>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Como calibrar um termostato para um clima ideal em casa




Você sente que seu termostato não está atingindo sua temperatura definida? Ou você se vê constantemente ajustando a temperatura? Você já tentou todas as dicas de solução de problemas do termostato, mas não conseguiu resolver o problema?

Você provavelmente não pensou nisso a princípio, mas a calibração incorreta do termostato pode ser um grande problema.

O termostato atua como o cérebro do seu sistema HVAC e regula a temperatura da sua casa, por isso é importante garantir que ele esteja devidamente calibrado. Se o termostato não estiver ajustado, ele não poderá ler a temperatura da sua casa corretamente e sua unidade HVAC nunca atingirá a temperatura desejada. Isso não apenas leva a um ambiente doméstico desconfortável, mas também aumenta seus custos de energia.

Aqui está um guia detalhado sobre como calibrar um termostato, seja ele programável ou mecânico.
Lidando com a perda de calibração do termostato
  1. Sinais de calibração incorreta do termostato
  2. Como verificar a calibração do seu termostato
  3. Com que frequência você deve calibrar seu termostato?
  4. A limpeza pode ajudar na perda de calibração do termostato?
  5. Como calibrar um termostato programável ou inteligente
  6. Como calibrar um termostato mecânico
  7. Quando chamar os profissionais para calibração do termostato?
  8. Calibração do termostato – uma visão geral rápida

Sinais de calibração incorreta do termostato


Se você achar que sua casa não é tão confortável quanto costumava ser, pode ser porque o termostato está desligado alguns graus. Sinais comuns de calibração inadequada incluem:

1. Altas contas de energia


Um termostato funcionando corretamente manterá sua casa em uma temperatura confortável sem permitir que sua unidade utilize energia excessiva.

Se você notar um aumento repentino em suas contas de energia sem qualquer motivo óbvio, talvez seja necessário ajustar seu termostato. A calibração incorreta pode fazer com que seu sistema de aquecimento e resfriamento seja ligado e desligado com mais frequência, o que desperdiça energia e causa desgaste desnecessário em sua unidade.

2. Temperatura flutuante


Se a temperatura em sua casa flutuar muito, mesmo quando o termostato estiver ajustado para uma temperatura específica, provavelmente não está calibrado corretamente. Se alguns cômodos estiverem muito quentes ou muito frios, pode ser um sinal de que você precisa recalibrar seu termostato.

Relacionado :Um guia completo para encontrar as configurações perfeitas do termostato para sua casa

3. Nível de conforto reduzido


A temperatura da sua casa pode afetar muito o seu conforto diário. Por exemplo, você configurou seu termostato para 73F; ele ativará o resfriamento se a temperatura ambiente subir acima disso. Mas se o seu termostato tiver um problema de calibração e estiver lendo 5 graus mais alto, ele acionará o resfriamento quando a temperatura exceder 78F.

Além disso, também pode afetar seu sono quando você acorda devido ao calor ou frio extremo no meio da noite. Veja como atingir a temperatura ideal para dormir.

Como verificar a calibração do seu termostato


O processo de verificação de calibração envolve a correspondência da leitura do termostato com a temperatura do seu quarto. Para isso, você deve calcular a diferença entre as duas leituras.
  • Primeiro, pegue um termômetro, enrole-o em uma toalha elétrica e coloque-o perto de onde o termostato está instalado. Você pode colocá-lo em um rack próximo ou prendê-lo na parede.
  • Certifique-se de que seu termostato esteja em um local ideal e que nenhum fator externo, como luz solar direta ou correntes de ar, interfira nas leituras.
  • Aguarde 15 minutos e depois verifique as leituras do termômetro e do termostato. Anote as leituras e calcule a diferença.

O cenário ideal é que ambas as leituras sejam exatamente iguais. No entanto, uma diferença de um a três graus é aceitável. Se as leituras excederem esse intervalo, seu termostato precisará ser calibrado. Por exemplo, se o termômetro estiver lendo 78F e seu termostato estiver lendo 73F, há uma diferença de 5 graus que precisa ser ajustada.

Com que frequência você deve calibrar seu termostato?


É melhor verificar a calibração do seu termostato uma vez por ano; no entanto, seu termostato pode não precisar ser ajustado, a menos que haja um problema. O termostato pode perder a calibração devido ao acúmulo de poeira no interior, batidas acidentais ou perda de energia.

A limpeza pode ajudar na perda de calibração do termostato?


Como uma das principais razões para a calibração incorreta é o acúmulo de poeira e detritos, uma simples tarefa de limpeza às vezes pode ser suficiente para resolver o problema de calibração.

Para limpar o termostato programável ou mecânico, remova a tampa frontal. Em seguida, use uma escova macia para limpar a poeira interna. Você também pode usar cotonetes ou um pano macio para limpeza. Se você notar corrosão no interior, um limpador de contato elétrico pode ser usado para removê-lo.

Para termostatos inteligentes, não há necessidade de limpeza interna. Você pode simplesmente usar um pano macio para tirar o pó levemente da tela e da área ao redor.

Observação :Não use aspirador de pó para limpar o interior do termostato, pois ele pode ser muito forte para peças delicadas.
Torne seu AC inteligente
Cielo Breez Plus

O melhor controlador de CA inteligente da indústria com controles locais
Compre agora $ 114 $ 149
Cielo Breez Eco

Controlador AC inteligente com melhor valor em branco
Compre agora $ 73 $ 99
Cielo Breez Eco

Controlador AC inteligente mais valioso em preto
Esgotado $ 68 $ 99

Como calibrar um termostato programável ou inteligente




Antes de calibrar seu termostato, lembre-se de que cada termostato possui controles diferentes e é melhor consultar o manual para encontrar as opções de ajuste.

1. Acesse o modo de calibração


Pegue o manual do seu termostato e verifique como você pode entrar no modo de calibração.

Em alguns modelos, é necessário desligar o termostato e pressionar os botões para cima e para baixo. Você então entrará no modo de calibração. Em outros modelos de termostato, você encontra esse modo em 'definir valor de oscilação de revisão' na seção do menu.

2. Faça ajustes


Quando estiver nas configurações de calibração, pressione as teclas de seta para ajuste de temperatura. Você pode aumentar o número ou diminuí-lo dependendo dos cálculos.

Se você quiser aumentá-lo, pressione o sinal + até que a temperatura selecionada seja exibida na tela. Para diminuir a temperatura, pressione o sinal –.

Após ajustar o termostato, saia do modo de calibração usando os botões 'voltar' ou 'sair'.

3. Verifique novamente a calibração


Para verificar se sua calibração funcionou, pegue seu termômetro e siga o mesmo procedimento novamente. Continue seus ajustes, se necessário, até obter o valor correto.

Como calibrar um termostato mecânico


Existem dois tipos de termostatos mecânicos – um tipo vem com um parafuso de calibração e o outro tem um interruptor de mercúrio. Determinar o tipo exato é importante, pois cada um tem um processo de calibração diferente. Se não tiver certeza, consulte o manual para obter orientação.

Relacionado :Diferentes tipos de termostatos e o que melhor combina com você

1. Remover elementos de interferência


Remova qualquer coisa que possa influenciar a leitura do termostato, como equipamentos eletrônicos. Além disso, certifique-se de que não haja luz solar atingindo diretamente o termostato.

2. Calibre seu termostato mecânico


Termostatos com parafuso de calibração

Os termostatos do tipo parafuso podem ser ajustados girando um pequeno parafuso localizado em uma bobina interna.
  1. Para calibrar o termostato, remova a tampa levantando-a com cuidado.
  2. Você precisará usar uma chave inglesa para manter o mostrador reto para poder girar o parafuso. O parafuso está localizado no centro de uma peça curva de metal fino dentro do dispositivo.
  3. Gire o parafuso para frente e para trás com a ajuda de uma chave de fenda até sentir que os contatos se abriram. Aguarde alguns segundos.
  4. Em seguida, gire o parafuso de calibração novamente até que os contatos estejam fechados. Isso redefine a calibração do termostato.

Termostatos com interruptor Mercury

Os termostatos de mercúrio têm um frasco de mercúrio que precisa ser nivelado para funcionar corretamente.
  1. Embora você não trabalhe diretamente com fios energizados, ainda é uma boa prática desligar a energia na caixa do disjuntor.
  2. Remova a tampa do termostato e certifique-se de que a sub-base esteja nivelada corretamente na parede. Você pode usar os suportes de nivelamento do termostato ou a área plana na parte superior para colocar seu nível.
  3. Afrouxe os parafusos de montagem e mova seus termostatos até que estejam na posição correta.
  4. Em seguida, aperte os parafusos de montagem. O nivelamento pode ajudar a ajustar a maioria dos termostatos de mercúrio.
  5. Se você tiver um forno com ciclos curtos, prossiga para localizar o antecipador de calor para fazer ajustes. Procure um pequeno disco com números de calibração. Geralmente está localizado no centro do termostato. O disco tem as palavras ‘mais’ impressas nele. It also has an adjustment lever arm.
  6. If your furnace is cycling on/off frequently, move the heat anticipator adjustment lever closer to the ‘longer’ setting by one calibration number.
  7. If the furnace exceeds or never reaches your set temperature, move the adjustment lever away from ‘longer’ by one calibration mark.

3. Recheck the Readings


Let your HVAC unit run for 2 to 3 hours, and then recheck the readings. Then, repeat the steps where you took the thermometer and thermostat readings together and calculated the difference. If the difference is minimum, then great, but if not, continue to adjust the thermostat till you achieve the desired results.

When to Call the Pros for Thermostat Calibration?




If multiple calibration attempts don’t fix the issue, you may want to consider calling professionals. With a professional service, you won’t have to go through the trial-and-error stage, and your issue will be diagnosed and solved quickly.

You can also choose to replace your thermostat entirely and move to a better model. Advanced models such as smart thermostats are certainly a better option. They offer Wi-Fi connectivity and allow you to control your HVAC unit using your phone. Plus, smart thermostats help to save on energy bills. You can install the smart thermostat on your own; however, if the wiring of your old thermostat doesn’t match with the new one, it’s best to get help from the pros.

Thermostat Calibration – A Quick Overview


Your thermostat senses your home temperature and helps to maintain your preferred temperature. Calibration is important to help the thermostat read the correct temperature. A thermostat usually loses calibration due to dust and dirt build or sudden power loss. And if your device is not adjusted, it can cause a number of problems, such as increased energy bills and discomfort in your home environment. Fortunately, calibration is a simple process. With slight effort, you can ensure that your thermostat is working correctly and help to improve your home’s energy efficiency.