>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Instalações personalizadas – passado e presente


As instalações personalizadas de áudio automotivo mudaram muito ao longo dos anos. Na maioria das vezes, as instalações personalizadas de anos atrás muitas vezes pareciam adições "parafusadas" a um veículo. Os sistemas modernos combinam perfeitamente com o seu interior. Os avanços nas técnicas de construção permitem que seu instalador crie formas multidimensionais complexas que parecem ter vindo da linha de montagem do veículo. Continue lendo enquanto comparamos os materiais e designs do passado com o que está disponível atualmente.

Unidades de origem


Se você observar uma instalação personalizada com mais de cinco anos, a marca registrada era uma unidade de origem de reposição no painel. Trabalhando para trás cronologicamente, vimos sistemas de navegação Double-DIN, receptores multimídia flip-up, receptores de CD de face destacável e toca-fitas extraíveis com trocadores de CD. A qualidade e os recursos dos rádios de fábrica simplesmente não podiam corresponder ao que o mercado de reposição tinha a oferecer.

À medida que empresas como a Ford lideraram a mudança para soluções integradas de infoentretenimento como o Ford Sync, os fabricantes de veículos aumentaram sua ênfase em fornecer aos clientes mais funcionalidades e melhor desempenho. Navegação, suporte USB para arquivos MP3 e WMA, controle de iPhone e sistemas de câmera de backup agora são comuns até mesmo nos veículos mais básicos.

Unidades de fonte modernas tornaram-se um sistema de controle central para funções do veículo, como ajustes de aquecimento e refrigeração. Eles também se tornaram displays de informações do veículo para coisas como monitoramento da pressão dos pneus. No passado, o rádio era um único componente que executava uma única tarefa. Agora, eles são parte integrante do carro e não são mais uma opção que pode ser substituída facilmente. Muitos veículos modernos usam sistemas multimídia distribuídos que não podem ser substituídos.

Como atualizamos o sistema de som? Seu revendedor especializado em eletrônicos móveis está equipado com várias soluções de integração que funcionam com sua unidade de origem de fábrica. Esses produtos permitem a instalação de amplificadores de alta potência, processadores de sinal e atualizações de alto-falantes para melhorar drasticamente o desempenho do sistema. Os fabricantes de veículos raramente investem em alto-falantes de alta qualidade, portanto, há uma ampla oportunidade de melhorar até mesmo os sistemas de som OEM de marca premium.

Integração Cosmética


Outro sinal revelador de um sistema de som antigo e sofisticado eram os painéis de porta personalizados. Um conjunto de componentes de reposição montados em uma placa adaptadora ou painel em cima da capa da porta da fábrica era comum. Uma instalação premium pode ter uma grade coberta de tecido personalizada sobre o alto-falante em vez da grade de malha fornecida pelo fabricante.

As atualizações modernas do sistema de som geralmente são quase invisíveis. Com o aumento da profundidade de montagem dos alto-falantes disponível proporcionado pelos designs complexos dos painéis das portas com contornos, os alto-falantes de componentes de alta qualidade podem ser instalados atrás das grades de fábrica em placas adaptadoras personalizadas. Uma vez que a porta está de volta, não há sinal da atualização. Adicione alguns anéis de amortecimento de som e acoplamento de alto-falante, e o desempenho do seu novo sistema de som aumentará em outra ordem de magnitude.

Dependendo do design do veículo, os tweeters do novo conjunto de componentes podem caber no local de fábrica com pouca ou nenhuma modificação. Nos casos em que o tweeter de fábrica está em um local que não oferece um posicionamento ideal, seu instalador pode fabricar um pod de tweeter compacto para o painel da vela ou montá-los no pilar A. De qualquer forma, o resultado é esteticamente discreto e oferece excelente desempenho.

Invólucros de subwoofer


Antigamente, ter um subwoofer em seu veículo significava sacrificar uma quantidade significativa de área de armazenamento na escotilha ou no porta-malas do seu veículo. Um par de subwoofers de dez ou doze polegadas em um grande gabinete ventilado ocupava uma grande quantidade de espaço. Embora a filosofia subjacente de como os alto-falantes funcionem não tenha mudado em décadas, os designs modernos de subwoofer produzem excelente saída de baixa frequência a partir de gabinetes extremamente compactos. Os compartimentos escondidos em poços de pneus sobressalentes ou no canto de uma escotilha ocupam pouco ou nenhum espaço de carga, proporcionando excelente desempenho de baixa frequência.

As caminhonetes são uma plataforma popular para atualizações. Atualmente, existem dezenas de subwoofers no mercado que apresentam designs de cesta e motor que permitem caixas sob o assento. Um par de subwoofers de dez polegadas sob o banco traseiro de um Sierra, Silverado, F-150 ou Ram é uma ocorrência diária.

Materiais e Cosméticos


Se você olhar para trás através de revistas de áudio de carro dos anos 90, você seria assaltado com racks de amplificador e processador com acabamento em tweed e carpete forro do porta-malas. Para uma instalação de show-car personalizada, a fibra de vidro pintada de alto brilho era popular. Olhando para trás, essas instalações raramente combinavam com as sugestões de estilo e materiais que vinham da fábrica. Em vez disso, eles pareciam contrastá-los deliberadamente. Sempre há exceções, mas de uma perspectiva estereotipada, a divergência parecia ser o nome do jogo.

As instalações modernas usam vinil que combina com os materiais de fábrica para cores e muitas vezes para grãos. As inserções de plástico acrílico replicam os acentos de estilo de fábrica. Onde novas grelhas precisam ser criadas, os instaladores estão agora incluindo contornos multidimensionais para dar ao painel mais profundidade e elegância. Muitas instalações apresentam painel pintado ou inserções de console central para DSPs e painéis de controle de detector de radar que combinam corretamente com outras sugestões de estilo. As instalações do tronco são bem aparadas para que o gabinete do subwoofer pareça integrado, em vez de algo caído na parte traseira de um veículo. Inserções cromadas, linhas de destaque e o uso de diversos materiais complementares podem transformar o que era um baú todo em carpete todo preto em uma parte criativa e de destaque do sistema. Mas ainda parecerá ser uma parte cosmeticamente integrada do veículo.

O maior elogio para a maioria dos instaladores é ouvir que o sistema de áudio que eles instalaram soa excepcional e que parece que foi uma opção instalada de fábrica!

Projeto e equipamento do sistema


A proliferação de processadores de sinal digital com preços razoáveis ​​mudou a forma como os sistemas de áudio para carros são projetados. No passado, uma atualização do sistema de som de nível médio pode ter incluído um amplificador de quatro canais, um amplificador de subwoofer, um conjunto de alto-falantes componentes para as portas dianteiras, um conjunto de alto-falantes coaxiais para as portas traseiras e um subwoofer. Agora, as atualizações dos alto-falantes traseiros são frequentemente abandonadas em favor de um processador DSP e filtragem ativa nos alto-falantes do palco frontal.

Os benefícios de um sistema totalmente ativo são dramáticos. Seu instalador tem controle total sobre as frequências de crossover e os níveis de saída para cada alto-falante. Ele pode equalizar e ajustar o atraso do sinal para os alto-falantes esquerdo e direito para criar um palco sonoro focado e estável em todo o painel do veículo. Sua música soará mais natural e realista. Muitos novos amplificadores de sistema incluem processadores de sinal digital integrados para permitir uma instalação de sistema de três vias totalmente ativa usando um único chassi. Alguns desses amplificadores são pequenos o suficiente para caber embaixo de um assento para economizar espaço.

Atualize seu sistema de som para melhor desempenho


Muita coisa mudou em relação ao design do sistema de áudio do carro, escolhas de equipamentos e integração do veículo. Você pode desfrutar de um estúdio de gravação ou performance semelhante a um concerto a partir de uma atualização do sistema que é quase invisível. Se você era fã de sistemas de áudio para carros anos atrás, vale a pena visitar seu revendedor local especializado em eletrônica móvel hoje. Você poderá experimentar pessoalmente os mais recentes produtos e técnicas de instalação.