>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Ar condicionado congelando? Explore as causas do congelamento de CA e o que você pode fazer


Durante uma noite quente e úmida de verão, você está relaxando em seu sofá, assistindo a um bom filme no conforto de seu quarto refrigerado, e de repente seu ar condicionado para de funcionar. Não há ar frio saindo do aparelho e você é forçado a investigar o problema com grande estresse. No meio do verão, para sua surpresa, você encontra seu ar condicionado congelando!

Você pode começar a se perguntar como seu ar condicionado está congelando no calor escaldante do verão. Embora seja um evento raro de infortúnio, os condicionadores de ar ocasionalmente congelam nos meses mais quentes.

Então, vamos ver como você pode descongelar seu AC rapidamente e evitar que tal instância aconteça novamente.

O que fazer quando o ar condicionado congela?


Quando você perceber que seu AC está congelando, você deve imediatamente descongelá-lo para evitar mais danos. Aqui estão os três passos que você precisa seguir para que um condicionador de ar congelado.

Etapa 1 – Descongele seu ar condicionado


Descongelar seu AC pode levar de 1 a 24 horas, dependendo da quantidade de gelo formada.

Como primeiro passo, você precisa mudar seu termostato de frio para desligado. Enquanto está quente e esta é a última coisa que você quer fazer, bobinas AC congeladas podem ser bastante perigosas para o seu compressor - uma das partes mais valiosas e caras do seu sistema HVAC!

Você precisa desligar sua unidade para descongelar o gelo, e ligar o ventilador ajudará a soprar ar quente sobre as bobinas de CA congeladas, acelerando assim todo o processo de descongelamento.

No entanto, se você notar geada nos ventiladores, não use o modo de ventilador. Isso, no entanto, será mais longo, mas seja paciente. Não tente quebrar o gelo com um objeto pontiagudo, pois isso pode danificar seus componentes de CA, causando mais danos do que benefícios.

Se você quiser descongelar seu ar condicionado rapidamente, você pode até usar um secador de cabelo. Se você notar que a água está pingando fora da bandeja de drenagem e entrando em dutos e outras partes, use um aspirador de pó úmido para limpá-lo. Embora possa haver inúmeras explicações para o vazamento de água da unidade de CA interna, as bobinas do evaporador congeladas são um dos principais motivos.

Etapa 2 – Seque seu AC


Uma vez que o gelo tenha descongelado, você precisa deixar as bobinas secarem antes de ligar a unidade novamente. Retire a tampa e deixe o ar condicionado secar ao ar.

Etapa 3 – Encontre a causa e conserte-a


Pode haver várias razões que fazem com que seu ar condicionado congele. Primeiro, encontre a causa, caso contrário, suas bobinas AC continuarão a congelar novamente. Uma vez resolvido e corrigido, ligue o sistema HVAC novamente e ligue o termostato para o 'modo frio'. Se você notar ar mais frio soprando em seu quarto, está tudo bem!

Vamos investigar por que os condicionadores de ar congelam.

O que faz um ar condicionado congelar?


Para entender o que causa o congelamento de um ar condicionado, você precisa conhecer a ciência básica de como funciona um ar condicionado.

Seu AC recebe ar quente de sua casa, que é soprado pelas bobinas do evaporador. O refrigerante líquido que reside nas bobinas absorve o calor e a umidade do ar. Ele muda seu estado de líquido para gás e é levado para a unidade externa, onde o calor é removido. O excesso de umidade também é drenado através da bandeja de drenagem de condensado localizada sob as serpentinas do evaporador.

Para uma operação regular, seu AC precisa de um suprimento contínuo de ar quente. Se o ar quente de sua casa não atingir o refrigerante, ele fica tão frio que qualquer umidade nas bobinas congela.

Portanto, problemas que impeçam o fluxo de ar dentro da unidade de ar condicionado ou problemas com o fluxo de refrigerante podem resultar no congelamento da unidade de CA. Vamos explorar algumas das causas, além de como você pode evitar que seu ar condicionado congele:

1. Filtros sujos causando um bloqueio


Os filtros de ar do seu AC garantem uma circulação de ar limpa em sua casa. Eles retêm os poluentes do ar interno e permitem a entrada de ar fresco. Para funcionar de maneira ideal, eles precisam de limpeza periódica, e a falha pode acumular poeira e detritos. Em perfeitas condições, o ar mais quente que passa pelo filtro evita a formação de gelo nas serpentinas. Mas quando está entupido, há falta de fluxo de ar, o que leva ao congelamento do ar condicionado.

Solução:

A solução óbvia para esse problema é verificar seus filtros de ar e, se estiverem sujos ou entupidos, faça uma limpeza completa. Mas certifique-se de secá-lo completamente antes de colocá-lo de volta para uso.

Se o filtro tiver muita sujeira ou detritos, pode ser uma boa ideia comprar um novo filtro em vez de limpar o antigo.

Durante a alta temporada, você deve limpar seus filtros AC a cada duas semanas e substituí-los a cada 3-4 meses.

Prevenção:

Ajuste seu ar condicionado, especialmente no início da temporada e a cada poucos meses, dependendo do seu uso. Além disso, você pode usar um controlador de CA inteligente para ser notificado quando seu filtro provavelmente precisar de limpeza. Isso ajudará a manter sua unidade em excelentes condições e evitará problemas de congelamento do ar condicionado!

2. Configurações incorretas do termostato e do ventilador


Manter a temperatura e a velocidade do ventilador baixas pode afetar a forma como o AC transfere o calor de dentro para fora.

Quando a temperatura externa é bastante alta nos meses de verão, o ventilador precisa funcionar em alta velocidade para diminuir a temperatura interna. Isso ocorre porque a baixa velocidade do ventilador pode sobrecarregar a unidade e terá dificuldade em manter a temperatura.

Nesse caso, a baixa circulação de ar combinada com um refrigerante frio circulando na unidade faz com que o gelo se forme nas bobinas.

Solução:

Aumentar a velocidade do ventilador e fornecer o fluxo de ar necessário é a chave aqui. Você também pode aumentar as configurações do termostato para evitar que o refrigerante frio flua pelo sistema.

Prevenção:

É melhor evitar usar o ar-condicionado por longos períodos em temperaturas extremamente baixas para evitar que o ar condicionado congele.

3. Compressor ruim


Um compressor é considerado o coração de uma unidade HVAC e é responsável por comprimir o refrigerante e remover o calor da sua casa.

Não cuidar da manutenção do seu AC pode afetar o funcionamento do seu compressor e até causar sua falha.

Um compressor desgastado não pode bombear efetivamente o refrigerante, o que, por sua vez, leva a bobinas de CA congeladas. Nessa situação, as bobinas permanecem frias continuamente e qualquer condensação nelas se transforma em gelo.

Solução:

Você não pode consertar um compressor ruim e é recomendável substituí-lo com prioridade. Entre em contato com o suporte HVAC e peça para eles avaliarem seu compressor.

Prevenção:

Manter-se atualizado sobre a manutenção do seu HVAC é a chave para evitar problemas de congelamento da unidade de CA.

4. Correndo AC em noites frias


Conforme explicado anteriormente, o ar ao redor das serpentinas do evaporador pode esfriar durante a operação, e é necessário um fornecimento constante de ar quente para que não congele.

Quando as temperaturas caem bastante, o refrigerante fica tão frio que congela qualquer umidade no ar antes mesmo de circular pelas bobinas.

Solução:

Para evitar esse problema, coloque o ar condicionado no modo de ventilação e mantenha-o funcionando por um tempo até o gelo derreter.

Prevenção:

Evite usar o ar condicionado em noites frias. Em vez disso, abra as janelas para obter o efeito fresco e arejado quando a temperatura cair à noite.

Além disso, você pode usar um termostato inteligente ou um controlador de CA inteligente para programar sua unidade para desligar quando a temperatura cair abaixo de um determinado nível.

5. Sujeira e Poeira Entupindo a Bobina do Evaporador


Quando foi a última vez que você foi para afinação de AC?

Se você não consegue se lembrar, é provável que poeira e detritos tenham se acumulado nas próprias bobinas do evaporador e exijam uma limpeza severa. Além disso, se você tiver um ar-condicionado antigo, que não foi reparado há algum tempo e está coberto de poeira e sujeira, há uma grande chance de levar a bobinas de CA congeladas após uso prolongado.

O acúmulo de sujeira na serpentina dificulta a transferência de calor entre a serpentina e o refrigerante. Com o refrigerante tornando a bobina extremamente fria e sem que haja transferência de calor suficiente, a temperatura eventualmente cai, levando a bobinas de CA congeladas.

Solução:

A solução imediata é colocar o ar condicionado no modo de ventilação por um tempo e deixar o gelo derreter. Recomenda-se que você não execute a unidade a menos que tenha limpado completamente suas bobinas de CA. Retire a tampa frontal da bobina do evaporador e limpe-a com uma escova ou pano macio. Você terá que fazer isso depois que o gelo derreter, no entanto.

Prevenção:

Faça a manutenção regular da sua unidade e mantenha-a na melhor forma! Quanto melhor você cuidar do seu aparelho, mais ele funcionará.

6. Níveis baixos de refrigerante causam o congelamento das bobinas de CA


O baixo nível de refrigerante é um grande problema para os aparelhos de ar condicionado, mas também pode causar o congelamento do ar condicionado. Como o refrigerante em seu sistema é relativamente baixo, ele deve se expandir mais durante a transição de líquido para gás. Mais expansão leva a uma temperatura mais baixa dentro da unidade que pode congelar rapidamente qualquer umidade nas bobinas.

Nesse cenário, provavelmente há um vazamento de refrigerante em algum lugar do sistema ou suas linhas de refrigerante estão danificadas.

Solução:

No caso de um vazamento ou problema mecânico, é melhor chamar um profissional de HVAC que examinará minuciosamente o seu ar condicionado e, em seguida, identificará e consertará o vazamento. O técnico também irá completar o refrigerante até os níveis recomendados, garantindo que seu ar condicionado esteja funcionando em perfeitas condições.

Prevenção:

Novamente, a melhor maneira de evitar que seu ar condicionado congele é se concentrar em sua manutenção. A manutenção regular ajudará a identificar os primeiros sinais de alerta, como rachaduras e acúmulo de corrosão que causam vazamento de refrigerante.

7. Sistema de drenagem entupido


Seu sistema HVAC não apenas mantém a temperatura, mas também remove a umidade de sua casa. Além disso, possui um sistema de drenagem que permite que esse excesso de umidade seja drenado para fora de sua casa.

No entanto, em caso de bloqueio na bandeja de drenagem ou na linha de drenagem de condensado, a água volta para o sistema e congela nas serpentinas quando o refrigerante absorve calor. Portanto, o acúmulo de detritos e a negligência com a manutenção é o motivo do entupimento do sistema de drenagem.

Solução:

Desligue o sistema e localize a bandeja de drenagem. Esvazie-o e limpe-o com solução de água e sabão. Depois disso, verifique a linha de drenagem e use uma escova de arame para esfregá-la bem. Pode exigir aspiração úmida / seca se estiver completamente bloqueada.

Prevenção:

A manutenção regular do AC é essencial para evitar esse problema no futuro. Recomenda-se que você despeje água sanitária e solução de água na linha de drenagem a cada seis meses para uma limpeza completa e para evitar qualquer crescimento de mofo.

8. Motor do ventilador com defeito


O ventilador foi projetado para soprar o ar em sua unidade de CA, o que permite a distribuição do ar por toda a sua casa. Ele pega o ar aquecido ou resfriado da unidade e o circula em sua casa girando o ventilador.

Quando o ventilador está quebrado ou com defeito, isso afeta negativamente o fluxo de ar e resulta no congelamento do ar condicionado. Às vezes, ele para de funcionar e, nesse caso, a umidade nas bobinas pode congelar rapidamente, pois essencialmente não há ar se movendo pelo sistema.

Solução:

Chame um técnico de HVAC para dar uma boa olhada no ventilador. Além de verificar o funcionamento geral do seu ventilador, eles também verificarão a velocidade de rotação e a potência do ventilador. Você pode precisar de reparo ou substituição dependendo do dano.

Prevenção:

Ter uma inspeção regular por profissionais de HVAC pode evitar esse problema.

9. Bloqueio de ventilação


A maioria dos proprietários não está ciente de que um simples problema de bloqueio de ventilação pode levar ao congelamento do AC.

Às vezes, você inadvertidamente bloqueia as saídas de ar, o que pode interferir no fluxo de ar HVAC. Por exemplo, móveis grandes, persianas ou cortinas podem obstruir o fluxo de ar e causar o congelamento do ar condicionado. Você também pode fechar os que não estão em uso, mas lembre-se de que fechar muitas aberturas pode levar ao congelamento do ar condicionado.

Solução e prevenção:

Este problema é bastante fácil de corrigir. Primeiro, verifique todas as suas aberturas e veja se alguma coisa está bloqueando-as. Em seguida, afaste qualquer coisa que esteja na frente das aberturas. Finalmente, certifique-se de que há um amplo espaço perto das aberturas para circulação de ar livre.

Até agora, você deve ter todas as suas respostas para seus problemas de congelamento de AC. Portanto, faça uma boa limpeza no seu ar condicionado, cuide dos seus filtros AC e desfrute de um ambiente doméstico confortável!