>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como saber se seu sistema de som está danificado

Dicas de solução de problemas de som automotivo para problemas comuns de desempenho


Os alto-falantes do seu carro estão desligados? O som não é tão claro como antes? Você pode ter um alto-falante queimado ou outro problema com o som do seu carro.

Infelizmente, alto-falantes estourados são mais comuns do que gostaríamos, especialmente com aparelhos de som que foram muito usados ​​com muita música com graves ao longo dos anos. Alto-falantes instalados incorretamente, na maioria das vezes com componentes incompatíveis, são outra causa comum de danos e deterioração.

Felizmente, existem maneiras fáceis de saber se você tem um alto-falante queimado, sem mencionar diagnosticar outros problemas com o sistema estéreo do carro.

Reunimos algumas soluções de problemas de som automotivo para ajudá-lo a obter o som de volta à qualidade cristalina que você deseja do seu sistema de som.

Diagnosticando o problema:o que verificar e ouvir


Se o som do seu carro não soa tão bem quanto costumava, seu primeiro passo deve ser ouvir o que está saindo dos alto-falantes.

Sente-se no carro estacionado e ligue o som sem ligar o motor. Você quer evitar qualquer ruído excessivo, então manter o motor desligado é uma obrigação.

Toque uma música com a qual você está familiarizado em seu estéreo. Idealmente, você deseja algo com uma faixa de som bastante ampla para ajudar a determinar como seus alto-falantes estão respondendo.

Ouça - como é o som? Ouça novamente com uma configuração neutra de graves e agudos e aumente o volume.

Mantenha seus ouvidos (e olhos) abertos para algumas dessas questões:

Distorção em volumes médios


O som sibilante ou difuso de distorção é um sinal comum de alto-falantes parcialmente queimados. Ouça esse som confuso ao aumentar o volume dos alto-falantes e observe se ele fica cada vez pior à medida que você aumenta o volume.

Sons difusos, abafados e crepitantes são normalmente causados ​​por uma bobina de voz danificada.

Sem vibração


Os alto-falantes criam som através da vibração. Assim, se você não sentir nenhuma vibração ao tocar nos alto-falantes, o cone do alto-falante pode não estar recebendo energia. Problemas de energia podem ser resultado de um problema de fiação ou de um componente com defeito no sistema estéreo do carro.

Falta de alcance


Se você notar uma falta de frequências altas, médias e/ou graves no som estéreo do seu carro, seus alto-falantes provavelmente estão parcialmente queimados. Ouvir por falta de alcance só é completamente possível se você souber a música de cor, então não deixe de ouvir suas músicas favoritas para verificar esse problema.

Sons de chocalhos e estalos


Se o único som proveniente de seus woofers for um som de chocalho, seus alto-falantes provavelmente estão queimados. Outro som para manter o ouvido atento é o estalo. Se você ouvir sons de estalo vindos de seus alto-falantes, seus tweeters provavelmente estão danificados.

O rádio do carro não está funcionando


Se você tiver problemas para ligar o som do carro completamente, ou se houver problemas com a tela e o som ligando e desligando, é provável que haja um problema com a energia, fiação, fusível, conexão de aterramento ou um conector solto na parte de trás do a unidade principal.

Teste de conexões


Para testar a conexão com os alto-falantes, remova os fios do alto-falante do amplificador e conecte os fios a uma bateria de 9 volts. Remova a tampa do alto-falante para poder olhar para o alto-falante enquanto o testa e ver se o cone está funcionando corretamente. Se o cone estiver funcionando, há um problema com a conexão e não com o alto-falante.

Impedância infinita


Uma maneira fácil de testar o desempenho de um alto-falante é testar sua resposta elétrica. Um testador de multímetro ajuda você a descobrir se o cone ou a bobina de voz está danificado.

Defina o medidor para ohms, certifique-se de que o alto-falante esteja desligado e toque o fio do multímetro nos terminais do alto-falante. Uma leitura de multímetro de 1,0 ohms significa que o alto-falante não está queimado, mas uma leitura de infinitos ohms significa que está queimado. Um alto-falante completamente queimado terá impedância infinita.

Teste de componentes estéreo do carro


Como o amplificador é a fonte de alimentação dos alto-falantes, você também deve testar esse componente ao solucionar problemas de um sistema estéreo automotivo danificado. Um amplificador danificado com um fusível ou capacitor com problema irá distorcer o som dos alto-falantes.

Para testar o amplificador, pegue seu leitor de multímetro e abra a caixa de fusíveis do amplificador. Toque o fio vermelho do multímetro em um poste no fusível. Toque o fio preto em outro poste. Se você ouvir um sinal sonoro depois de fazer isso, o fusível provavelmente está em boas condições e provavelmente há um problema com o capacitor. Se você não ouvir um bipe, o fusível está queimado e precisa ser substituído.

Reparando Danos


Inspecione o alto-falante quanto a sinais visuais de danos removendo a tampa e procurando por rasgos, rachaduras, rachaduras e furos. A maior parte do dano geralmente é perceptível no cone do alto-falante. Você também pode passar suavemente as mãos sobre o alto-falante para sentir arranhões e limpar poeira e sujeira.

Reparando danos menores


Você pode reparar pequenos furos e rasgos em seus alto-falantes com um selador de alto-falante. Mas lembre-se de que, embora isso melhore a qualidade do som do alto-falante, não restaurará o som de volta à sua qualidade original.

Para fazer com que seus alto-falantes parcialmente ou severamente danificados pareçam novos novamente, você precisará substituí-los ou consertá-los profissionalmente.

Quando você deve levar o som do seu carro para a loja?


Isso é facil. Se seus alto-falantes estiverem danificados, leve seu aparelho de som a um especialista em áudio automotivo para restaurá-los à sua antiga glória. Os especialistas em áudio automotivo podem reparar alto-falantes danificados e até reforçá-los para que tenham uma vida útil prolongada.

Infelizmente, alto-falantes e sistemas de som automotivo sofrem desgaste ao longo do tempo. Mas se você souber o que procurar (e ouvir), poderá descobrir o melhor caminho para consertar seu aparelho de som e fazê-lo parecer novo novamente.