>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

10 melhores câmeras para fotografia de alimentos (em 2022)


Você está procurando a melhor câmera para fotografia de alimentos, mas não sabe para onde ir? Você veio ao lugar certo.

Você vê, enquanto você pode usar quase qualquer câmera para fotografar comida, se você quiser levar a sério suas fotos de comida, algumas câmeras funcionarão melhor que outras. Por exemplo, se você busca qualidade de imagem de alto nível, precisará considerar o tamanho e a resolução do sensor. Você também precisará de excelentes recursos de fotografia com pouca luz, porque pode se ver fotografando em cozinhas mal iluminadas para uma sessão de fotos e depois no estúdio ou ao ar livre para seu próximo projeto. A ergonomia, a estabilidade da imagem e a disponibilidade da lente são outros fatores que lhe darão flexibilidade adicional.

Abaixo, incluí câmeras de fotografia de alimentos para fotógrafos de todos os tipos, de iniciantes a profissionais. E eu escolhi uma variedade de opções, cobrindo todas as principais marcas e preços.

Vamos começar.

1. Nikon Z7 II


A Nikon Z7 II é uma câmera full-frame sem espelho com um incrível sensor de 45 MP – o que a torna perfeita para imagens que exigem um alto nível de detalhes, como naturezas-mortas de alimentos. O desempenho de alto ISO também é bom, especialmente para uma câmera de alta resolução, para que você possa capturar belas fotos mesmo com pouca luz.

A montagem Z oferece 18 lentes e teleconversores de alto nível, além de você sempre poder comprar o adaptador FTZ para trabalhar com a excelente variedade de lentes F-Mount da Nikon. Dessa forma, você terá flexibilidade criativa, mantendo o melhor desempenho óptico.

Se você gosta de capturar preparações de alimentos ou fazer fotografia de respingos, apreciará os recursos de foco automático líderes da classe, bem como a velocidade de disparo contínuo de 10 quadros por segundo. E o corpo é resistente a poeira e gotejamento, então você não precisa se preocupar com danos ao carregá-lo em uma bolsa ou ao fotografar ações. Há também uma alça de bateria disponível para quando você enfrenta longos dias de filmagem.

2. Nikon D850


Se você preferir uma DSLR a uma câmera sem espelho, confira a Nikon D850. Ele oferece um poderoso sensor full-frame de 45 MP, capaz de excelente alcance dinâmico e imagens de alta qualidade, mesmo com pouca luz.

A sensibilidade ISO vai de 64 a 25600 e, se você espera capturar ação em suas fotos de comida, apreciará as velocidades de disparo contínuo de 7 quadros por segundo (9 qps quando reforçadas pela alça da bateria).

Os 153 pontos de foco automático garantem imagens nítidas mesmo com assuntos em movimento (por exemplo, ao fotografar um chef no trabalho), e o design de economia de energia permite uma vida útil da bateria mais longa do que seus concorrentes.

E a Nikon D850 oferece acesso a uma incrível variedade de lentes F-Mount, muitas das quais são baratas e de cair o queixo bom.

3. Nikon D3400


A Nikon Z7 II e a Nikon D850 são ótimas – mas e se você quiser entrar no mundo da fotografia de alimentos? O que é um bom nível básico câmera para um snapper de comida de brotamento? Aqui, eu recomendo que você confira a Nikon D3400, que possui um sensor APS-C de 24,2 MP e muitos recursos úteis.

Não, não é tão poderoso quanto uma câmera full-frame, mas o preço é muito mais fácil de manusear e é uma boa maneira de molhar os pés. A D3400 foi projetada para criadores acostumados a trabalhar com seus smartphones, portanto, você não deve ter problemas para operar a câmera, mesmo sem experiência anterior em DSLR.

Graças ao aplicativo Nikon SnapBridge, você pode transferir fotos da D3400 diretamente para seu smartphone para que você possa enviar rapidamente suas últimas criações para as mídias sociais. E o modo de guia integrado torna esta câmera perfeita para iniciantes; basta seguir as instruções passo a passo para capturar uma ampla variedade de assuntos e situações.

4. Canon EOS 5DS


Se você está procurando resoluções surpreendentemente altas para suas fotos de comida, confira a Canon EOS 5DS, uma DSLR profissional full-frame com um sensor de 50,6 MP.

Graças ao sensor de alta resolução, você pode renderizar a comida nos mínimos detalhes e, embora o desempenho com pouca luz não seja excelente, você ainda pode tirar uma ou duas fotos com pouca luz (especialmente se você levar um tripé !). Não importa se você está procurando um livro de receitas com letras miúdas ou um anúncio de outdoor; o 5DS não vai decepcioná-lo.

De fato, mesmo com a quantidade impressionante de megapixels, o 5DS pode processar 5 imagens RAW por segundo, o que deve fornecer velocidade suficiente para fotografar movimentos ou até mesmo fotos de respingos de comida.

Se você quiser saber mais sobre o desempenho em campo do 5DS, recomendo procurar o fotógrafo de alimentos Skyler Burt. Ele não apenas faz a maior parte de seu trabalho com essa câmera, mas também publicou muitos vídeos explicando por que a usa, mostrando os bastidores e muito mais.

5. Canon EOS Rebel T6i


A Canon EOS Rebel T6i é uma DSLR APS-C com 24,2 MP de resolução. Embora não tenha tantos recursos avançados quanto outras câmeras nesta lista, o valor pelo seu dinheiro é excelente - e você poderá usar a impressionante variedade de lentes EF da Canon (sempre um bônus!).

A sensibilidade ISO varia de 100 a 12800, para que você possa gravar um churrasco em um dia ensolarado ou um jantar em uma sala de jantar mal iluminada. E se você quiser capturar a preparação de alimentos, apreciará a velocidade de disparo contínuo de 5 qps e o sistema AF decente, com 19 pontos de tipo cruzado para focagem rápida e precisa.

Existem muitos filtros e predefinições que você pode visualizar ao fotografar no modo Live View – e graças ao Wi-Fi integrado da T6i, você pode transferir facilmente suas fotos para seu telefone ou tablet para fácil compartilhamento nas mídias sociais.

6. Canon EOS 5D Mark IV


A Canon 5D Mark IV é a câmera que a embaixadora da Canon, Yasmin Albatoul, usa – na verdade, é o que ela usou para sua entrada vencedora no Foodelia’s 2020 International Food Photography Awards. E é uma potência fotográfica, graças ao seu sensor full-frame de 30 MP, excelente desempenho de alto ISO e excelente ergonomia.

A 5D Mark IV também possui 61 pontos AF com 41 sensores de tipo cruzado para imagens nítidas e nítidas mesmo ao fotografar ação. Observe que, no modo de disparo contínuo, você pode capturar até 7 quadros por segundo – perfeito para capturar fotos de preparação de alimentos ou comida de ação, como fotografia de respingos.

E a 5D Mark IV inclui a tecnologia Dual Pixel RAW, para que você possa ajustar o ponto de nitidez e mudar o bokeh na pós-produção. Ele também oferece WiFi e GPS integrados para facilitar o compartilhamento e a marcação geográfica.

7. Sony a7 IV


O Sony a7 IV reúne o melhor dos desenvolvimentos da Sony para fotografia e vídeo, portanto, se você deseja capturar fotos e vídeos de alimentos, esta é a câmera para você; na verdade, a a7 IV é chamada de câmera híbrida porque permite que os criadores alternem facilmente da foto para o vídeo e vice-versa, mantendo a mais alta qualidade.

O a7 IV é construído em torno de um sensor de 33 MP retroiluminado e full-frame, que possui uma faixa dinâmica de 15 pontos para que você possa capturar detalhes perfeitos mesmo em condições de iluminação extremas. O desempenho de alto ISO é excelente e você obtém uma faixa ISO que se estende de 50 a impressionantes 204800.

Depois, há os recursos de foco automático do a7 IV, que são top de linha, e se você é um criador de conteúdo, vai adorar a transmissão ao vivo e o compartilhamento de alta qualidade para comunicação remota em tempo real.

Também vale a pena mencionar que o Sony a7 IV e sua embalagem fazem parte do plano ambiental Road to Zero, que é o compromisso da Sony em diminuir sua pegada ambiental ao longo do ciclo de vida do produto.

8. Fujifilm X100V


Se procura uma câmara ultracompacta e leve que possa levar consigo para todo o lado, vai adorar a Fujifilm X100V, um modelo compacto premium que é fácil de utilizar mas oferece qualidade de imagem avançada.

A X100V possui um sensor APS-C de 26,1 MP e uma excelente lente (recentemente desenvolvida para esta câmera!). A distância focal é de 23 mm (equivalente a 35 mm, graças ao fator de corte APS-C) e a abertura máxima de f/2 é perfeita para fotografar em condições de luz difíceis.

Como você pode esperar de uma câmera Fujifilm, as cores são incríveis. E um dos recursos mais interessantes é o visor híbrido, que permite alternar da tecnologia óptica para a eletrônica quando estiver em campo; dessa forma, você pode ver o assunto como está (OVF) antes de verificar as condições de exposição (EVF).

A tela oferece inclinação bidirecional, a primeira da série X100. Isso lhe dará mais flexibilidade de movimento ao fotografar de ângulos criativos. E os iniciantes vão adorar as predefinições e os modos de disparo, que permitem visualizar suas fotos com dezenas de belos efeitos.

9. Panasonic Lumix S1


Não é fã da Canon, Nikon ou Sony? Em seguida, confira a Lumix S1, uma câmera sem espelho full-frame de 24,2 MP que oferece reprodução de cores de alta qualidade e uma bela qualidade de imagem geral. O S1 usa lentes L-Mount, para que você tenha uma grande variedade de vidros para escolher, e o sensor possui um revestimento AR para minimizar fantasmas e reflexos.

O Lumix S1 garante excelente desempenho com pouca luz e você pode esperar ruído mínimo, mesmo em ISOs mais altos. O estabilizador de imagem irá ajudá-lo a capturar imagens nítidas mesmo ao fotografar com a câmera de mão em velocidades lentas do obturador. E graças ao sistema AF avançado, você obtém foco rápido e preciso, mesmo ao fotografar assuntos em movimento em condições de pouca luz.

Se você gosta do som do S1, mas prefere uma câmera de alta resolução, considere o Lumix S1R, que oferece um sensor de 47,3 MP e possui um modo de alta resolução que atinge impressionantes 187 MP.

10. Olympus OM-D E-M10 Mark III


A Olympus OM-D E-M10 Mark III é uma câmera sem espelho Micro Four Thirds com sensor de 16 MP; é compacto e leve, perfeito para fazer uma viagem de comida de rua, trabalhar em uma pequena cozinha ou fotografar no estúdio.

Graças ao sistema de estabilização de imagem de 5 eixos no corpo, você pode evitar imagens borradas mesmo com pouca luz sem o uso de um tripé, e a tela sensível ao toque inclinável torna a câmera muito intuitiva para antigos fotógrafos de smartphones.

A E-M10 Mark III também possui vários modos e funções automáticos para fotógrafos iniciantes, além de obter 121 pontos AF para imagens nítidas usando o Live View ou o visor.

Para ver o desempenho dessa câmera, confira o trabalho da fotógrafa de alimentos Sarah Crawford (@bromabakery) no Instagram, que foi escolhida pela Olympus para seu Collaborator Spotlight.

Bônus:a melhor câmera para fotografia de alimentos em um smartphone


Hoje em dia, muitos fotógrafos de comida e blogueiros preferem fotografar com smartphones – então, como bônus, incluí os dois melhores smartphone câmeras para fotografia de alimentos.

Claro, mesmo os melhores smartphones são menos flexíveis que DSLRs e câmeras sem espelho, mas são mais que suficientes para muitos cenários de filmagem!

1. iPhone 12 Pro Max


O iPhone 12 Pro Max tem três câmeras, cada uma de 12 MP; a câmera ultra grande angular grava em 13 mm, a câmera grande angular em 26 mm e a câmera telefoto em 52 mm, então você terá um bom conjunto de distâncias focais que podem lidar com a maioria das situações. E o 12 Pro Max suporta Apple ProRAW, para que você possa editar suas fotos sem perder a qualidade.

Você pode usar o modo Retrato para criar um belo efeito bokeh, que é muito útil ao fotografar alimentos. O smartphone também é resistente à água até 6 metros por até 30 minutos, para que você possa fazer fotos interessantes que combinam comida e água (além disso, o telefone estará protegido se você o deixar cair acidentalmente na pia!).

Se você está procurando uma opção mais acessível, pode experimentar o iPhone 12, embora use um sensor menor.

2. Oppo Find X3 Pro


O Oppo Find X3 Pro inclui sensores grandes que permitem detalhes agradáveis ​​e cores ricas mesmo com pouca luz. Possui duas câmeras grande angulares de 50 MP, além de uma câmera telefoto de 13 MP.

Este impressionante conjunto de lentes também inclui uma microlente com ampliação de 60x, ideal para fotos macro de alimentos. E a tela de 6,7 polegadas cobre toda a gama de cores e possui profundidade de cor de 10 bits.

Usando AI Palettes, você pode digitalizar qualquer foto salva em sua galeria e usar sua cor como um filtro personalizado para outras imagens, enquanto a função AI Scene Enhancement combina com os tons e o humor da cena original. Dessa forma, você pode criar a atmosfera perfeita para sua fotografia de comida!

Melhores câmeras para fotografia de alimentos:palavras finais


Espero que este resumo tenha ajudado você a escolher a câmera perfeita para fotografia de alimentos. Como você já sabe, há muitas opções excelentes – a chave é reconhecer o que você deseja fotografar e quais recursos específicos você precisa!

Agora para você:

Qual ​​câmera fotográfica de comida você pretende comprar? Qual é seu favorito? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!