>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Como solucionar problemas de um amplificador de áudio usando um osciloscópio

Um osciloscópio é um aparelho para testar correntes elétricas , especificamente para mostrar para a observação da forma da onda do sinal. Em amplificadores de áudio , você pode usar um escopo para verificar se há polarização incorreta, fusíveis queimados , a distorção de sinal e de qualquer outra fonte potencial de má qualidade do som. A onda de sinal é exibido em cada uma tela de raios catódicos ou uma tela digital. A forma de onda contém pistas para o desempenho do amplificador . Tipicamente , a curva mais suave melhor o som . Coisas que você precisa
Oscilloscope
carga Manequim
Gerador de onda senoidal
Show Mais instruções
um

Soltar as costas e painéis superiores de seu amplificador. Use uma pequena chave de fenda Phillips. Furar os parafusos com um pedaço de fita isolante na ordem em que você removeu. Isto torna mais fácil e mais rápido para caber os parafusos de volta nos buracos certos. Isto expõe a placa de circuito e terra do chassi , que é necessário mais tarde.
2

Conecte o gerador de onda senoidal na entrada do amplificador. Você não precisa sempre o gerador de onda senoidal , que depende de qual teste específico que você está realizando. Por exemplo, se você executar um teste básico de tensão na placa de circuito , você não precisa de uma onda senoidal . Mas é mais fácil tê-lo conectado e sem uso , em vez de constantemente ligar e desligar isso.
3

Conecte o cabo vermelho na carga fantasma à tomada de saída no amplificador. A carga fictícia recebe energia de uma forma atenuada de simular o funcionamento normal , sem forçar o amplificador para processar o sinal . Durante o teste, o amplificador deve funcionar de forma normal , mas para testar com alto-falantes conectados é potencialmente prejudicial para os alto-falantes e sua audição. No entanto, o atual precisa ir a algum lugar . A carga fantasma absorve a corrente. Isso protege o estágio de saída do amplificador durante o processo de testes.
4

Clipe cabo de terra do osciloscópio para a terra do chassi do seu amplificador . A terra do chassi é tipicamente um parafuso montado na lateral ou traseira do interior do chassis do amplificador. Ligue o gerador de onda senoidal .
5

Coloque todos os controles no âmbito de zero. Defina o escopo de "DC Coupling ".
6

Ligue o amplificador . A partir de agora , tome muito cuidado para não desligar acidentalmente o cabo de terra . Este cabo é para a segurança , se ele for desconectado enquanto o amplificador está ligado , corre o risco de electrocussão
7

Pressione o osciloscópio contra a parte do amplificador que você deseja testar , como o transformador de saída . . Mantenha-o em sua mão para que ele não se afaste da amp.
8

Ajuste a "Time" e mostradores " Volts " . Ajusta o ponto de vista sobre a grade de osciloscópio. O eixo vertical representa a grade de tensão e o eixo horizontal representa o tempo . A curva resultante representa a dissipação de potência à medida que flui através do amplificador .
9

mover a sonda em torno das diversas partes do amplificador e observar a grade . Se a parte do seu amp estão testando dá uma onda irregular com picos irregulares , isso sugere um problema na medida em que parte específica do amp. Componentes que exibem um regular, "onda ", como forma de onda são tipicamente bem.
10

Desligue o gerador de onda senoidal . Ligue o osciloscópio para "AC Coupling " para testar a fonte de alimentação. Pressione a sonda contra o transformador de potência . Se a forma de onda não ondulação , pode haver um curto-circuito ou sobre -a- curto enrolamento primário .