>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Qual ​​lente da câmera está mais próxima do olho humano?


O olho humano tem vários recursos semelhantes a câmeras. Como fotógrafo, você gostaria de conhecer os vários parâmetros, como distância focal, abertura e megapixels do olho, que são os parâmetros típicos de qualquer câmera digital.
Melhor telescópio ou binóculos para espion...Melhor telescópio ou binóculos para espionagem


Muitos fotógrafos famosos usam a distância focal equivalente ao olho para capturar a maioria de suas imagens. Por que muitos fotógrafos preferem escolher essa distância focal e qual lente da câmera está mais próxima do olho humano?




Como regra geral, a lente mais próxima do olho humano é uma lente prime de 50 mm usada no modo de vídeo montada em uma câmera full frame ou uma lente prime de 35 mm montada em uma câmera crop frame APS-C como apenas uma parte do retina processa o quadro que o olho vê, e o ângulo de visão do olho é de 55 graus.

Vamos entrar em detalhes e coisas interessantes. Os olhos humanos podem ver uma cena dinamicamente, enquanto uma câmera é capaz de capturar uma única imagem. Os olhos têm a capacidade de focar em locais de brilho variável em uma cena com compensação adequada. Também é possível que o olho focalize o assunto continuamente com distâncias variadas.

Qual ​​é a distância focal do olho humano?


A distância focal do olho humano é a distância entre a retina e a lente do olho. A distância focal do olho varia de pessoa para pessoa. É porque todas as pessoas têm um “poder dos olhos” diferente.

A distância focal mínima típica do olho humano é de 22,7 mm (2,27 cm). A distância focal máxima típica do olho humano é de 25 mm (2,5 cm). Portanto, a distância focal nominal do olho humano é geralmente tomada como 22 mm (2,2 cm).

Equivalente à abertura do olho humano?


A abertura máxima do olho humano foi estimada em qualquer lugar entre f/2.1 e f/3.8. Como o olho humano é um órgão vivo, os valores mudam ao longo da vida (diminuem) e também dependem de quaisquer condições, como doenças dos olhos. Esses valores são equivalentes a lentes de câmera bastante rápidas (pense em f/1.8 e f/2.8). A abertura mínima, por outro lado, para o olho humano está na faixa de f/8 a f/11, e pode ser por isso que precisamos de óculos de sol em dias claros.

A função do olho humano é mais ou menos semelhante à função de um sistema de câmera, incluindo a abertura. Vamos dar uma olhada no funcionamento do olho humano.

O olho nos dá um sentido de visão. O olho humano consiste em um globo ocular de forma esférica. O diâmetro do globo ocular de um olho humano típico é de aproximadamente 2,5 cm. Haverá uma pequena protuberância na frente do globo ocular, e isso é chamado de córnea.



A íris está atrás desta córnea. A pupila é a seção colorida com um buraco no meio. A quantidade de luz que entra no globo ocular é regulada pela pupila. A abertura e o fechamento da pupila são facilitados pelos tecidos circulares encontrados na íris.

A focalização no assunto é feita com a ajuda da lente do olho e da córnea. A focagem pelo olho é feita através do fenômeno de curvatura da luz. Os raios de luz provenientes do objeto passam pela córnea. A curvatura da luz acontece na curvatura. A curvatura da lente do olho é ajustada para que o assunto fique focado corretamente.

A distância focal da lente do olho é fixa?


Não é possível alterar a distância entre a lente do olho e a retina do olho humano. O olho humano tem a capacidade de ver claramente tanto objetos próximos quanto objetos distantes. O poder de acomodação do olho humano torna isso possível. O processo pelo qual os olhos humanos alteram o poder óptico do olho para manter um foco claro no assunto quando a distância varia é chamado de acomodação do olho.

É possível variar a distância focal do olho humano. A variação da distância focal é possível com a ajuda da curvatura. Os músculos ciliares dentro do olho seguram a lente do olho. Assim, a variação da distância focal é possível em certa medida com o uso desses músculos ciliares.

Qual ​​é o ponto mais distante do olho humano?


O ponto distante do olho humano é o ponto mais distante em que o objeto pode ser colocado no eixo óptico do olho e pode ser focalizado. Em outras palavras, é o ponto mais distante onde os assuntos aparecem claros ao olho humano.

Para um olho humano normal, o ponto mais distante é o infinito. Esta distância é geralmente definida como 6m ou 20 pés. É porque a mudança de acomodação é insignificante entre 6m e infinito.

Se o olho humano for míope ou hipermetrópico, o ponto distante será diferente. Se for um olho míope, estará a menos de 6 metros. Aqui, o ponto distante é decidido pelo erro de refração do olho. Se o olho for hipermetrópico, o ponto de foco não ocorrerá na retina. Em vez disso, estará atrás da retina.

O ponto distante do olho humano também é expresso em dioptrias. Por exemplo, se o ponto distante de uma pessoa é 200 cm, então em dioptrias, será 0,5 dioptrias (1/2m).

O que muda a distância focal dos olhos?


Sempre que a distância focal do olho muda, isso indica uma mudança na curvatura da lente do olho. Essa alteração é atribuída principalmente à ação do músculo ciliar. A mudança na curvatura da lente do olho acontece devido à contração e relaxamento dos músculos ciliares. É essa capacidade da lente do olho de variar a distância focal que possibilita ao olho ver objetos próximos e distantes adequadamente.

Distância focal da lente da câmera mais próxima do olho humano?


Até agora você sabe que a função do olho humano tem uma semelhança muito próxima com um sistema de câmera. A questão é:qual distância focal da lente corresponde ao olho humano? A lente de 50 mm é a lente da câmera que mais se aproxima do olho humano. O ângulo de visão criado pela distância focal de 50 mm é quase o mesmo que o ângulo de visão do olho humano. O ângulo de visão é determinado pela distância focal do olho.

A lente prime de 50 mm, popularmente conhecida como lente cinqüenta bacana, também é chamada de lente normal ou padrão. Quase todos os tipos de fotógrafos terão uma lente de 50 mm em seu kit. É principalmente devido ao fato de que a perspectiva dessa distância focal é semelhante à perspectiva do olho humano. Por exemplo, o famoso fotógrafo Henri Cartier Bresson capturou muitos quadros alucinantes usando a lente de 50 mm. Era uma de suas lentes favoritas.

Lembre-se de que você precisa usar a lente de 50 mm com uma câmera full-frame corpo para obter o ângulo de visão do olho humano. Mas, se você estiver usando um corpo de câmera APS-C, a distância focal da lente precisa ser diferente. Isso ocorre porque os corpos das câmeras com quadro de recorte introduzem um fator de recorte. Assim, a distância focal efetiva será maior. Portanto, você precisa usar uma lente de 35 mm com um corpo de câmera APS-C para obter a distância focal do olho humano. O tamanho do sensor da câmera precisa ser considerado ao calcular a distância focal efetiva.

Se você se lembra, mencionei 22,7 mm e 25 mm como as distâncias focais mínima e máxima do olho humano. Então, como ele muda para 35 mm em um corpo de câmera APS-C e 50 mm em um corpo de câmera full-frame? Isso se deve ao fato de que o ângulo de visão do olho humano não é definido por essas distâncias focais mínimas e máximas. Apenas uma parte da retina processa o quadro que o olho vê. O resto do que o olho vê é chamado de visão periférica.

Muitos estudos foram realizados para encontrar o ângulo de visão exato do olho humano. Com base nesses estudos, o valor encontrado foi de 55 graus. Se você considerar a câmera full-frame, os 50 mm não corresponderão ao ângulo de visão exato. É apenas um valor aproximado. O valor exato é 43 mm.

Quantos megapixels tem o olho humano?


De acordo com o Dr. Roger Clark, que é fotógrafo e matemático, a resolução do olho humano é de 576 megapixels. Ele derivou esse valor com base em muitos cálculos matemáticos. Quando você compara essa resolução com a resolução da câmera do smartphone ou DSLR, ela é bem grande.

Segundo Roger Clark, o funcionamento do olho humano é mais comparável a uma câmera de vídeo do que a uma câmera de quadro único. Ao contrário de uma câmera, o olho humano não pode tirar fotos individuais e salvá-las na memória. Assim, a resolução megapixel do olho não faz muito sentido.

Qual ​​é o alcance ISO do olho humano?


Agora, você pode estar pensando qual seria a faixa ISO do olho humano. Essa pergunta é um pouco complicada. Se você comparar o olho humano com o sensor da câmera e o filme, não há um nível ISO básico.

O olho tem a capacidade única de se ajustar a diferentes condições de iluminação. Ele pode lidar facilmente com uma condição de luz fraca, bem como uma condição de luz extremamente brilhante. Se for uma condição de pouca luz, o valor ISO do olho humano será 800. Se for uma condição de luz do dia ensolarada, o valor ISO do olho será 1.

O olho humano é capaz de detectar faixas de contraste superiores a 10.000 para um. Nenhuma câmera digital ou câmera de filme pode igualar isso.

Qual ​​seria a faixa de velocidade do obturador que o olho humano pode suportar?


Um olho humano típico pode facilmente lidar com um flash de luz tão rápido quanto 1/100 de segundo. Se a iluminação for muito boa, é possível lidar com flashes de luz de 1/200 de segundo ou menos. O valor da velocidade do obturador dependerá principalmente da idade e saúde da pessoa.

O que significa o ponto cego do olho?


Um ponto cego estará presente para ambos os olhos. Existe um grupo de células nervosas em nossos olhos conhecidas como fotorreceptores. Eles estão presentes no revestimento interno traseiro de nossos olhos. A luz que incide sobre esses fotorreceptores é convertida em impulsos elétricos. Esses impulsos elétricos são passados ​​para o cérebro para processamento.



Esses fotorreceptores serão agrupados em um ponto, antes de se dirigirem para o cérebro. Este ponto é referido como a cabeça do nervo óptico. Não haverá fotorreceptores neste ponto, e é referido como o ponto cego no olho.

Qual ​​é o alcance dinâmico do olho humano?


Quando você compara a faixa dinâmica de qualquer câmera com a do olho humano, você pode realmente dizer que o olho humano tem uma faixa dinâmica muito alta.

Dizem que nossos olhos têm um alcance dinâmico que excede 24 stops. Essa faixa dinâmica é calculada com base em várias situações em que a pupila do olho fecha e abre para diferentes brilhos. Aqui, o ajuste do olho não pode ser comparado com uma câmera fixa. É mais próximo de uma câmera de vídeo.

Portanto, precisamos fazer a comparação com base na faixa dinâmica instantânea. A abertura da pupila deve permanecer inalterada. Em tal situação, a câmera terá um desempenho melhor do que o olho humano. Com base no fator de alcance dinâmico instantâneo, os olhos têm 10 a 14 f-stops de alcance dinâmico. Esta gama irá certamente ultrapassar todas as câmaras digitais de apontar e disparar. É mais ou menos semelhante ao das câmeras DSLR e mirrorless.

Contraste e brilho são os dois principais parâmetros que decidem o alcance dinâmico do olho. Portanto, a faixa dinâmica de 10-14 f-stops é aplicável apenas em condições de luz do dia. Por outro lado, se estiver em uma situação de pouca luz, nossos olhos terão mais alcance dinâmico do que a câmera.

Se for uma situação de luz extremamente baixa, como uma cena ao luar, nossos olhos começarão a ver as coisas em monocromático. Se você gosta de astrofotografia, achará essas informações muito úteis.

Lentes reais semelhantes ao olho humano


Vejamos então algumas lentes que estariam mais próximas do olho humano. Como dissemos, em uma câmera full frame, esta seria uma lente prime de 50mm com abertura máxima entre f/2.1 e f/3.8.

Essas são semelhantes às especificações da lente Nikon AF-S Nikkor 50mm f/1.8G ou da lente Canon EF 50mm f/1.8 STM.

Em uma câmera APS-C, seria uma lente 35mm com abertura entre f/2.1 e f/3.8 como a Nikon AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED ou a Canon EF 35mm f/2 IS USM.



Você pode assistir a este vídeo da Interesting Engineering para aprender as semelhanças entre o olho humano e a câmera digital:



Você também pode ler este artigo sobre melhorar seu olho fotográfico para criar algumas imagens únicas.

Espero que este artigo tenha sido tão interessante para ler quanto foi para escrever. É incrível que vejamos o mundo com o equivalente a duas lentes de câmera.