>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras de Segurança

Análise do Gerenciador de dispositivos ONVIF


Esta é uma ótima ferramenta para testar sua câmera IP (genérica, OEM ou de marca) , para ver se é compatível com ONVIF e para explorar outros recursos em potencial. Mais importante, este software é gratuito. Neste artigo, discutiremos os principais recursos deste software e como usá-lo.


O que é o Gerenciador de Dispositivos ONVIF?


O ONVIF Device Manager é um software gratuito que pode ser usado para testar dispositivos CCTV compatíveis com o protocolo ONVIF. Você pode usar esta ferramenta para conectar e explorar câmeras IP, DVRs, NVRs, Codificadores, etc.

O software foi desenvolvido pela empresa russa Synesis e é distribuído sob a GNU General Public License. Para saber mais sobre o protocolo ONVIF e sua finalidade, leia este artigo:O que significa ONVIF.

Baixe o Gerenciador de dispositivos ONVIF

  • Faça o download do seu Sourceforge oficial site.
  • Guia do usuário

Os recursos do gerenciador de dispositivos ONVIF


Execute o software e você notará que a interface é muito básica e lógica. No lado esquerdo está a seção Lista de Dispositivos onde estão listados todos os dispositivos ONVIF na rede. Você deve digitar o nome de usuário e a senha da câmera e deixar o software tentar acessá-la.
Se por algum motivo o software não conseguir detectar sua câmera IP, clique em “Adicionar ” no canto inferior esquerdo e digite o endereço IP da câmera manualmente.
Substitua o endereço IP e não altere o restante das informações que estão lá. No nosso caso, inserimos o IP 192.168.1.100 seguido da porta 82 para que o ONVIF Device Manager possa encontrar nossa câmera IP na rede.

O formato deve ser http://192.168.1.100:82/onvif/device_service. Se sua câmera estiver usando a porta 80 (a maioria usa), ela deve ser http://192.168.1.100/onvif/device_service.

Menu e visualização do Gerenciador de dispositivos ONVIF


Depois que a câmera ONVIF for adicionada, você verá o Menu Principal com todas as opções de configurações e a seção de visualização no canto inferior direito.
Depois disso, você pode navegar pelos menus para verificar qualquer informação específica que possa precisar e também ver a transmissão de vídeo ao vivo e perfis disponíveis na câmera.

Vídeo ao vivo da câmera


Clique no Vídeo ao vivo menu para assistir ao streaming de vídeo ao vivo de sua câmera IP. Se você vir a imagem, isso é a prova de que sua câmera é compatível com ONVIF.
O ONVIF Device Manager pode extrair diferentes vídeos transmitidos da câmera IP com várias resoluções, taxas de quadros e compactação. Tudo depende das configurações disponíveis e suportadas no perfil da câmera.

Perfis ONVIF da câmera


O número de perfis de vídeo disponíveis na câmera IP OVIF depende da marca e modelo da câmera. Normalmente, as câmeras de segurança de última geração têm um número maior de perfis disponíveis. De qualquer forma, o ONVIF Device Manager pode mostrar qual perfil está sendo usado da câmera e qual é a linha RTSP usada para transmitir o vídeo.

Na imagem abaixo você pode ver o endereço RTSP que a câmera está usando. A qualidade do vídeo depende da configuração deste perfil de câmera.

Menus de configurações


Identificação: Esta seção lista todos os detalhes da câmera (disponíveis), como Nome, Local, Fabricante, Modelo, Hardware, Firmware, ID do dispositivo, endereço IP, endereço MAC e versão ONVIF.
Configurações de tempo: Para o correto funcionamento do sistema de CFTV ou câmera, é necessário sincronizar a hora no dispositivo e no computador do usuário. Se o dispositivo estiver equipado com um relógio em tempo real com fonte de alimentação independente, a hora é sincronizada automaticamente.

Para gravadores e câmeras não equipados com relógio RTC ou fonte de alimentação independente, é necessário selecionar a opção Sincronizar com o servidor NTP.
Manutenção: Você pode redefinir o dispositivo apenas enviando comandos ONVIF para ele. Este menu mostra as opções de Soft Reset, Hard Reset, Reboot device e Firmware upgrade.
Configurações de rede: Este menu mostra tudo relacionado às configurações de rede do dispositivo. Aqui você pode modificar o endereço IP, gateway, DHCP, portas e configuração de DNS.
Gerenciamento de usuários: O ONVIF Device Manager é compatível com os seguintes tipos de usuários:Usuário anônimo não está cadastrado no sistema e, portanto, pode ter acesso ilimitado apenas aos dispositivos da lista onde não estão cadastrados usuários de outras categorias; Administrador tem acesso a todas as seções e recursos do aplicativo, os direitos de reinicializar o dispositivo, redefinir as configurações e atualizar o firmware, criar outros usuários com direitos de acesso diferentes.

Certificados: Os certificados de segurança permitem que você transfira dados por meio de uma conexão segura.
Registro do sistema: Verifique o log diretamente neste menu.
Página da Web: Este menu permite que você verifique a câmera por meio de um navegador da web. A aparência e a funcionalidade da página da web dependem do dispositivo conectado e de sua empresa fabricante.
Eventos: Aqui serão listados todos os eventos que acontecem no dispositivo (como acionadores, movimento, gravação, notificações, inicialização do dispositivo, etc).
Vídeo ao vivo: Esta tela basicamente mostra o fluxo de vídeo ao vivo e o RTSP e informações de perfil (como explicado anteriormente).
Transmissão de vídeo: Aqui você pode alterar as configurações de vídeo, como resolução, taxa de quadros, compactação, comprimento do GOV (Grupo de vetores), qualidade e intervalo de codificação.
Configurações de imagem: Este menu permite a configuração relacionada à qualidade da imagem da câmera, como brilho, saturação de cor, nitidez, balanço de branco, exposição, corte de infravermelho, etc.
Controle PTZ: Se você estiver usando uma câmera PTZ, é possível controlá-la neste menu enviando comandos compatíveis com ONVIF.
Perfis: Aqui você pode ver os perfis disponíveis na câmera, a imagem abaixo mostra um exemplo com 7 deles (essa câmera permite ter até 10 perfis).
ONVIF Device Manager é uma ferramenta muito útil para testar suas câmeras IP antes de usá-las com software de vigilância ou implantá-las em um CFTV sistema.