>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

A Olympus ainda tem um lugar no mercado de câmeras?


Atualmente, todas as manchetes das câmeras parecem ser dominadas pela Canon, Nikon e Sony, com a menção ocasional da Fujifilm.

A Olympus, com seu sistema Micro Four-Thirds, raramente é notícia. E recursos populares frequentemente negligenciam a Olympus em suas recomendações, sugerindo corpos “Big Three” para fotógrafos que selecionam um sistema sem espelho.

Mas do que se trata? Por que a Olympus, uma empresa de câmeras com uma história que remonta ao início dos anos 1900, não recebe atenção?

Isso é um erro?

Ou a Olympus não tem mais lugar no mercado de câmeras de hoje?

Essa é a pergunta que este artigo vai responder. Vou explicar as vantagens e desvantagens das câmeras Olympus em comparação com outros fabricantes.

E então eu vou dar um veredicto:

Se a Olympus é um fabricante que ainda faz sentido no mundo de hoje…

… ou se o tempo da Olympus acabou.

Vamos começar.

Os contras da Olympus


Nenhum sistema de câmera é perfeito, o que significa que alguns fotógrafos não ficarão satisfeitos com os produtos da Olympus.

Aqui estão os principais problemas que surgem consistentemente com as câmeras Olympus, problemas que ajudam a explicar por que a Olympus não tem despertado muito interesse ultimamente:

1. O sensor de micro-quatro terços


De muitas maneiras, a falta de interesse na Olympus decorre de uma coisa:

O sensor Micro-Quatro-Terços.

Olympus somente produz câmeras sem espelho Micro-Four-Thirds. A empresa oferece zero opções full-frame e zero opções APS-C.

Canon, Nikon e Sony produzem câmeras sem espelho full-frame. Até a Fujifilm, que ignora full-frame, oferece sensores APS-C que levam a tecnologia de sensores menores aos seus limites.

Por quê isso é tão importante?

Sensores maiores oferecem duas qualidades principais em relação a sensores menores:

Melhores recursos de alto ISO.

E melhor alcance dinâmico.

Portanto, se você é alguém que precisa de um desses recursos, se sentirá compelido a comprar uma opção de quadro completo em um corpo MFT mais limitado. Por exemplo, você terá dificuldade em encontrar fotógrafos de paisagem que não usem um corpo full-frame. Os fotógrafos de paisagem frequentemente lidam com cenas de alta faixa dinâmica e precisam maximizar a qualidade da imagem com pouca luz, e é por isso que uma câmera full-frame é a ferramenta de escolha.

2. Resolução


Um sensor maior não garante alta resolução.

Mas está intimamente relacionado com isso. Todos os modelos de câmeras de alta resolução no mercado sem espelho hoje são full-frame.

E quando se trata da corrida de megapixels, a Olympus não está indo tão bem. Os corpos mais profissionais da empresa chegam a cerca de 20 MP, com alguns de seus modelos chegando apenas a 16 MP.

Aqui está a coisa sobre a contagem de megapixels:

Embora muitas vezes não afetem muito o fotógrafo médio…

… eles são verdadeiros captadores de atenção.

Uma grande parte das manchetes de câmeras é dominada pelas últimas maravilhas de megapixels, o que significa que a Olympus, com seus sensores de 16 e 20 MP, simplesmente não recebe muita cobertura.

E a resolução é falada com tanta frequência que a necessidade de uma alta contagem de megapixels é gravada na mente de quase todos os fotógrafos iniciantes.

Não me entenda mal:

Megapixels importam.

Mas eles só importam para alguns fotógrafos – aqueles que precisam maximizar detalhes, tamanhos de impressão ou potencial de corte.

Para outros, mais megapixels são apenas uma especificação reconfortante, mas não um recurso realmente necessário.

3. Fator de corte


Aqui está o problema final com as câmeras Micro Four-Thirds:

Você obtém um fator de corte enorme de 2x.

E isso faz com que as lentes básicas de grande angular (por exemplo, na faixa de 20 a 30 mm) se tornem distâncias focais padrão.

Para fotógrafos de paisagem, isso é um grande problema. Para fotos panorâmicas arrebatadoras, você precisará de um sistema que possa oferecer verdade cobertura de grande angular.

Embora esse fator de corte de 2x possa ser um benefício para fotógrafos que exigem muito alcance, como aqueles que fotografam esportes ou vida selvagem.

4. Qualidade do visor eletrônico


É um fato:

Os visores eletrônicos da Olympus não são tão bons assim.

Suas melhores câmeras oferecem uma resolução de 2,36 milhões de pontos e não parece tão boa em comparação com muitas opções da Sony, Canon, Nikon e Fujifilm.

Portanto, para fotógrafos provenientes de DSLRs e que exigem uma experiência EVF clara e nítida, as opções da Olympus não são suficientes.

Os profissionais da Olympus


Embora a Olympus não receba muita atenção, há coisas que a Olympus está fazendo melhor do que praticamente todos os outros fabricantes de câmeras por aí:

1. Tamanho da câmera e da lente


Uma coisa que a Olympus faz muito, muito bem:

Compacidade do sistema de câmera.

É aqui que o sensor de micro-quatro terços realmente começa a pagar dividendos, mantendo o tamanho do corpo da câmera muito baixo e mantendo o tamanho da lente igualmente pequeno.

De fato, enquanto as câmeras da Sony e da Fujifilm, em particular, geralmente são muito compactas, esses sistemas geralmente voltam a mordê-lo ao comprar lentes. O vidro sem espelho geralmente é tão grande quanto o vidro DSLR, e isso pode ser um problema. Por um lado, maior e mais pesado é apenas uma dor de cabeça, além de lentes grandes parecerem desequilibradas quando montadas em uma câmera compacta.

Então, se você é um fotógrafo de viagens, vai adorar como é fácil levar o kit da Olympus.

Se você é um fotógrafo de rua, vai adorar como os sistemas Olympus são pequenos e discretos.

E se você é um fotógrafo da vida selvagem que passa dias caminhando no campo, ter um corpo leve e pequeno pode ser um verdadeiro salva-vidas.

2. Velocidades de disparo


Se você observar atentamente as especificações da Olympus, verá que várias de suas câmeras oferecem disparos de até 60 quadros por segundo.

E estou falando de fotografia estática, não de vídeo.

Deixe-me esclarecer:

Você pode fotografar a 60 fps sem ressalvas, sem sensor recortado, sem desvantagens (embora seja com o sensor eletrônico, em vez do mecânico).

Este é um grande benefício para qualquer pessoa que faça fotografia de alta velocidade ou ação. Claro, você vai encher seus cartões de memória rapidamente se usar a opção de 60 fps o tempo todo, mas essa opção de alta velocidade é muito útil em certas situações em que você simplesmente não pode perder a foto.

E a propósito, você também tem a opção de fotografar no modo Pro Capture, que garante que a câmera comece a tirar fotos quando você pressiona o botão do obturador até a metade. Então, quando você finalmente pressiona o botão do obturador até o fim, a última dúzia de imagens é salva no seu cartão de memória (junto com todas as imagens tiradas depois que você pressiona o botão do obturador completamente). Isso é fantástico para obter fotos inesperadas, seja em esportes, vida selvagem ou fotografia de eventos.

Portanto, se você é do tipo que deseja recursos sérios de disparo de alta velocidade, definitivamente vale a pena dar uma olhada nas câmeras Olympus.

3. Estabilização de imagem


Aqui está o principal benefício final das câmeras Olympus:

Eles oferecem a melhor estabilização de imagem no corpo de qualquer sistema de câmera sem espelho.

Algumas câmeras Olympus oferecem sete ou mais paradas de estabilização ao incluir uma lente estabilizada, que permite segurar as mãos até 1s ou mais (dependendo da distância focal e da firmeza de suas mãos).

Se você é o tipo de fotógrafo que prefere trabalhar sem tripé, esta é a melhor maneira possível de fazê-lo. Você pode capturar belas paisagens usando aberturas estreitas e não precisa se preocupar com a trepidação da câmera.

Além disso, mesmo para o fotógrafo que gosta de tripé, haverá momentos em que esse suporte não será viável. Mas se você tiver uma câmera Olympus equipada com IBIS, poderá obter uma variedade semelhante de fotos sem um tripé.

Então, a Olympus ainda tem um lugar no mercado de câmeras de 2020?


Absolutamente.

Embora os sistemas da Olympus tenham algumas desvantagens, eles também incluem características que nenhum outro fabricante de câmeras pode igualar. Características como:
  • Compactação da câmera e da lente
  • Disparo contínuo de alta velocidade
  • Estabilização no corpo

Esses benefícios valem a pena para todos?

Não. Se você é um fotógrafo de paisagem que planeja fazer impressões enormes do tamanho de uma parede, você vai querer escolher um sistema diferente. Se você é um fotógrafo esportivo que exige o melhor sistema de foco automático que o dinheiro pode comprar, a Olympus provavelmente também não é sua melhor aposta. E se você é um fotógrafo de eventos que fotografa consistentemente com ISOs de quatro ou cinco dígitos, duvido que a Olympus seja para você.

Mas se você é um fotógrafo que valoriza um sistema compacto acima de tudo, alguém que:
  • Viaja com frequência
  • Faz longas caminhadas
  • Precisa de disparo contínuo extremamente rápido
  • Precisa de um sistema discreto para fotografia de rua
  • Apenas odeia ser sobrecarregado por equipamentos pesados
  • Não gosta de carregar um tripé

…então a Olympus será exatamente o que você precisa.

Portanto, antes de comprar um corpo Sony, Canon, Nikon ou Fujifilm, pergunte a si mesmo:

A Olympus pode ser a melhor escolha?

Talvez não seja. Você pode fazer melhor com outro sistema.

Mas pelo menos vale a pena considerar!

Quais são seus pensamentos sobre isso? Você tem algo que possa acrescentar? Por favor, faça isso nos comentários!