>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Guia definitivo para alcançar os níveis ideais de umidade doméstica!


Quais são os níveis de umidade ideais? Esta pergunta tem sido frequentemente feita por proprietários de imóveis em todo o país, e não há uma resposta perfeita para isso. Mas antes de tentarmos responder a esta pergunta, vamos primeiro conhecer a humidade e os seus efeitos no nosso nível de conforto.

Há muito se sabe que os níveis de umidade doméstica têm um grande impacto no conforto da casa, independentemente do clima e da localização. Além disso, os níveis de umidade podem não apenas afetar seu conforto e sono, mas também afetar a manutenção da sua casa. É por isso que o gerenciamento dos níveis de umidade da casa deve ser uma prioridade de todos os proprietários e deve ser cuidado da mesma forma que cuidamos dos níveis de temperatura da nossa casa.

A maioria dos condicionadores de ar não fornece controles para os níveis de umidade, contando apenas com a temperatura. Se você deseja controlar seu ambiente apenas por meio dos níveis de umidade, confira os controladores CA inteligentes, que permitem configurar um nível de umidade que você deseja alcançar.

Antes de nos aprofundarmos nos níveis de umidade e como eles nos afetam, vamos primeiro entender o que realmente é a umidade.

O que é Umidade Relativa?


À medida que as temperaturas sobem ou descem, a capacidade do ar de reter água muda. O ar, a uma temperatura mais alta, tem a capacidade de reter mais água, enquanto o ar de baixa temperatura retém menos quantidade de água. É por isso que muitas vezes você pode ver o orvalho lá fora nas manhãs e noites de inverno. Isso ocorre porque o ar esfriou o suficiente para não reter mais água, e o excesso é então liberado.

A temperatura na qual o ar não pode reter mais água é chamada de ponto de orvalho. Em temperaturas abaixo do ponto de orvalho, o ar não pode reter mais água.

Assim, a umidade relativa é a quantidade de vapores de água presentes no ar “como uma porcentagem da quantidade total necessária para a saturação na mesma temperatura”.

Qual ​​é o nível ideal de umidade residencial?


Você deve estar se perguntando agora qual deve ser a umidade em um ambiente doméstico? A faixa ideal de umidade doméstica é de cerca de 30 a 45% e, ocasionalmente, pode atingir a marca de 50%. Mas a quantidade exata de umidade depende muito das estações do ano. Durante os verões, uma umidade entre 30-45% deve ser ideal, enquanto uma umidade relativa abaixo de 40% pode ser suficiente nos invernos. Maiores níveis de umidade no inverno podem levar a problemas de condensação.

Os níveis ideais de umidade doméstica também dependem da quantidade de atividade que você realiza, do design da casa e da preferência pessoal.

Como regra geral, a ASHRAE delineou os seguintes níveis de umidade para uma casa normal:
  • Confortável:30% – 60%
  • Recomendado:45% – 55%
  • Alto:65% – 80%

A faixa confortável de umidade doméstica está em algum lugar entre 30% e 60%. Porque qualquer porcentagem abaixo de 30 seria muito seca e qualquer porcentagem acima de 60 seria muito úmida. Uma coisa recomendada é nunca ultrapassar a marca de 50, pois pode permitir o crescimento de bactérias.

Nunca pode haver um único número que possa ser dado para umidade confortável, porque é subjetivo às suas necessidades individuais e depende de vários outros fatores, incluindo clima, estação, localização geográfica e até mesmo as roupas que você está vestindo.

Que efeito a umidade tem em mim?


O principal efeito da umidade é mantê-lo fresco no verão e quente no inverno. Altos níveis de umidade no verão podem levá-lo a suar profusamente e sentir-se pantanoso, mesmo sentado e sem fazer nada. Níveis inadequados de umidade podem não apenas resultar em desconforto, mas também levar a um risco maior de doenças e enfermidades prolongadas. É por isso que é imperativo manter os níveis ideais de umidade em casa.

Benefícios dos níveis de umidade perfeitos na saúde


Vejamos alguns dos efeitos positivos da manutenção dos níveis ideais de umidade doméstica no corpo humano:
  • Limpe os seios nasais, o que leva a uma melhor respiração.
  • Menor risco de infecções. O ar úmido reduz muito a capacidade de bactérias e vírus permanecerem no ar e transmitirem doenças.
  • Evite que a pele fique seca e escamosa.
  • Níveis adequados de umidade podem levar à hidratação do sistema respiratório, o que resulta no relaxamento das passagens nasais. Isso pode levar a uma redução no volume do ronco ou até mesmo a eliminação total.
  • Melhor qualidade do sono pode ser alcançada pela eliminação da garganta seca.
  • As dores de garganta podem ser evitadas mantendo níveis adequados de umidade.
  • Respirar ar limpo com níveis de umidade equilibrados ajuda a inalar oxigênio e a transportá-lo com muito mais conforto pelos vasos sanguíneos, reduzindo a fadiga.
  • Em uma atmosfera adequadamente úmida, seu corpo permanece suficientemente hidratado.

Mas isto não é tudo. Os níveis de umidade adequados também podem ajudá-lo a manter sua casa na melhor forma. Pinturas e quadros geralmente precisam dos níveis corretos de umidade para evitar que fiquem danificados ou inchados. No caso de fios e cabos elétricos danificados, altos níveis de umidade podem resultar em arcos e curtos-circuitos. Móveis de madeira também têm a chance de ficarem deformados e danificados devido a menos níveis de umidade.

Desvantagens dos altos níveis de umidade


Altos níveis de umidade significam que há muita umidade em sua casa. Isso não só causa desconforto pessoal, mas também danos à sua casa.

A umidade excessiva resulta em um ambiente perfeito para o crescimento e disseminação de mofo, bolor e fungos. Esses poluentes e contaminantes resultam na disseminação de doenças e enfermidades por toda a casa. O resultado é uma qualidade interna mais baixa para o ambiente familiar ou de escritório e maiores gastos com assistência médica.

Se os membros de sua casa têm asma ou alergias preexistentes, o problema pode ser agravado com altos níveis de umidade.

O efeito mais perceptível, embora de alta umidade, é uma sensação constante de encharcamento e sensação de pântano. Muitas vezes pode haver condensação nas paredes, móveis e janelas. Você pode começar a se sentir letárgico e preguiçoso, e não querer se levantar e fazer nada. Sudorese profusa também é outro efeito colateral. Você pode ficar tentado a ligar o ar condicionado para resolver o problema, resultando em aumento nas contas de energia.

Desvantagens dos baixos níveis de umidade


Assim como o excesso de umidade é ruim, baixos níveis de umidade podem ser igualmente prejudiciais.

Altos níveis de umidade podem criar terrenos férteis para mofo e fungos, baixos níveis de umidade podem criar ambientes propícios para bactérias e vírus. Estudos mostraram que a baixa umidade pode afetar a propagação de vírus pelo ar. Outros efeitos podem ser lábios rachados, pele seca e erupções cutâneas.

Outro efeito do ar seco é que você se sente mais frio do que está. Isso ocorre porque o ar seco puxa a umidade da sua pele. Isso nos faz sentir mais frio do que estamos e somos forçados a aumentar o aquecimento. Como esperado, isso resulta em contas de energia mais altas, o que poderia ter sido facilmente evitado se os níveis de umidade fossem controlados.

No caso de móveis de madeira e caixilhos de portas de madeira, etc., deve-se ter cuidado com a umidade. O ar seco danifica a madeira a uma taxa muito mais rápida do que o ar úmido e resulta em rachaduras e lascas de itens de madeira.

Como controlar a umidade?


Existem vários aparelhos e ferramentas disponíveis para aumentar ou diminuir os níveis de umidade. Passemos a alguns dos principais.

Umidificador/Desumidificador


O melhor método para manter a umidade ideal dentro de sua casa é usar umidificadores/desumidificadores. Ocasionalmente, esses sistemas são embalados junto com aparelhos de ar condicionado, mas para maior efeito são vendidos como aparelhos separados.

Ar condicionado


Se a única preocupação é a remoção da umidade, a melhor umidade para as residências pode ser alcançada por um ar condicionado. Para a maioria dos cenários, um AC faz o trabalho, mas se grandes quantidades de umidade forem removidas, um desumidificador terá que ser usado.

Exaustores


Talvez a maneira mais econômica de controlar a umidade, os exaustores circulam o ar por todo o espaço interno. Essa reciclagem constante do ar evita o acúmulo de umidade na sala devido a fontes de umidade, como chuveiros quentes, cozinhar e outras atividades semelhantes.

Controladores inteligentes


Estão sendo introduzidos no mercado termostatos mini-split ou controladores CA inteligentes que podem monitorar e manter automaticamente os níveis de umidade sem a necessidade de intervenção constante. Esses controladores podem ser controlados por meio de aplicativos móveis ou emparelhados com outros dispositivos domésticos inteligentes.

Barreiras de vapor


Na maioria das casas mais antigas, especialmente nas áreas suburbanas, as fundações são de terra e barro, sem nenhuma camada não penetrável no topo. O solo pode ter um teor de umidade de até 100% em alguns casos. A quantidade exata varia de acordo com a geografia, clima, conteúdo do solo e também a elevação da casa. Se houver um teor de umidade suficientemente alto no solo, a umidade pode penetrar no porão e depois em toda a casa e contribuir para os níveis de umidade. Isso pode representar um grande problema, pois a estrutura de fundação da casa pode ser colocada em risco. A solução para este problema é instalar uma cobertura plástica frequentemente chamada de barreira de vapor. Essas grossas folhas de plástico formam uma barreira sólida que impede a infiltração de umidade na casa. Cubra a folha com areia seca ou cascalho para maior resistência.

As casas modernas não precisam se preocupar com isso, pois já possuem fundações de concreto que formam uma barreira eficaz.

Prepare-se para alcançar a umidade perfeita em sua casa


A umidade pode ter um efeito marcante no seu conforto e saúde. Uma melhor compreensão do que a umidade significa e como ela afeta seu ambiente leva você a fazer escolhas melhores e mais inteligentes enquanto atende a esse problema.

Juntamente com o conforto, manter níveis de umidade perfeitos pode levar a contas de energia mais baixas, através da diminuição do uso de condicionadores de ar e mantendo seus termostatos alguns graus mais altos que o normal.

Isso é tudo por hoje. Agora é a hora de gerenciar os níveis de umidade em suas casas de uma maneira melhor e mais eficaz.