nozes de sabão e bolas de lavanderia. Em nosso teste de carregador frontal, essas duas alternativas de detergente tiveram um desempenho pior do que a água sozinha ou alguns pontos percentuais melhor, dependendo da marca.
  • Amolecedores de tecidos. Nuvens fofas e bebês felizes nas garrafas de amaciantes podem fazer até o coração mais duro derreter, mas não se deixe enganar. Os amaciantes de roupas poluem nossos cursos d'água, revestem nossas roupas com produtos químicos, reduzem a resistência ao fogo das roupas e reduzem a absorção de umidade dos tecidos. Eles também podem reduzir a vida útil da sua máquina de lavar, pois contribuem enormemente para o acúmulo de resíduos no tambor. Em vez disso, veja como usar ingredientes como vinagre, bicarbonato de sódio e sal Epsom para um amaciante de roupas caseiro.

6. Use barras removedoras de manchas para remover manchas de roupas limpas


Uma pequena mancha não deve ser motivo para jogar algo na lavagem. Se uma roupa estiver limpa, salve um ciclo e experimente uma barra removedora de manchas.

Essas barras de sabão sólidas são geralmente uma alternativa à base de plantas e minimamente embaladas ou sem embalagem aos removedores de manchas tradicionais engarrafados. Embora não tenhamos testado nenhuma barra removedora de manchas, Ashley diz que a maioria de seus ingredientes são semelhantes aos do sabão, tornando-os uma opção viável para remoção de manchas que pode economizar uma carga e minimizar o plástico em sua roupa.

7. Filtre os microplásticos – sério!


Uma das principais causas da poluição por microplásticos em nossos oceanos é a lavagem de roupas sintéticas. A poluição por microplásticos ocorre quando as roupas sintéticas sofrem tensões mecânicas e químicas durante o processo de lavagem, fazendo com que pequenas microfibras se soltem das roupas (pense no coletor de fiapos de uma secadora) e, eventualmente, entrem em nossos cursos de água.

“Você precisa de um filtro muito fino de cerca de 160 mícrons para filtrar os microplásticos”, diz Ashley. Os filtros vêm na forma de sacos de filtro nos quais você lava suas roupas, um filtro instalado na mangueira de drenagem da lavadora ou uma bola de microfibra para lavanderia.

8. Use água cinza em seu jardim


Agora que você filtrou os microplásticos, vamos falar de águas cinzas. Águas cinzentas são as águas residuais da sua máquina de lavar roupa que podem ser utilizadas no seu jardim (se estiver a utilizar produtos de lavandaria seguros para as águas cinzentas). Com máquinas de lavar produzindo entre 40 e 224 litros de águas residuais, cada lavagem é muita água que seu jardim e plantas da casa podem beber, e uma enorme economia de água se você tiver um grande jardim que você rega regularmente.

Você provavelmente está se perguntando se a água cinza é segura? Infelizmente, não é preto ou branco (sem trocadilhos), mas leia nosso guia para usar água cinza.