>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Dicas de treinamento auditivo para aspirantes a audiófilos e compradores de equipamentos de alta fidelidade


A maioria dos aspirantes a audiófilos e compradores de equipamentos HiFi perde um pré-requisito importante antes de ir a uma loja local ou online e gastar seu dinheiro em qualquer coisa que pareça boa e soe bem. Para ser justo, é assim que a maioria das pessoas começa. No entanto, ao adotar essa abordagem de atirar primeiro, perguntar depois, eles não conseguem entender e quantificar suas preferências e qualidade de som.

Eu sei que isso pode ser difícil de acreditar, mas tudo bem. Quando comecei, não sabia o que estava procurando até fazer alguns testes A-B. Desde então, gastei milhares de dólares em equipamentos – muitos dos quais me arrependo de ter comprado. Felizmente, ao longo dos anos, melhorei e gastei meu dinheiro com mais sabedoria.

Alguns meses atrás, eu estava ouvindo “Eye of the Tiger” do Survivor . no meu toca-discos, vagando em meus pensamentos, até que eu criei uma frase cativante minha – Ouvidos de um audiófilo.

Após essa experiência imersiva e energética, tive uma epifania enquanto pensava em como gradualmente treinei meus ouvidos para ouvir como um audiófilo e me equipar com o impressionante sistema de alto-falantes multimídia HiFi que tenho agora.

Eu pensei, por que não falar sobre como treinei meus ouvidos para ouvir como um audiófilo com meus leitores? Então, neste post, compartilharei algumas dicas úteis de treinamento auditivo para compradores de equipamentos de alta fidelidade e aspirantes a audiófilos.

Ao adotá-los, você poderá distinguir a qualidade do som, assim como diferenciar café instantâneo barato de grãos pré-moídos premium ou bife de lombo.

Como ouvir como um audiófilo – 4 dicas de treinamento auditivo

1. Aguce seus sentidos sônicos


Ao longo dos anos, fiz a transição de ouvir música em fitas para alto-falantes, walkmans e iPods. Testei milhares de músicas e listas de reprodução em centenas de fones de ouvido e sistemas de alto-falantes. No entanto, quando testei os sistemas de alto-falante multimídia HiFi pela primeira vez, fiquei impressionado. A maioria das músicas que eu tinha ouvido um milhão de vezes soava diferente.

A partir daquele momento, eu sabia que não poderia me contentar com formatos e equipamentos de áudio de nível de consumidor. Então, comecei a experimentar para aguçar meus sentidos sonoros e construir uma base sólida para minhas compras futuras. Isso não foi fácil. No entanto, conversei com alguns amigos músicos meus.

Eles sugeriram experimentar formatos de áudio sem perdas, como FLAC, WAV ou ALAC, para obter um som mais claro e uma representação autêntica da música tocando.

2. Vá a uma loja de discos de vinil


Crescendo, eu achei toca-discos e toca-discos visualmente intrigantes. No entanto, nunca prestei muita atenção a eles porque estavam rapidamente se tornando obsoletos devido à revolução do CD.

Um dia, parei em uma loja de discos local no meu caminho de volta da escola depois de ver pôsteres de alguns dos meus artistas favoritos da época e diferentes capas em exibição.

Achei muito legal, então entrei direto. Cara, isso mudou minha vida.

Ouvi algumas das minhas músicas favoritas, livre de distrações. Quanto mais música ouvia, mais experiência adquiri em relação à música gravada e aos equipamentos e formatos de áudio usados ​​para produzir esses sons.

Então, quem quer aprender a treinar seus ouvidos para ouvir como um audiófilo deve ir a uma loja de discos, ou melhor – equipar seus espaços com um toca-discos, esperançosamente, um barato para começar antes de atualizar para um toca-discos HiFi.

3. Aproveite o glossário de áudio para descrever sons


Para comprar o equipamento HiFi certo, você precisa ser capaz de descrever o som que está ouvindo. Esta é talvez a dica de treinamento auditivo mais importante para aspirantes a audiófilos, pois os ajudará a avaliar a qualidade geral de um sistema e distinguir entre diferentes qualidades e nuances de áudio.

É aqui que um glossário de áudio pode ajudar. Ele contém centenas de termos subjetivos usados ​​para descrever sons, incluindo:
  • Escuro – som quente e rico
  • Boom – som com graves excessivos
  • Brilhante – som com forte produção de agudos e médios superiores
  • Brilhante – som nítido e claro
  • Legal – S=som com graves baixos
  • Agudo – som com harmônicos turbulentos e agudos excessivos, etc.

O uso desses termos ajudará você a expandir seu espectro de som bom e ruim, permitindo que você descreva melhor o que está ouvindo. É semelhante a aprender sobre diferentes notas de sabor de perfume para ajudar a encontrar sua fragrância de assinatura.

4. Brinque com seu sistema existente


Finalmente, minha última dica de treinamento auditivo para compradores de equipamentos Hi-Fi é tratar seus equipamentos existentes (se houver) como um carro e otimizar seu desempenho antes de optar por um novo sistema de alto-falantes multimídia HiFi. Isso aumentará sua experiência de audição e permitirá que você teste diferentes configurações. A diferença entre audiófilos experientes e ouvintes casuais é muitas vezes apenas curiosidade.

A curiosidade é o que leva qualquer amante da música a ouvir diferentes sons dentro de sua música e melhorar o desempenho de seus equipamentos de acordo.

A primeira coisa que recomendo é ouvir diferentes gêneros e artistas no mesmo equipamento e usar o vocabulário que você pegou em glossários, sites, revistas e vídeos para tentar diferentes correções para melhorar.

Por exemplo, tento mudar o posicionamento dos meus alto-falantes de acordo com os graves e os agudos. Às vezes, eu os aproximo um do outro. Ao ouvir graves altos, eu os afasto ligeiramente ou mais perto da parede para melhor absorção e distorção reduzida.

Se você possui um sistema com um conversor digital-analógico integrado, opte por uma atualização. Pela minha experiência, essa é uma das maneiras mais inteligentes de economizar dinheiro em novos equipamentos e melhorar a qualidade do som.

Ouça. Aprender. Ouça.


Tornar-se um audiófilo é uma jornada que envolve aprendizado contínuo. Com essas quatro dicas de treinamento auditivo para compradores de equipamentos de alta fidelidade e aspirantes a audiófilos, você pode garantir o valor do seu dinheiro, seja para configurar um novo sistema ou para uma atualização minimalista.

Aprendi que a música continuará a evoluir, e nossos gostos musicais farão o mesmo.

Portanto, você deve sempre ouvir ativamente e tentar experimentar novos sons em diferentes sistemas para continuar aprendendo e desfrutando dessa incrível forma de arte.