>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Revisão do Shure BETA 58A


Em 1925, em Chicago, foi criada uma empresa para fabricar peças para rádios, o homem que a instalou foi Sidney Shure. Seu nome agora reverbera pelo mundo do áudio como poucos.

Eles vieram de origens humildes, evitando Al Capone e seus associados, para ser um dos nomes mais reconhecidos no mundo do áudio. Hoje eles produzem uma linha completa de microfones para todas as situações. Tudo o que você precisar do palco ao estúdio, a Shure fornecerá.

Uma certa qualidade


Com razão, e considerando o preço, não são os melhores microfones do mercado. No estúdio, Neumann, AKG e Sennheiser estão no topo da pilha. Mas você pode argumentar que, de fato, o Shure pode ser apenas o melhor microfone que você pode comprar olhando o preço, que é uma fração dos outros microfones. Portanto, como um multifuncional acessível, a Shure é facilmente uma das melhores.

Eles têm uma certa qualidade que se destaca. Uma qualidade que os tornou consistentemente um dos microfones mais usados ​​no mundo . No estúdio, eles fornecem soluções e opções. Mas no palco, é uma questão diferente.

Em concerto


Alguns diriam que para a performance ao vivo, o Shure faz o negócio. Para vocais ao vivo, eles podem ser imbatíveis. E não apenas pela maneira como eles soam, por mais incríveis que sejam. Você não precisa questionar a força de qualquer microfone que tenha passado pelo “tratamento Roger Daltrey” e tenha sobrevivido.

Vou dar uma olhada em um desses microfones nesta análise detalhada do Shure Beta 58A. Antes disso, quais são os microfones Beta da Shure?

Microfones da série beta da Shure


A série Beta foi introduzida pela Shure em 1989. Os primeiros Beta 58s vieram com uma grade cromada. O 58C e o 58M tinham uma grade fosca.

O Beta 58A chegou em 1996 com um cartucho diferente. Ele tinha uma resposta de frequência e nível de saída semelhantes, mas o novo cartucho deu um som ligeiramente diferente. A Shure também adicionou um transformador de saída e removeu a bobina do humbucker. Desde então, a série Beta se tornou um dos pilares da linha Shure. Então, vamos dar uma olhada no Beta 58A…


Visão geral


O Shure Beta 58A é um microfone dinâmico que oferece o melhor desempenho sempre que você o usa. É conhecido por suas performances vocais em situações ao vivo e também não é desleixado no estúdio.

Para muitos, o Shure Beta 58A é o microfone ideal . Ele possui a lendária resistência e confiabilidade da Shure, enquanto seu padrão Supercardióide mantém os sons indesejados fora do caminho. Veremos isso mais tarde. Coloque o nome da Shure com o número 58 e você sabe o que vai conseguir. Vamos olhar mais de perto.

A construção


Uma coisa é construir um ótimo microfone. Outra é construir um ótimo microfone que possa lidar com qualquer coisa que você possa jogar fisicamente nele, literalmente. A Shure é conhecida por punir seus microfones durante o design e os testes.

Alguns dos testes parecem um pouco extremos. Ele foi jogado de uma altura em um piso de concreto e submerso na água. Em seguida, enterrado no chão e até atropelado por um caminhão. E se tudo isso não danificá-lo, eles o entregam a Roger Daltrey, do The Who. Se sobreviver sendo usado por ele, sobreviverá a qualquer coisa.

Sobrevivendo na estrada…

E foi isso que a Shure tinha em mente com o design deste microfone. Cantores podem punir microfones em shows ao vivo. O microfone tem que ser capaz de resistir a isso. Beta 58A passou por tudo isso. Como resultado, é o microfone mais durável e confiável Você pode comprar.

Do lado de fora


Este tem uma caixa de metal resistente que é esmaltada e tem uma grade de malha de aço endurecido. Sabe-se que isso pode ser descartado e, às vezes, arremessado e, ainda assim, continua. A grade em si é excepcionalmente forte.

Ao redor da grade de malha circular há uma fina faixa azul. Verifique sempre a cor desta banda. Se não for um azul claro, faça perguntas porque deveria ser; se não, pode ser uma cópia.

Ainda sobre esse assunto, Shure SM58 e Beta 58A, bem como vários outros microfones Shure, são falsificados em massa no Extremo Oriente. Portanto, sempre compre de um revendedor respeitável e seja extremamente cuidadoso se você receber um modelo de segunda mão; se o negócio é bom demais para ser verdade, geralmente é.

Por dentro


Há um ímã de neodímio que lhe dá uma alta saída de sinal para ruído. Para suportar golpes e movimentos, há um sistema de montagem de choque pneumático embutido. Isso reduz o ruído mecânico ou vibrações se estiver sendo usado de mão.

Tem seis polegadas e meia de comprimento e pouco mais de duas polegadas de largura em seu ponto mais largo. Ele pesa apenas 9,9 onças. Há um soquete XLR para o cabo do microfone. Como muitos microfones, ele não vem com o cabo.

O Projeto





Como já mencionei neste Shure BETA 58A Review, este microfone foi projetado com o vocalista muito em mente. O SM58 básico sempre foi um bom microfone, mas isso deu alguns passos à frente. O ímã de neodímio, em vez do Alnico no SM58, é um ímã mais forte e fornece um sinal mais quente. Você certamente precisa de menos ganho para obter um ótimo som.

O padrão supercardióide, que discutiremos na próxima seção, melhora a rejeição de sons fora do eixo. Também reduz o potencial de feedback. A Shure na verdade não fez muito para tornar este microfone superior ao SM58 padrão. A base do projeto já estava lá e estava há décadas. Mas as pequenas mudanças que eles fizeram, aumentam a marcha.

O desempenho


Já mencionamos que o Shure BETA 58A é sem dúvida o melhor microfone para vocais . Então, vamos descobrir por quê?

Uma apresentação feita sob medida para vocais


Este é um microfone que os cantores vão apreciar. Os vocais ficam no meio da faixa de frequência e são um pouco iluminados. Além disso, há uma redução de graves integrada para controlar o efeito de proximidade.

O efeito de proximidade pode causar problemas porque, à medida que você canta mais perto do microfone, há um aumento acentuado na resposta de baixa frequência. Quanto mais perto você chega, mais a extremidade do baixo é acentuada. O roll-off, atenuado abaixo de 500Hz, ajudará a controlar isso.

A presença de alta frequência aumenta em 4kHz e novamente em 9kHz. Isso fornece uma vantagem que ajuda o vocal a atravessar a mixagem.

Resposta de frequência e SPL


O Beta 58A tem uma resposta de frequência decente que se estende de 50 a 16.000 Hz. Isso parece funcionar bem em todos os tipos de voz, e a resposta entre as frequências é suave. A resposta transitória também foi melhorada, comparando-a com os modelos anteriores. O resultado é que o Beta 58A lhe dará mais sutileza e detalhes.

O SM58 original muitas vezes teve problemas com seu SPL comparativamente baixo. Isso o tornou inadequado no estúdio para certos tipos de gravação. O bumbo sendo o principal exemplo.

Parecia lutar um pouco com explosões repentinas de som. Felizmente, o nível de pressão sonora no Beta 58A foi aumentado para 150 SPL, que agora cobre muito mais opções.

O padrão supercardióide


Como sabemos, a maioria dos microfones carrega um padrão cardióide. Bom para a maioria das aplicações, sempre se adaptou à gravação vocal. O Supercardióide, no entanto, é como diz. Um cardioide com um pouco mais.

O pouco mais é um ângulo de coleta de som muito mais apertado quando na frente. Isso permite que o microfone se concentre ainda mais na fonte de destino do som. Também ajuda a reduzir ou rejeitar completamente até mesmo os sons indesejados mais altos dos lados. No entanto, às vezes ele coleta o som da parte traseira.

O sistema de montagem de choque interno que já mencionamos adicionado aos níveis de desempenho torna este um dos melhores microfones ao vivo. Sua construção robusta, padrão polar eficaz e absorção de choque integrada contribuem. E quando todos estiverem alinhados, faça deste outro ótimo microfone de desempenho da Shure.

Onde é melhor usado?





Depois do que discutimos, você pode pensar que essa pergunta se responde sozinha. Mas pode valer a pena olhar um pouco mais de perto em vez de apenas dizer em qualquer lugar.

No Palco


O Shure SM58 tem sido um dos melhores microfones para apresentações em palco . As razões para isso estão bem catalogadas. No entanto, enquanto o SM58 continua sendo o favorito, o Beta 58A está desafiando sua posição.

Não há nada para escolher entre eles por sua construção robusta e resistente. Mas o Beta 58, com seu SPL mais alto e som geral, ganhou uma reputação sólida, especialmente entre as cantoras. O íman mais potente e o padrão supercardióide deram-lhe um nível extra à sua performance em palco.

Estúdios pequenos e caseiros


É provável que seja usado de várias maneiras, de vocais a instrumentos. Nesse nível, é difícil imaginar comprar um microfone melhor a esse preço do que o Beta 58A.

Pro Studios


Nesse ambiente, pode ser mais adequado para certos vocalistas, especialmente qualquer pessoa com menos experiência em estúdio que se sinta mais confortável cantando com um microfone na mão. No entanto, isso dependerá da voz real; se o estúdio tiver microfones Neumann, AKG ou Sennheiser de alto nível, eles podem ser mais adequados para muitas vozes, mas não para todas.

Mas o SM58 básico tem sido usado em estúdios profissionais há anos. Na verdade, é o microfone de estúdio (assim como ao vivo) de Bono do U2 e Chris Martin do Coldplay , também sendo frequentemente usado por Trent Reznor do Nine Inch Nails no estúdio.

Levando isso em conta, ele foi capaz de lidar com a maioria das coisas. E o Beta 58A é um microfone melhor em alguns aspectos e fará o trabalho tão bem quanto um SM58, se não melhor.

Outros ambientes


Atualmente, as pessoas usam microfones por vários motivos. Se você estiver gravando podcasts, narração de locução para vídeos, etc., terá um desempenho excepcional. Portanto, a resposta para a pergunta “Onde é melhor usado?”, é como você deve ter adivinhado, praticamente em qualquer lugar.

Quaisquer extras





A maioria dos fabricantes de primeira linha tendem a não dar muito em termos de extras. Por exemplo, você não recebe um cabo XLR com este microfone, então precisa comprar um. Confira nossas análises detalhadas dos melhores cabos XLR para microfones que você pode comprar para obter algumas opções excelentes.

Mas você recebe alguns extras modestos fornecidos. Há um adaptador de suporte ajustável e um adaptador de rosca de ⅝ de polegada a 3/8 de polegada. Além disso, um saco de armazenamento para transporte.

Revisão do Shure BETA 58A – Prós e contras


Como dissemos no início, coloque Shure na mesma frase que 58, e você terá uma boa ideia do que vai conseguir. Este é um microfone que foi projetado e construído para um propósito. E faz o que você pode esperar.

Prós
  • Praticamente a qualidade de construção mais resistente que você encontrará.
  • A versatilidade oferece muitas opções de uso.
  • Cartucho aprimorado.
  • Um ímã de neodímio para alta saída de sinal para ruído.
  • Oferece vocais nítidos e limpos.
  • Padrão supercardioide para coleta precisa de som e rejeição de ruídos indesejados.
  • Bom ganho antes que surjam problemas de feedback.
  • Resposta de frequência de 50 a 16.000 Hz.
  • SPL de 150dB.
  • Sistema interno de montagem antichoque.
  • Redução de graves para reduzir o efeito de proximidade.
  • A presença de alta frequência aumenta em 4kHz e 9kHz.
  • Um preço muito atraente.



Contras
  • Pode não ser adequado para alguns estilos vocais que incluem muitos gritos ou berros devido à sua sensibilidade.
  • Alguns podem preferir o som do SM58 original.


Procurando um ótimo microfone?


Então nós temos as avaliações que o ajudarão a encontrar o que você precisa. Então, confira nossas análises detalhadas dos melhores microfones para jogos, os melhores microfones externos para Android, os melhores microfones condensadores, os melhores microfones externos para iPhone, os melhores microfones condensadores abaixo de US$ 200 e os melhores microfones Shure que você pode comprar 2022.

Você também pode gostar de nossas análises abrangentes sobre os melhores microfones XLR, os melhores microfones iOS, os melhores microfones para gravação de guitarra elétrica, os melhores microfones vocais ao vivo, os melhores microfones de computador, os melhores microfones para gravação de vocais e os melhores microfones USB atualmente no mercado.

Revisão BETA 58A da Shure – O resultado final


Seria fácil argumentar que não pode competir com os melhores, mas esse é um ponto de vista irreal. Concordo que não pode, mas pelo seu preço, é um microfone excepcional que tem quase tudo. Feito sob medida para performances vocais, seria difícil encontrar um microfone melhor pelo dinheiro.




Até a próxima, fale livremente.