>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Amplificador Tutorial

amplificadores de potência inicial de áudio vêm em uma ampla variedade de configurações e circuitos , e pode ter um impacto global significativo no som do seu aparelho de som. Enquanto muitos consumidores pensam watts são uma medida importante , watts são enganosas , porque é simplesmente uma função da tensão multiplicada pela corrente . Enquanto dois amplificadores podem ambos medem 100 watts , por exemplo, um com uma melhor fonte de alimentação será capaz de fornecer alta corrente e tensão alta e evitar o corte e, assim, soa muito melhor. Tubos

amplificadores de potência Tubed , que dominou a indústria de áudio em casa , até a década de 1960 , voltou em voga na década de 1990 . Muitos audiófilos sentir que os tubos , que podem ter as medidas de distorção mais elevadas do que os amplificadores de estado sólido, produzir uma distorção ordem, mesmo que não soa tão ruim para o ouvido humano tipo estado sólido como distorção. Tubos terá de ser substituído de vez em quando , e isso pode ser caro.
Estado sólido

amplificadores de estado sólido , que utilizam transistores, tornou-se popular no final dos anos ' 60 e início dos anos 70 , em parte porque os circuitos de tubos eram muito pouco confiáveis. Amplificadores de estado sólido correr mais frias , e tendem a ter um melhor controle sobre as frequências graves do que amplificadores valvulados , que são mais conhecidos por um mid-range som mágico. Circuitos de estado sólido também são menos eficientes do que os circuitos de tubo .

Tipos de circuito

Amplificadores estão disponíveis em uma variedade de tipos de circuito , incluindo Classe A, Classe B , Classe AB , e Classe D. amplificadores valvulados também pode empregar projetos single-ended triode , projetos ultra- lineares, e muito mais. Um circuito Classe A é menos eficiente , mas produz muito pouca distorção. A Classe A amp reproduz toda a onda de entrada no final de saída. Um amplificador de classe B é mais eficiente, pois está em ponto morto na corrente zero , enquanto classe A realiza a mesma quantidade de corrente que o tempo todo . Amplificadores de classe AB dividir a diferença , ajudando a eliminar a distorção de cruzamento , em um amplificador de classe AB , um circuito ou tubo é impulsionado até o prato corta-os , quando se muda para a outra . Projetos Classe AB são os mais populares para high-end amplificadores de potência estéreo. Um amplificador classe D é diferente, na medida em que os interruptores de estágio de saída entre "on" e "off" estados, de modo que o atual está em execução ou não. O amplificador pode ser controlada por circuitos analógicos ou digitais , porque as fases de saída estão , por vezes, "off", dissipadores de calor menores podem ser utilizados , e os próprios amplificadores são amplificadores smaller.With , amplificadores single-ended triodo usar um único para produzir um triodo saída , e operam em Classe A. Eles normalmente têm uma potência menor , mas muitos audiófilos elogiar a sua clareza de médio porte . Um projeto ultralinear usa tetrodes feixe ou pêntodos , e tem toques no transformadores de saída . As torneiras de ligar para as telas dos tubos , os tubos de condução com parte do sinal de saída e redução da distorção global de forma significativa . Projetos ultralinear são usados ​​em amplificadores valvulados com potências mais elevadas.