>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Passo a passo como limpar o equipamento da câmera para que fique em boa forma


Você pode estar muito ciente de que o equipamento fotográfico não é barato. Se você não for, você está em um despertar rude! Os corpos das câmeras podem custar milhares de dólares e não é incomum que uma lente seja ainda mais cara que um corpo! Às vezes é muito tentador mimar seu equipamento; trate-o com cuidado redobrado e embrulhe-o em algodão para que nenhum dano lhe aconteça. Mas com os devidos cuidados e manutenção, seu equipamento durará e continuará funcionando por muitos anos, não importa o que aconteça, e sem o bebê!



Sendo um fotógrafo profissional, meu equipamento geralmente está sujeito a algumas circunstâncias não tão amigáveis ​​​​à câmera. Chuva, neve, poeira e até champanhe (!) não são encontros incomuns para o meu equipamento. Mesmo que eu geralmente tome as precauções certas (por exemplo, eu uso capas de chuva para minhas câmeras e lentes se estiver chovendo), há momentos em que as condições são inevitáveis ​​e meu equipamento fica um pouco sujo. Isso vai acontecer. Mas porque eu cuido do meu equipamento (mesmo que pareça que não!), ele continua funcionando e não me decepcionou. Então, pensei em compartilhar algumas das minhas dicas para ajudá-lo a cuidar e manter seu equipamento também.

Suprimentos necessários


A boa notícia sobre como cuidar do seu equipamento é que é relativamente barato comprar o que você precisa. Com tão poucas coisas na fotografia sendo baratas, isso é um bom alívio! Aqui está uma lista do que eu uso para cuidar do meu equipamento.

De uma loja de câmeras (ferramentas específicas da câmera)


Uma visão geral de alguns itens de limpeza essenciais.
  • Soprador de foguetes: Eu uso muito isso! Apertá-lo solta uma lufada de ar para afastar qualquer poeira.


  • LensPen: Acabei de adicionar um desses ao meu kit. Em uma extremidade há uma pequena ponta macia e de limpeza. Na outra, uma escova retrátil. Ainda não usei muito, mas até agora me surpreendi. No entanto, a ponta de limpeza é bem pequena, então não é algo que eu uso nas minhas lentes maiores, como uma 400mm f/2.8; levaria uma eternidade.
  • Toalhetes para lentes pré-umedecidos: Eu amo essas coisas. Estes são quase como os lenços de limpeza que você pode obter no KFC, mas para lentes. Eles são pré-umedecidos com uma solução de limpeza de lentes que evapora rapidamente da lente. Eles também são muito baratos. Eu uso os da marca Zeiss (os únicos que conheço) que para um pacote de 200, custam cerca de $ 13,90USD. (Nota:também disponível pela Hoodman especialmente para lentes de câmera)


  • Panos de limpeza de microfibra: Outro barato deve ter. Eu gosto de ter vários desses. Eu reservo um só para polir as lentes depois de usar os lenços, e outro só para limpar as lentes sem nenhum produto. Evito usar a mesma em vários dispositivos, por exemplo, usar a mesma roupa para limpar a tela do meu iPhone e depois usá-la para limpar minhas lentes.


De uma loja normal (ferramentas que não são da câmera):

  • Um pincel: Eles são muito úteis na remoção de poeira da superfície dos corpos das câmeras e dos cilindros das lentes. Novamente, compre este novo. Você também não quer que isso seja super macio, pois está sendo usado apenas na parte externa das câmeras e lentes e não em qualquer coisa que precise ser protegida.


  • Pincel de maquiagem: isso é algo que as pessoas costumam rir quando o veem na minha bolsa. Mas então pense:“Ei, isso é uma boa ideia”. Se você quiser adicionar um ao seu kit, certifique-se de comprar um novo. Você não quer que o blush do seu parceiro passe por toda a sua lente. Geralmente, as escovas mais caras são melhores, pois suas cerdas são muito mais macias. O que tenho também é retrátil, o que é ideal pois protege o pincel.


  • Toalha Teck: Ganhei uma toalha Tek no meu aniversário anos atrás e decidi tentar limpar meu equipamento. Funciona muito bem, mas uma toalha limpa também funciona.


  • Bolsa com zíper: É aqui que guardo meu equipamento de limpeza, para mantê-lo limpo e livre de poeira!

Com esses itens, consigo manter minhas lentes e corpos de câmera parecendo (quase) novos. Aqui está o meu fluxo de trabalho quando se trata de tempo de limpeza.

Lentes

Etapa 1. Use o Rocket Blower


O primeiro passo é remover quaisquer pedaços maiores de poeira, etc., da lente. Para isso, eu uso o soprador de foguetes. Apertá-lo sopra ar para fora da ponta e soprará pedaços maiores e soltos de poeira, etc. É importante não usar um pano para esta etapa, pois isso pode arrastar poeira sobre a lente e riscá-la. É por isso que o Rocket Blower é muito útil.

Etapa 2. Use a LensPen




Felizmente, o soprador foi capaz de remover toda a poeira. No entanto, há momentos em que algumas pequenas especificações permanecem. Para removê-los, uso o pincel na ponta da LensPen. Fazer um movimento rápido do pincel ao redor da lente deve fazer o truque. Não deve haver necessidade de aplicar muita ou nenhuma pressão. Isso deve remover toda a poeira da superfície da lente. Você pode precisar fazer uma repetição rápida com o soprador, no entanto. Se você não tiver uma LensPen, usar um pincel de maquiagem também funciona.

Se você não tiver uma LensPen, usar um pincel de maquiagem também funciona.

Etapa 3. Limpe o vidro


Sua lente agora deve estar livre de poeira e outros detritos. Se houver algumas marcas na superfície da lente, é hora de limpá-la um pouco. Primeiro, use a extremidade de limpeza da LensPen. É muito macio e não danifica o vidro, por isso é ideal para isso. Usando um movimento circular, trabalhe ao redor da lente até que todas as marcas tenham sido removidas. Isso pode levar várias passagens para conseguir. É importante não ficar tentado a empurrar a lente com muita força. Apenas continue andando de forma circular até que esteja satisfeito. Dê outra olhada rápida no soprador também, se necessário. Se você não tiver uma LensPen usando um

Se você não tiver uma LensPen usando um limpo pano de microfibra também fará o trabalho. Basta usar o mesmo movimento circular e, novamente, repetir o movimento é preferível a aplicar mais pressão.

Etapa 4. Livre-se de marcas difíceis


Depois Passo 3, normalmente terminei de limpar a lente. O passo quatro é completamente opcional, mas às vezes, há alguma sujeira na lente que simplesmente não se move; não importa quantas vezes tenha passado. É quando usar os lenços de lente pré-umedecidos.

Usando o mesmo movimento circular, eu trabalho ao redor da lente até que ela tenha sido completamente revisada (normalmente passo duas ou três vezes). Então eu pego um pano de microfibra (geralmente, um diferente que eu uso apenas para essa finalidade) e dou um pouco de lustre a lente usando o mesmo movimento circular. Vou repassar algumas vezes.

Prefiro esses lenços a sprays porque não gosto da ideia de ter uma garrafa de líquido dentro da bolsa da minha câmera. Se quebrar, pode vazar no meu equipamento e causar grandes danos. Eu também gosto bastante da qualidade de uso único.

Para mim, usar soluções de limpeza é um último recurso absoluto e não algo que faço toda vez que limpo meu equipamento. Eu também não respiro nas minhas lentes (você sabe, para embaciá-las para facilitar a limpeza da sujeira) se eu puder evitar. Se você é como eu e bebe bastante café, seu hálito pode ser ligeiramente ácido e, com o uso repetido, pode desgastar os revestimentos das lentes. Pelo menos é o que a Nikon mencionou há algum tempo em um artigo que li (ps, sou um cara da Canon).

Etapa 5. Não se esqueça da tampa da lente


O elemento frontal agora está limpo. Mas para mim, o processo ainda não está concluído. Antes de colocar a tampa da lente de volta, dou uma olhada rápida nela – pode haver areia e poeira que está prestes a ser colocada de volta na minha lente recém-limpa. Dar uma olhada rápida com o soprador e um pincel manterá a lente e a lente mais limpas.

Etapa 6. Limpe o elemento traseiro


Agora é hora de dar uma olhada rápida no elemento traseiro – a parte que vai dentro da sua câmera. Isso não deve ser muito confuso; afinal, ele fica dentro da câmera. Mas a poeira pode cair sobre ele, especialmente ao trocar as lentes e essa poeira, embora possa não aparecer nas fotos, pode definitivamente chegar ao sensor. Dou uma rápida olhada com o Rocket Blower, certificando-me de que a parte inferior da lente esteja voltada para baixo. Isso impedirá que qualquer poeira caia sobre ele. Alguns elementos traseiros são mais embutidos na lente do que outros. Com lentes que têm o elemento traseiro muito mais próximo, também posso fazer uma limpeza rápida com um pano de microfibra ou LensPen para limpá-lo.

Observe com esta lente, o elemento traseiro está muito perto da superfície. Além disso, essas barras de ouro são os contatos da lente.

Ocasionalmente, também faço uma limpeza na montagem, assim como nos contatos da lente. Para isso, uso apenas uma toalha Tek, embora qualquer toalha limpa sirva. Limpe cuidadosamente ao redor do suporte e passe por cima dele algumas vezes. Uma pequena quantidade de álcool em uma ponta de algodão pode ser usada para limpar os contatos. Limpar os contatos de vez em quando pode ajudar a evitar erros entre a câmera e a lente causados ​​pelo acúmulo de sujeira.

Agora é hora de dar uma olhada rápida na tampa traseira. Remova qualquer poeira com o soprador e coloque-o de volta na lente.

Com esta lente, o elemento traseiro é encaixado mais profundamente no barril da lente.

Etapa 6. Limpe a parte externa da lente


Agora que os elementos (frontais e traseiros) e a montagem da lente estão limpos, é hora de dar uma olhada rápida na parte externa. Para isso, afasto o pó com o pincel e limpo toda a superfície com a Toalha Tek. Se estive na praia (sal no ar), ou minha lente tomou banho, umedeço a toalha em água doce para remover qualquer sal ou champanhe, etc.

Este passo, embora muito rápido e simples, provou ser bastante útil para pegar algumas coisas que podem precisar de minha atenção. Por exemplo, um tempo atrás eu estava limpando minha lente 70-200mm e notei que a ponta do cano estava um pouco solta. Levei para a Canon e foi consertado em 10 minutos e não custou nada. A prevenção é o melhor remédio.

Câmera


Aqui está uma visão de um dos corpos da minha câmera sem a tampa do corpo. Deve-se tomar cuidado ao limpar ao redor do suporte da lente para evitar que poeira, sujeira, etc., caiam no interior. É uma boa prática fazer isso com a montagem da lente voltada para baixo.

Limpar a câmera é MUITO mais fácil e rápido do que as lentes. Primeiro, começo dando uma olhada externa com o pincel, seguido de uma limpeza completa com a toalha. Eu me certifico de que as telas e o visor estejam todos bonitos e limpos também. Tal como acontece com as lentes, certifico-me de que a montagem e os contactos do corpo estão limpos seguindo os mesmos passos e humedeço a toalha em água doce se estive na praia.

Enquanto eu tiro a tampa do corpo, também vou soprar qualquer poeira que possa estar na câmera com o soprador. Com este passo, sou muito mais cauteloso, pois não quero soprar muito no corpo. Novamente, também tenho o suporte da câmera voltado para baixo para evitar que a poeira entre novamente. Esta etapa pode ajudar a reduzir a quantidade de partículas dentro da câmera que podem eventualmente chegar ao sensor.

Sensor


Para mim, é aqui que o processo de limpeza pára. Não faço minha própria limpeza de sensor, pois prefiro que seja feita pelas pessoas certas. Algumas pessoas gostam de fazer sua própria limpeza do sensor, e isso é completamente bom. Isso é apenas algo que eu gosto de dar aos profissionais, porque se algo der errado, eu posso culpá-los.

Filtros


Você deve ter notado que não mencionei nada sobre filtros UV. A razão para isso é simplesmente que eu não os uso. Eu ainda estou para ser convencido de que eles vão realmente salvar uma lente de quebrar se cair e ter a visão de que se uma lente vai quebrar com uma queda, ela vai quebrar; filtro ou sem filtro. Eu sempre uso para-sóis de lente que não apenas ajudam a reduzir o reflexo da lente, mas também fornecem alguma proteção contra objetos que caem no elemento frontal. No entanto, se você estiver em um ambiente extremamente empoeirado, por exemplo, o uso de um filtro UV pode ser um investimento inteligente.

Conclusão


Então é isso para o meu processo de limpeza de equipamentos. Isso não é algo que eu faço depois de cada filmagem, mas eu tento fazer isso pelo menos uma vez por mês ou depois de filmagens onde meu equipamento foi um pouco abusado pelos elementos. Pode parecer que há muitas etapas envolvidas, mas realmente não leva muito tempo para fazê-lo. É até bastante terapêutico quando você entra nisso.

Como você limpa seu equipamento? Você tem alguma outra ferramenta que você usa? Qual é o seu procedimento e com que frequência o faz? Por favor, compartilhe nos comentários abaixo.