>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Descreva como funciona o som surround 5.1

som surround digital de obras de processar a trilha sonora de um jogo de filme, música ou vídeo para vários alto-falantes em uma configuração 5.1, 5.2, 6.1 , 6.2 ou 7.1 ou 7.2. O primeiro número da equação significa o número de falantes , não incluindo um subwoofer. O segundo número representa o número de subwoofers . Considere o "ponto" como um sinal de mais , por isso o original Dolby Digital surround de processamento de sinal utiliza cinco alto-falantes , além de um único subwoofer para igualar seis alto-falantes em seu arranjo 5.1. Dolby Digital foi a primeira

O sistema Dolby Digital processa o som digital AC3- codificado através do seu processador Dolby . Dolby Labs tem vindo a produzir inovações de processamento de som , desde a introdução da cassete áudio. Dolby foi o primeiro a aumentar os tradicionais três alto-falantes atrás de uma tela de cinema com alto-falantes de som surround para os lados ou para trás de um quarto, com uma baixa frequência de efeitos de alto-falante ( LFE) servindo apenas como um subwoofer para reproduzir bumbos , explosões e outros sons de baixa frequência .
a diferença DTS

DTS , uma evolução posterior do Dolby Surround de processamento de som , muitas vezes é pensado para soar melhor do que o Dolby digital. A razão para isto é que o DTS utiliza menos de compressão do sinal de áudio que Dolby Digital . DTS utiliza uma taxa de compressão 03:01 em comparação com a relação do Dolby Digital 00:01 . Menos de compressão é uma coisa boa. Qualquer compressão vai afetar a largura, plenitude e dinâmica do som gravado. Devido às melhorias de menos compressão , DTS é uma melhoria sonora para Dolby Digital.

Notas sobre Baixo

As frequências mais baixas vão, a menos direcionalidade eles tem para os ouvidos humanos. Ao menor alcance do ouvido humano , 20Hz , as pessoas podem não perceber de onde esses sons emanam. É por isso que subwoofers podem ser colocados em qualquer lugar em uma sala de audição , pois subwoofers geralmente só produzem som ( freqüências ) de 150 Hz ou menos. ( Vozes , em comparação, estão na faixa de 1.000 Hz ). Uma 12 - a 15 polegadas subwoofer proporcionará enorme som de baixo na maioria das áreas de escuta. Só os maiores quartos precisam de mais do que um subwoofer.
Discrete vs matriciada

Quando videocassetes foram introduzidos primeiramente , home theaters começou para as massas. Videocassetes não possuía som multicanal discreto , porque a tecnologia não foi desenvolvida. O som surround é , portanto, " matricial ", misturando informações de áudio para criar o efeito de um ambiente de som mais abrangente, ou estágio . O processamento digital permitiu a mixagem de áudio discretos, conteúdo de áudio distinto de cada alto-falante . Portanto , áudio home theater pode recriar o som dos melhores cinemas , copiando o layout de teatro com três palestrantes do palco frontal ( atrás da tela nas salas de cinema ) , e dois ou mais alto-falantes de som surround para o fundo da sala , com um alto-falante de baixa freqüência separada para produzir efeitos de áudio profundas.
Lembrando Star Wars

Se você tem idade suficiente para lembrar a "Guerra nas Estrelas " estréia do filme , você provavelmente posso recordar o som revolucionário que alguns teatros oferecido. Empresas de George Lucas THX desenvolvido como um sistema de " melhor qualidade" processamento digital de sinais (DSP) . THX usado separação discreta de som , a la Dolby DTS e especificações de desempenho estendida até mesmo para os alto-falantes e as próprias salas de audição . Certificação THX resultou em 5,1 , 6,1, e 7,1 som que era distinto daqueles desenvolvidos pela Dolby Labs.