>> Tecnologia eletrônica >  >> Leitores e gravadores DVD >> DVD Players

Fatos Sobre Disc Laser

disco laser é um formato de vídeo em casa agora extinta , desenvolvido pela MCA e Philips para ser lançado em 1978. Foi o primeiro formato de disco óptico disponível para os consumidores e grande parte da tecnologia usada para desenvolvê-lo foi usado em formatos de discos ópticos posteriores como CD e DVD. Disco Laser ofereceu várias vantagens quando comparado com os formatos de vídeo dominantes da época , mas também sofria de várias desvantagens também.
Especificações de vídeo

A maioria dos discos de laser foram codificados em um dos dois formatos , o CAV (constante velocidade angular ) ou ( CLV ) velocidade linear constante ) . CAV foi um formato de maior qualidade e permitiu a recursos avançados , tais como congelamento de quadro e câmera lenta variável. Codificação CLV era de qualidade inferior , mas mais conteúdo poderia caber em um disco de usá-lo , por isso foi mais comumente usados. Ambos os formatos de vídeo permitido para qualidade de vídeo superior quando comparado com fitas VHS .
Especificações de áudio

Enquanto o sinal de vídeo de um disco a laser era analógica , o áudio pode ser analógico ou digital. O formato do disco a laser foi o primeiro formato de vídeo em casa para usar a codificação de áudio digital , dando muitos espectadores a sua primeira experiência com som surround casa. Outra novidade do formato de disco a laser foi a capacidade de incluir mais de uma faixa de áudio em um disco. Este era comumente usado para incluir tanto analógicos e faixas de áudio digital , mas também foi usado para incluir conteúdo de bônus , como faixas de comentários .
Limitações

Enquanto os discos laser oferecido superiores qualidade de vídeo e áudio para VHS, que também sofreu com muitas desvantagens. Uma vez que um disco laser pode conter apenas 60 minutos de vídeo para um lado ( na maioria ) os telespectadores teriam de levantar-se , pelo menos uma vez para virar o disco , ou mesmo mudar para um segundo disco , se o filme foi especialmente longa . Os discos laser também foram propensas a danos de poeira e arranhões e poderia quebrar se cair ou manipulados de forma inadequada. Outra limitação do disco a laser é que ele não era de gravação , assim que os proprietários que queriam gravar programas de TV ainda precisava de um videocassete.

Discos de popularidade

Laser nunca pegou como um mainstream formatar na América ou na Europa, mas eles foram bem sucedidos na Ásia, especialmente Hong Kong e Japão . Devido a isso, muitos jogadores de alto nível foram feitas e lançado especificamente para o mercado japonês. Um dos primeiros a alta definição , formatos de mídia em casa foi o sistema de laser disc MUSE HD nipo- produzido. Muitos leitores de discos a laser posteriores também foram compatíveis com a mídia DVD.
Legado

O formato do disco a laser morreu com o lançamento do DVD , o que pode fazer tudo o que um disco laser pode com maior qualidade , um formato mais pequeno e baixo custo. Produções de discos laser finalmente cessou em 2001, embora Pioneer continuou a produzir jogadores até 2009. Um mercado collectible ainda existe para discos de laser , especialmente para os discos que ainda têm de ser lançado em DVD ou por títulos cujas características especiais são exclusivos para disco laser.