>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como fotografar a lua




A primeira tentativa de quase todo mundo de fotografar a lua resulta em decepção. Quando você olha para suas fotos depois da primeira tentativa, a lua inevitavelmente aparece como uma pequena bolha branca no céu. A questão rapidamente se torna como evitar isso e obter uma imagem realmente nítida da lua. Tem um truque para isso? Só pode ser feito em algumas noites? Precisa de equipamento especial?

Na verdade, não. Fotografar a lua é realmente muito simples e pode ser feito na maioria das noites. A maioria das fotografias noturnas se resume à estabilização adequada e evitar destaques estourados, e fotografar a lua não é exceção.

Existem algumas rugas adicionais embora. Foco e exposição precisos são cruciais e, se você confiar apenas no foco automático ou no medidor de luz da sua câmera, acabará com a temida bolha branca. Existem etapas adicionais que você precisará seguir (mas não se preocupe, não há necessidade de equipamentos adicionais) que eu vou orientá-lo aqui. Então acompanhe e aprenda exatamente como fotografar a lua.

O que você precisa para fotografar a lua


Primeiro, você precisará do equipamento certo – mas não se preocupe, você provavelmente já tem o que precisa.

Para este projeto, o que você realmente precisa, além de sua câmera, é sua lente mais longa. Se você é um atirador de vida selvagem ou esportivo, provavelmente terá uma lente muito longa e estará em boa forma. O resto de nós só vai ter que se virar.

Minha lente mais longa é de apenas 200 mm. Depois de adicionar meu teleconversor (mais sobre isso em um segundo), tirei minha foto em 400 mm e a lua ainda estava pequena na foto. Eu tive que fazer muitos cortes para tornar a lua uma parte significativa da imagem. Aqui está a imagem não cortada, para que você possa ver a extensão dela:

Eu estava usando uma lente 70 – 200 mm f/2.8  . Eu adicionei um teleconversor 2x a ele, então eu estava filmando em 400 mm. Como você pode ver, eu poderia ter usado uma lente mais longa. Se você tiver um, use-o. Mas você não precisa se apressar e gastar muito dinheiro em uma lente super longa.

Mas eu não tenho uma lente longa!


O que fazer se você não tiver uma lente longa? Isso significa que você está sem sorte? Não necessariamente. Aqui estão dois pensamentos para você:
  • Teleconversores: Primeiro, confira os teleconversores. Estes são dispositivos relativamente baratos (pelo menos, comparados às lentes) que se conectam à sua câmera entre ela e a lente e adicionam distância focal. As forças típicas são 1,4x e 2x. Isso significa que, se sua lente mais longa é de 200 mm (que é o meu caso), você pode colocar um teleconversor 2x e agora sua lente é de 400 mm. Há um custo, porém, e esse custo é leve. O uso do teleconversor resultará em uma abertura menor. A abertura será um stop menor para um teleconversor 1,4x e 2 stops menor para um teleconversor 2x. Portanto, você precisará de uma lente relativamente rápida para fazer isso funcionar.
  • Aluguéis: Se isso não funcionar, considere alugar uma lente. Se você ainda não tem um local de aluguel, confira LensRentals e BorrowLenses. Lentes com distâncias focais super longas são escandalosamente caras. A menos que você esteja fotografando vida selvagem ou esportes, eles simplesmente não valem o dinheiro. Além disso, para a maioria de nós, eles são itens especiais que você só usará de vez em quando. Nesse caso, você também pode alugá-lo apenas quando precisar. Você economizará uma pequena fortuna.

Tripé e controle remoto


Além de uma lente longa, tudo o que você precisa é de um tripé e liberação remota do obturador. Na verdade, suponho que você possa segurar a câmera com a mão para esta foto porque usará uma velocidade do obturador que está em conformidade com a regra recíproca. No entanto, usando um tripé e controle remoto são muito preferidos. Como mencionado acima, o foco preciso é crucial, e você provavelmente só pode conseguir isso tomando seu tempo com a câmera configurada em um tripé. Portanto, se você tiver um tripé e um controle remoto, use-os.

Configurando para fotografar a lua


Agora vamos nos preparar para o tiro. Primeiro, basta colocar sua câmera em um tripé e apontá-la para a lua. Se estiver usando uma lente longa, você pode querer prender o tripé na lente em vez da câmera. Isso distribuirá o peso da câmera e da lente um pouco mais igualmente e colocará menos pressão nos controles do tripé. Depois disso, amplie com seus zens todo o caminho na lua. Não se preocupe com foco ou exposição ainda. Basta ter tudo apontado para a lua.



Uma vez que você tenha sua câmera no lugar, a principal coisa a fazer é esta:use o recurso Live View em sua câmera para que você veja a imagem através do LCD. Depois de ter zerado na lua, amplie o LCD o máximo possível. A maioria das câmeras terá um recurso que permite que você faça isso. De lá, você poderá ver a lua de perto. Isso permitirá que você defina sua exposição e foco com precisão.

Essas fotos vivem e morrem pela precisão do foco e da exposição. Aumentar o zoom no LCD permitirá que você controle essas configurações com a maior precisão possível. Este é um passo muito importante, por isso não o negligencie.

Expondo sua foto da lua


O principal perigo ao fotografar a lua é que você a superexpõe para que a lua pareça uma bolha branca no céu. É muito fácil de fazer. Se você confiar no medidor da sua câmera para seus valores de exposição, é quase certo que isso aconteça. Portanto, o que você precisa fazer é definir os valores de exposição com base no que você está vendo no LCD.

Mude sua câmera para o modo Manual. Agora você estará no controle total das configurações de exposição. Não se preocupe com o que o medidor da câmera diz. É provável que o medidor esteja irremediavelmente confuso e apenas o desviará. Toda aquela escuridão no céu faz com que a câmera pense que a cena está subexposta, então o medidor da câmera estará gritando para você colocar mais luz na câmera. Ignore isto. Ignore o histograma também. Em vez disso, exponha sua foto pela forma como ela aparece no LCD da sua câmera. Há duas maneiras de fazer isso, dependendo de sua câmera fornecer uma visualização da exposição através do LCD:
  • Se sua câmera fornecer uma visualização da exposição por meio do LCD, use-a para definir a exposição. Reduza a exposição até que você possa ver muitos detalhes na lua e não haja destaques estourados.
  • Se sua câmera não tiver esse recurso, basta fazer fotos de teste. Em seguida, amplie-os para ver os detalhes na lua. Continue fazendo isso até que você tenha muitos detalhes na lua e nenhum destaque estourado.

Para a foto no topo desta página, usei valores de exposição de 1/400 de segundo, com abertura em f/5.6 e ISO em 800. Por que esses valores de exposição? Aqui está o que eu estava pensando:
  • Velocidade do obturador: Eu queria uma velocidade de obturador rápida. Isso pode parecer estranho para você, já que minha câmera estava em um tripé com um assunto basicamente imóvel (eu sei que está se movendo um pouco, mas você usará velocidades de obturador rápidas o suficiente para negar esse movimento). Em teoria, eu poderia ter usado uma velocidade de obturador muito maior e capturado uma imagem nítida, o que me permitiria usar uma abertura menor ou, talvez mais importante, um ISO mais baixo. Mas eu queria essa velocidade do obturador muito rápida por um motivo específico. Quando dei zoom no meu LCD em 10x, pude ver pequenas vibrações na visão sempre que havia a menor brisa. Eu estava preocupado com eles causando pequenos desfoques na foto, então pensei em usar uma velocidade de obturador rápida o suficiente para negá-los.
  • Abertura: Não há absolutamente nenhuma necessidade de uma profundidade de campo profunda nesta imagem. Tudo está no mesmo plano de foco. Eu ajustei a abertura em sua configuração mais ampla. Neste caso eu estava usando uma lente 70-200 mm f/2.8, mas também estava usando um teleconversor 2x, que me custou 2 stops de luz. Isso significa que minha maior abertura foi f/5.6. Então foi isso que eu usei. No seu caso, basta usar a abertura mais ampla da sua lente, seja ela qual for.
  • ISO: Embora eu esteja falando sobre isso por último, na verdade eu defino o ISO primeiro. Eu sabia que queria uma velocidade de obturador relativamente rápida, então configurei o ISO alto. Para esta foto, o ISO foi definido em 800. Devo observar, no entanto, que tirei outras fotos com o ISO em intervalos entre 400 e 1600. Essa foto em particular estava em 800 e, francamente, a maioria das fotos que tirei estavam nesse nível.

Com o benefício da retrospectiva, estou confortável de que essas configurações de exposição estavam razoavelmente corretas. Acho que poderia ter reduzido um pouco o nível de exposição geral, mas eles estão bem. Eu recomendaria a você que você use uma velocidade de obturador rápida, mesmo que você esteja em um tripé. Você está fotografando algo muito distante, então os menores movimentos de sua câmera e lente terão um impacto dramático a essa distância. Além disso, você provavelmente cortará sua imagem significativamente, de modo que qualquer suavidade será ampliada.

Acertar o foco


Você precisará usar o foco manual para esta foto. As probabilidades são de que o foco automático não será preciso o suficiente.

Como mencionado anteriormente, certifique-se de estar visualizando a lua através do LCD e certifique-se de ter ampliado o máximo que sua câmera permitir. A maioria das câmeras tem um botão que permite aumentar o zoom no LCD. Não confunda isso com o zoom real da sua lente. O zoom no LCD não afeta a imagem real – apenas permite que você veja os detalhes da imagem que está prestes a tirar.

Depois de aumentar o zoom no LCD, você pode definir o foco com precisão. Esta é a chave para garantir o sucesso, pois, novamente, essas fotos se resumem a tornar os detalhes nítidos. Para definir o foco, basta girar o anel de foco para frente e para trás até que o foco esteja perfeito. Faça isso devagar e com cuidado. Você pode ter que fazer isso várias vezes para acertar.

Acertar o chute


Agora você está pronto para tirar a foto. Primeiro, há algumas outras configurações que você pode querer abordar:
  • Bloqueio de espelho: Supondo que você esteja no Live View (ou usando uma câmera sem espelho), não precisará usar o travamento do espelho. Caso contrário, certifique-se de ativar isso.
  • Estabilização de imagem: Você pode querer desligar a Estabilização de Imagem em sua lente. Muitos dizem que ativar a estabilização de imagem enquanto a câmera está em um tripé cria um pouco de suavidade.

Com isso marcado, vá em frente e tire a foto. Na verdade, tire várias fotos. Você nunca sabe quais forças podem estar agindo em sua câmera e lente para criar uma pequena quantidade de movimento, o que resultará em falta de nitidez, em qualquer momento específico. Tirar várias fotos aumenta suas chances de sucesso. No meu caso, eu rebatia vários tiros seguidos toda vez que montava. Alguns eram comprovadamente mais afiados do que outros. Por quê? Não sei. Mas eu sempre tomo vários para garantir o sucesso.

Editando sua fotografia da lua


Depois de ter sua foto, é hora de editá-la. A primeira coisa que você precisa fazer é cortar a imagem. Se você é como eu, geralmente não se sente à vontade para cortar grandes pedaços de sua imagem, mas é exatamente isso que você terá que fazer aqui. Não se surpreenda se você precisar cortar mais da metade da imagem para fazer a lua ocupar muito espaço na imagem.

Depois disso, as duas coisas mais importantes são garantir que seu nível de exposição esteja correto e que a imagem seja a mais nítida possível. A nitidez é provavelmente onde você ajudará mais a imagem no pós-processamento, mas primeiro vamos garantir que o nível de exposição esteja bom.

Brilho/Exposição


Se você tiver um problema com a exposição da sua foto da lua, é provável que haja partes muito brilhantes. Nesse caso, você deve apenas reduzir um pouco os destaques. Esteja você no Lightroom ou nas telas do Adobe Camera Raw (ACR) no Photoshop ou no Elements, basta puxar o controle deslizante Destaques para a esquerda. Não há quantidade definida - basta puxá-la até que você tenha detalhes em todas as áreas da lua e nada disso seja estourado.


Há um outro movimento que você provavelmente vai querer fazer, e isso é tornar os tons mais escuros da imagem ainda mais escuros. Para fazer isso, encontre o controle deslizante Blacks e puxe-o para a esquerda (novamente, se você estiver no Lightroom ou no ACR). O que isso faz por você? Duas coisas. Primeiro mantém o contraste na imagem. Ao reduzir os realces na etapa anterior, você reduziu um pouco o contraste. Reduzir os pretos ajudará a manter – e talvez até aumentar – o contraste na imagem. Em segundo lugar, ele puxará partes da imagem para preto puro. Normalmente, isso não é algo que você deseja. No entanto, não faz sentido ter qualquer detalhe no céu. Apenas afasta o assunto (a lua). Além disso, qualquer detalhe provavelmente será apenas ruído. Basta se livrar dele puxando tudo para preto.

Nitidez


Agora vamos para a parte divertida. Você deve aumentar a nitidez da lua em um grau bastante significativo. A melhor maneira é usar os controles deslizantes Clareza e Nitidez no Lightroom ou ACR.

Em particular, a melhor maneira de aplicar essas alterações não é fazer ajustes globais em toda a imagem - nesse caso, você está apenas aprimorando o ruído e quaisquer artefatos no céu -, mas sim usar o Pincel de ajuste e discar em uma quantidade alta de Clareza e Nitidez nesses controles deslizantes. Na minha imagem, empurrei os controles deslizantes quase todo para a direita.

O controle Clarity, em particular, terá um efeito bastante dramático em sua imagem. Normalmente você pode se preocupar em exagerar nesse controle, mas neste caso ele só aparece como um detalhe adicional para a lua. Você pode realmente aumentar isso. Certifique-se de que “Auto Mask” esteja selecionado para que, se você pintar fora da lua, limite o efeito à própria lua.


Ruído


A única outra preocupação significativa que você pode ter é qualquer ruído em sua foto. Eu evitaria qualquer ajuste global de redução de ruído porque você desfaz alguns dos detalhes que acabou de adicionar na etapa anterior. A redução de ruído sempre significa alguma redução nos detalhes. Portanto, aplique sua redução de ruído ao céu escuro, mas não à própria lua. Você pode usar o Pincel de Ajuste para adicionar ruído em todos os lugares, exceto na lua. Você também pode tirar a foto no Photoshop e usar um plug-in de redução de ruído, como o Noiseware. Aplique o ajuste em uma nova camada (Ctrl+J), então você pode mascarar a lua.

Fotografar a Lua versus Incluir a Lua em sua Fotografia


Neste artigo, falei sobre como fotografar a lua. Com isso quero dizer tirar uma foto da lua – e apenas a lua. É como tirar um retrato da lua.

Mas, você pode pensar, quero tirar uma foto da paisagem e incluir a lua nela. Como faço isso? A resposta é, na maior parte, para você não fazer isso. Já vi mais fotos arruinadas por pessoas que se esforçam muito para incluir a lua em suas fotos do que quase qualquer outra causa à noite. Tentar incluir a lua na cena quase inevitavelmente leva a uma grande quantidade de espaço preto no meio da foto. Dessa forma, incluir a lua na sua foto piora, não melhora.

Claro que, de vez em quando, incluir a lua na sua foto é positivo. Quem diria que Ansel Adams cometeu um erro ao incluir a lua em Moonrise, Hernandez? Ninguém. Se o fizer, tente capturá-lo quando a lua estiver próxima da linha do horizonte. Dessa forma, você limitará a quantidade de espaço morto em sua imagem.

Além disso, quando você tenta incluir a lua em sua foto, por causa de seu brilho, você enfrenta um dilema. Você pode expor a imagem corretamente em geral e, em seguida, ter uma lua estourada, ou você pode expor a lua corretamente com o resultado de que o resto da imagem é lamentavelmente subexposto. Nenhuma dessas opções é ótima.

Existe uma terceira maneira se você estiver determinado a incluir a lua em sua imagem. Isso é tirar duas fotos exatamente da mesma cena com uma exposta para a cena como um todo e outra exposta para a lua. Então você pode misturá-los no Photoshop mais tarde.

Agora – Vá Fotografar a Lua


Uma grande coisa sobre capturar a lua é que você pode fazê-lo em qualquer noite clara onde há lua, o que é na maioria das vezes. Você não precisa esperar por uma noite especial. Você não precisa dirigir para o campo para evitar a poluição luminosa. Você pode configurar do lado de fora de sua casa e fazer tudo em menos de meia hora. Então dê uma chance. Espero que o uso dessas dicas ajude você a obter um ótimo resultado.