Tecnologia eletrônica > Home Audio Sistemas de Home Theater

Como 5.1 Sistemas Speaker Trabalho

sistemas de som surround multicanal ultrapassaram a estéreo de dois canais padrão em home theaters e salas de estar em todo o mundo . A configuração de 5.1 canais , em particular, é considerado por muitos como o benchmark. Enquanto milhões de famílias desfrutar da experiência de som surround imersivo , nem todos sabem como um sistema de som surround de 5.1 canais realmente funciona. Entender Lingo

A designação de número 5.1 pode parecer arbitrário, mas ele realmente tem significado real. O 5 indica que há cinco caixas acústicas que proporcionam áudio full-range , eo 1 indica que o sistema inclui um único subwoofer. Outras configurações populares incluem sistemas de 7.1 canais, com sete alto-falantes full-range e um subwoofer , e sistemas de 9.2 canais, com nove alto-falantes full-range e dois subwoofers . Funções
Speaker

No total, um sistema de 5.1 canais inclui seis alto-falantes separados . Isto inclui um subwoofer, um alto-falante do canal central e quatro rodeia. O subwoofer é responsável por reproduzir sons de baixa frequência , como os burburinhos de explosões e trovões , assim como notas musicais de guitarra baixo e bateria pontapé . O alto-falante do canal central é geralmente mais longo e mais plana do que o rodeia, e é responsável por reproduzir a maior parte do diálogo em filmes. O rodeia geralmente parecem idênticos , e são responsáveis ​​por sons ambientais e efeitos em trilhas sonoras de filmes .
Speaker Posicionamento

Quando da criação de um sistema de altifalantes de 5.1 canais , é importante que os altifalantes ser posicionado adequadamente . O alto-falante do canal central deve sentar-se imediatamente acima ou abaixo da tela de TV para que o diálogo a partir de programas de TV e filmes sincroniza com o áudio. Duas das caixas acústicas surround deve ser posicionado imediatamente à direita e à esquerda da tela. Estes são chamados a frente direita e esquerda altifalantes frontais. Os dois restantes rodeia deve ser posicionada por trás da posição de visualização primária , de novo para a direita e para a esquerda e de frente para a tela . Estes são chamados a parte traseira direita e esquerda alto-falantes traseiros . O subwoofer pode ser posicionado em qualquer lugar da sala, como baixas freqüências são omnidirecional . Ao conectar os alto-falantes para um receptor de home theater, garantir que cada um está ligado à saída do alto-falante correspondente no painel traseiro .
5.1 Canais Experiência

Quando os engenheiros de áudio criar trilhas sonoras de filmes , eles se separam diferentes sons em faixas discretas - ou canais - para aproveitar a experiência de som surround. Isto é feito através da atribuição de ruídos particulares , sons , efeitos e música para um dos cinco principais canais para ajudar a dar ao espectador uma sensação de espaço . Por exemplo, se um carro da polícia é visto viajando da esquerda para a direita na tela , o barulho da sirene pode ter origem no canal frontal esquerdo , em seguida, passar para o canal central e , em seguida, para o canal da frente direita antes de desaparecer . Da mesma forma, um engenheiro poderia atribuir barulhos de sirene para os canais traseiros direito e esquerdo para proporcionar uma sensação de que um carro da polícia passou por trás do espectador invisível. Toda esta informação é codificada em DVD ou Blu -ray, decodificado pelo receptor de home theater e atribuídos aos falantes corretos automaticamente.