>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

5 passos para tirar fotos nítidas (ou pelo menos evitar as desfocadas)

Todo mundo tem dificuldade em tirar fotos nítidas. É universal na fotografia. Muitos iniciantes estão tentando evitar imagens borradas. Mas à medida que as pessoas progridem com a fotografia, enquanto as fotos borradas normalmente não são mais um problema, a busca por fotos mais nítidas continua.

A maioria das pessoas culpa o equipamento por imagens não nítidas. Mas esse fato é que a maioria dos problemas com nitidez não vem de um problema com sua câmera ou lentes, e não é porque você precisa aprender uma nova técnica do Photoshop. Em vez disso, é uma técnica simples e imprópria praticada ao tirar a foto. Mas se você incorporar as etapas abaixo em sua fotografia e verá uma melhoria notável em suas fotos imediatamente.

Por que suas fotos podem ser suaves

A causa número um de fotos sem nitidez neste mundo é não conseguir manter a câmera firme o suficiente enquanto você tira a foto.

Observe que há dois elementos nessa declaração:(1) estabilidade da câmera e (2) tempo para tirar a foto. Isso significa que você pode atacar esse problema de duas maneiras. Você pode diminuir o tempo que a câmera leva para expor a fotografia (em outras palavras, aumentar a velocidade do obturador) ou pode segurar a câmera com mais firmeza durante esse tempo.

Nos primeiros passos, vou lhe dizer como fazer as duas coisas. Depois disso, veremos outras causas possíveis de imagens sem nitidez que podem ser as responsáveis.

1. Use velocidades rápidas do obturador

Primeiro, certifique-se de estar usando uma velocidade de obturador rápida o suficiente. As configurações de velocidade do obturador na maioria das câmeras variam de cerca de 30 segundos a cerca de 1/8.000 de segundo. Você quer estar mais perto do fim de 1/8000 das coisas. Honestamente, ter a velocidade do obturador muito lenta é o motivo mais comum que já vi para fotos sem nitidez. Se você ainda não está familiarizado com a velocidade do obturador, confira os posts sobre exposição e velocidade do obturador.


Se o obturador estiver abrindo e fechando rápido o suficiente, você quase não precisa se preocupar em manter a câmera estável. Com uma velocidade do obturador rápida o suficiente, você pode realmente balançar a câmera enquanto tira a foto e ela ainda ficará nítida. (Você não deveria fazer isso; estou apenas fazendo um ponto). Estou falando algo como 1/500 de segundo no lado baixo. O ponto é que se sua câmera está levando apenas 1/2000 de segundo para tirar a foto, então seu movimento se torna quase irrelevante.

Mas uma velocidade mais lenta do obturador significa que deve-se tomar cuidado para garantir que a câmera seja mantida estável durante o tempo em que o obturador estiver aberto. A razão para isso é que, supondo que você esteja segurando a câmera, suas mãos ficarão um pouco instáveis. Isso vale para todas as pessoas, não importa quem você seja. Há sempre movimentos leves. Isso é chamado pelos fotógrafos de “agitação da câmera”.

Você não pode eliminar a trepidação da câmera, mas pode garantir que tenha uma velocidade do obturador rápida o suficiente para que isso não importe. Fica pior quanto mais você aumenta o zoom, então isso deve ser levado em consideração. Aqui estão algumas diretrizes simples para garantir que você esteja usando uma velocidade do obturador rápida o suficiente para evitar a temida trepidação da câmera:

  • para fotos em grande angular, verifique se a velocidade do obturador é de pelo menos 1/60 por segundo;
  • para fotos de médio alcance, verifique se a velocidade do obturador é de pelo menos 1/100 de segundo;
  • para fotos de telefoto, verifique se a velocidade do obturador é de pelo menos 1/200 de segundo.

Esta é uma simplificação de uma regra conhecida como “regra recíproca” na fotografia, que abordarei no futuro. Mas, por enquanto, basta usar essas configurações no mínimo e você pode ter certeza de que a velocidade do obturador é rápida o suficiente.

Devo observar que uma velocidade rápida do obturador também evita o desfoque de uma maneira diferente. Fazer com que seu assunto se mova durante o tempo em que a câmera está expondo a imagem também criará um pouco de desfoque. Supondo que você não queira isso, certificar-se de que está usando uma velocidade rápida do obturador evitará que eles fiquem desfocados.

2. Acalme-se

Em vez de focar na diminuição da velocidade do obturador, você também pode focar em manter a câmera mais estável durante o tempo em que o obturador está aberto.


Se você estiver segurando a câmera com a mão, o truque é manter-se o mais firme possível. Comece segurando a câmera corretamente. Na verdade importa. A primeira coisa a fazer é manter os cotovelos dobrados no peito enquanto tira fotos. Dessa forma, seu corpo está apoiando seus braços, que estão apoiando a câmera. Isso torna as coisas mais estáveis. Além disso, segure a câmera com a mão direita na lateral da câmera operando os controles e mantenha a mão esquerda embaixo da câmera e da lente para dar suporte.

Além disso, tente estabilizar você ou a câmera de alguma forma. Se houver uma cerca ou algum tipo de borda na qual você possa descansar sua câmera enquanto tira a foto, faça isso. Se houver uma parede próxima ou algo resistente em que você possa se apoiar, use-o para não balançar. Isso adicionará estabilidade adicional e tirará um pouco da “tremedeira” de suas fotos.

A outra maneira de lidar com esse problema é tirar a câmera inteiramente de suas mãos e colocá-la em algo estável. Como um tripé. Se seu tripé for estável o suficiente, você poderá ter uma velocidade do obturador tão lenta quanto desejar. Você pode deixar o obturador aberto por vários minutos e a imagem ainda ficará nítida.

Se o seu problema não for a velocidade do obturador ou a estabilidade da câmera, o próximo culpado mais provável é o foco inadequado. Então vamos falar sobre isso a seguir.

3. Acerte o foco

Focar uma câmera moderna é muito fácil então não vamos nos debruçar muito sobre isso. Você provavelmente está usando o foco automático, e isso é uma coisa boa. O foco automático tornou as câmeras de foco simples o suficiente para que qualquer um pudesse fazê-lo. Basta manter o foco automático e deixar a câmera fazer esse trabalho para você.


Mas a câmera não lê mentes. Você precisa dizer à câmera exatamente no que focar. Às vezes, a câmera escolhe facilmente o assunto. Mas às vezes não vai.

Para aqueles momentos em que a câmera não está focando na coisa certa, tente isto:

  1. Centro: Independentemente de como você deseja que sua foto final seja composta, primeiro centralize a câmera exatamente no que você deseja que a câmera foque. Ter o assunto no centro do quadro tornará mais provável que sua câmera opte por focar nessa coisa.
  2. Foco: Quando o assunto estiver centralizado no quadro, pressione o botão do obturador até a metade. Ao fazer isso, a câmera deve focar no assunto e, muitas vezes, acende momentaneamente na tela onde está focando e emite um pequeno bipe para que você saiba que focou em algo e está pronto para tirar a foto. Se estiver satisfeito com o foco da câmera, passe para a próxima etapa. Caso contrário, continue movendo a câmera um pouco e pressionando o botão até a metade. Ele chegará lá.
  3. Reajustar: Quando a câmera focar no assunto certo, mantenha o botão pressionado até a metade enquanto ajusta a câmera para sua composição exata. Manter o botão pressionado até a metade impedirá que sua câmera volte a focar em outra coisa.
  4. Foto:  Quando a foto estiver enquadrada exatamente como você deseja, pressione o botão do obturador até o fim para tirar a foto.

É isso. Isso deve resultar em você acertar o foco todas as vezes. Bem, todos nós cometemos erros, então na maioria das vezes.

Mais uma dica importante quando se trata de foco:se você estiver fotografando uma pessoa, sempre, sempre, sempre foque nos olhos.

4. Use o “ponto ideal” da sua lente

Se a velocidade do obturador ou o foco não for o seu problema, pode ser a sua lente. Mas antes de sair correndo e comprar uma nova lente, certifique-se de usar a que você tem nas configurações mais nítidas.

Muitos fotógrafos avançados realmente testam suas lentes tirando uma foto exatamente do mesmo assunto repetidamente em diferentes configurações de abertura. (Se você ainda não está familiarizado com a abertura, leia este artigo sobre exposição que aborda isso e este artigo sobre abertura e profundidade de campo). Esses fotógrafos compararão os resultados ampliando a foto e verão qual deles é o mais nítido. Depois disso, eles tentarão manter suas fotos nas configurações de abertura mais nítidas para essa lente.

Não se preocupe, não faremos nenhum teste. Na verdade, você pode testar suas próprias lentes se estiver tão inclinado, mas se não quiser mexer com isso, pode confiar no trabalho daqueles que vieram antes de você.

Como muitas, muitas lentes foram testadas da maneira mencionada acima, ficou claro que o “ponto ideal” para a maioria das lentes está no meio da faixa de abertura, geralmente um pouco para o lado aberto. Para a maioria das lentes, essa é uma configuração de abertura em torno de f/5.6 – f/8. Então, todas as outras coisas sendo iguais, tente manter sua configuração de abertura em torno de f/8.

Essa configuração de f/8 como sua abertura padrão também tem outro benefício. Também evitará que você tenha uma profundidade de campo muito rasa.

Essas técnicas evitarão desfoques indesejados em suas fotos. Mas o processo de fotografia digital adiciona um pouco de desfoque à imagem que também queremos abordar. Faremos isso através de uma edição muito, muito simples da imagem em seu software de edição de fotos.

5. Adicione algum pós-processamento menor

Depois de tirar sua foto, você pode usar um software para aguçar um pouco suas fotos. Se você está filmando em Raw, isso é muito obrigatório. Todos os softwares fotográficos terão essa funcionalidade, e vou explicar isso para os usuários do Lightroom e do Photoshop aqui. Lembre-se de que o pós-processamento não corrige uma imagem ruim. Ele apenas dará um pequeno impulso para uma boa imagem que você obteve usando as técnicas acima.


Minha suposição nesta postagem é que você não está familiarizado com software de pós-processamento, mas não se preocupe porque isso é supersimples. Existem apenas 2 passos muito curtos e fáceis. O método é o mesmo se você estiver no Lightroom ou no Photoshop, então basta abrir o que você usar e carregar sua imagem. Faça as alterações que você ia fazer e, quando se trata de nitidez, eis o que você faz:

Mova o controle deslizante "Quantidade" de Nitidez para a direita:  Há um controle deslizante de “nitidez” no módulo “desenvolver” do Lightroom e na tela do Adobe Camera Raw no Photoshop. Tudo o que vamos fazer é ajustar esse controle deslizante para a direita. Quanto à direita? Tente movê-lo para cerca de 60. Deixe as outras configurações em paz. Você pode usar 60 como uma configuração padrão, mas obviamente ajuste para cima ou para baixo conforme melhor se adequar à sua imagem.

Mova o controle deslizante Clareza para a direita:  Outro movimento que provavelmente trará melhores resultados do que o controle de Nitidez é o controle deslizante “Clareza”. Tente movê-lo para cima (ou seja, para a direita) para cerca de 20. Você deve notar uma boa melhora. Você pode ajustá-lo para cima ou para baixo conforme melhor se adapte à sua imagem.

Conclusão

Use os movimentos abordados aqui como uma espécie de lista de verificação quando estiver atirando. Com uma velocidade de obturador rápida, usando boas técnicas de disparo para estabilizar a câmera, fotografando com uma boa abertura para sua lente, enquanto foca exatamente no que você deseja, você pode ter certeza de que está fazendo todo o possível para obter fotos nítidas. Você pode adicionar o pós-processamento para dar um pouco de nitidez extra. O resultado deve ser imagens sólidas.