>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

O que é um potenciômetro Wire- ferida

? Um potenciômetro de fio de corda (pote) é um resistor variável construída com ferida fio resistivo em torno de uma bobina não condutor . Ambas as extremidades da bobina possuem terminais para prender os fios . Há um terceiro terminal que se conecta a um braço do limpador em movimento que desliza ao longo da bobina de fio resistivo . À medida que o braço do limpador move em direção a um fim , a resistência - medido em ohms - entre o limpador eo fim alvo desce. Ao mesmo tempo , a resistência entre o limpador e o outro extremo sobe . Aplicações

potes Wire- ferida são a escolha preferida sobre potes de composição de carbono em aplicações específicas , onde certas características elétricas não são obtidas em um potenciômetro de carbono. Potes de arame enrolado são usados ​​em controles de automóveis , como a velocidade do ventilador aquecedor e dimmers de luz interior . Em casa , a função potes fio - ferida como dimmers para lâmpadas de controles de velocidade em ventiladores de teto. A maioria dos aplicativos para potenciômetros de fio - ferida envolver níveis mais elevados de energia e requisitos de confiabilidade mais elevados .
Poder Handling

potenciômetros Wire- ferida são ideais quando requisitos incluem maior potência ou manuseio atual capacidade. Potes tradicionais de carbono têm uma película fina de carbono como o elemento de resistência , em vez de fios . Uma das características do fio é a sua capacidade para lidar com corrente mais alta do que o filme de carbono. Potes de arame enrolado são utilizados em que são necessárias altas classificações atuais. Dependendo dos requisitos de projeto , potenciômetros do fio- ferida também pode usar o uso de fio de calibre pesado , o que aumenta sua capacidade de potência ainda mais.
Confiabilidade

A fiabilidade do potenciómetro à base de carbono é significativamente menor do que o pote de arame enrolado , devido ao contacto constante entre o cursor e o elemento resistivo de carbono fino no pote . Este desgaste constante fará com que o contato para se tornar " barulhento" durante um período de tempo em que a área de contato torna-se desgastado e propenso a falha completa muito mais cedo do que um potenciômetro de fio de corda , onde o contato é entre um controle deslizante e arame.

precisão

potes Wire- ferida são fabricados com um alto grau de linearidade e precisão. Uma vez que o fio é enrolado de forma muito precisa , os valores resistivos são realizadas para tolerâncias muito apertadas . Potes de arame enrolado são projetados para operar com várias voltas , dando assim um maior grau de precisão para as definições. Isso também permite que os fabricantes de potenciômetros de fio - ferida para produzir unidades com velas muito precisas ou curvas de resistência .
Custo

fabricação e testes potes fio - ferida está mais envolvido do que fabricação de outros tipos de vasos, por isso não é muito surpreendente que o custo também é maior. Low -end potes fio - ferida pode custar menos do que $ 5.00 cada um , enquanto precisão, multi-voltas vasos com resolução muito alta pode custar mais de R $ 100,00. Vasos fabricados para ambientes hostis , como em alto mar, o espaço exterior e minas subterrâneas pode custar milhares de dólares.