>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lente favorita do escritor:50mm f/1.8


Escolher uma lente favorita pode ser complicado, porque há aspectos de uma variedade de lentes que eu gosto. Às vezes gosto de usar lentes de zoom, às vezes lentes prime e outras vezes lentes especiais como macro ou ultra grande angular. Mas, apesar da variedade de opções disponíveis, no final do dia, continuo voltando a uma lente em particular como minha escolha da ninhada. A lente que faz o trabalho, não importa em que situação eu esteja, aquela que consistentemente produz resultados excelentes mais do que qualquer outra, é minha confiável Nikon 50mm f/1.8G. É um cavalo de batalha que sobreviveu à chuva, ao frio e até a ser jogado no chão de uma garagem de concreto. Sua incrível versatilidade é o motivo pelo qual eu gosto de recomendá-lo aos fotógrafos - especialmente aqueles novos no ofício que desejam expandir além das lentes do kit.


Valor e versatilidade


Quando eu estava explorando a fotografia digital pela primeira vez há vários anos, fui seduzido pela função de zoom de uma lente de kit e não conseguia entender por que alguém iria querer uma lente com distância focal fixa. Parecia bastante limitador e, como eu estava apenas começando a molhar os pés, não entendia por que gastaria mais de US$ 200 em uma lente sem zoom quando poderia gastar menos da metade disso em uma que cobrisse uma variedade maior de distâncias focais. O preço, pensei, fazia da lente um desperdício de dinheiro. Mas mesmo assim eu escutei os conselhos dos meus amigos Ryan e Kevin e pulei totalmente a lente do kit, optando por fotografar apenas com a Nikon 50mm f/1.8 na minha recém-adquirida D200. E meu, oh meu, que diferença isso fez.

Apesar do que pode parecer um preço alto para novos fotógrafos, essa lente é bastante barata em comparação com muitas de suas contrapartes. Como sua distância focal não é especialmente ampla, mas não tão apertada, ela pode ser usada em uma variedade surpreendente de situações, mesmo em uma câmera com sensor de corte. Na verdade, a única vez que me peguei buscando uma lente mais ampla é quando estou fotografando várias pessoas em ambientes fechados. Se estou usando meu “Nifty Fifty” durante essas situações, tenho que ficar do outro lado da sala ou do outro lado do corredor para encaixar meus assuntos na foto.




Fora isso, funciona muito bem para natureza, arquitetura, animais e especialmente fotografia de retrato. Fiz várias sessões de retrato com nada além dessa lente de 50 mm, e ela produz resultados sólidos se você quiser close-ups com belos fundos desfocados ou até fotos de grupo inteiro. Enquanto outras lentes como a 85mm f/1.8 ou 35mm f/1.8 são ideais para fotos mais estreitas ou mais amplas, esta lente pode cobrir uma variedade maior de suas necessidades fotográficas como quase nada mais. O preço pode parecer um pouco alto, mas certamente compensará com o tempo.

Se você estiver com orçamento limitado e quiser tirar bons retratos, não procure mais do que uma lente de 50 mm.

Recursos


À primeira vista, pode não parecer que uma lente sem zoom teria muito em termos de recursos, e essa em particular nem sequer possui estabilização de imagem encontrada em algumas lentes de kit mais baratas! Mas quanto mais eu usava essa lente, mais percebia quantos recursos ela tinha e o quanto eles impactavam minha fotografia.

Por exemplo, esta lente tem dois modos de foco:Automático/Manual e Manual. Como uso o botão de focagem na minha câmera, o modo A/M na 50mm f/1.8 significa que não preciso pressionar nenhum botão ou alterar nenhuma opção se quiser alternar rapidamente entre o foco automático e manual. Em muitas outras lentes, eu precisaria mexer em um interruptor na própria lente para alterar essa opção. Isso pode não parecer muito complicado, mas já estive em muitas situações em que precisei mudar rapidamente de foco automático para manual e vice-versa. Não ter que apertar um botão toda vez foi uma incrível economia de tempo e resultou em fotos muito melhores com muito menos frustração da minha parte.

Ser capaz de alternar facilmente entre o foco manual e automático me permitiu tirar essa foto de uma gota de água precariamente empoleirada.

Outra característica importante desta lente é o seu tamanho total. Embora uma grande lente de zoom possa parecer tentadora, e de fato ela certamente é útil em uma variedade de situações, eu gosto do tamanho compacto dessa lente porque a torna ideal para jogar em uma bolsa de câmera ou carregar para um dia de fotos casuais. Ele se projeta apenas alguns centímetros da câmera, tornando-o bastante discreto em uma multidão de pessoas. Embora não seja ideal para fotografia de rua em um corpo de sensor de corte, ele me permitiu obter muitas fotos espontâneas em várias situações, porque era simplesmente fácil de transportar na minha câmera.

Embora esteja um pouco na extremidade de ângulo fechado para fotografia de rua casual, a lente de 50 mm em um corpo de sensor de corte ainda pode fornecer resultados excelentes.

Finalmente, existem alguns recursos da construção real da lente que elevam essa lente como minha favorita. Um dos elementos de vidro redondo dentro da lente é asférico, o que reduz significativamente algumas das estranhezas ópticas causadas por um defeito chamado “aberração cromática” que surge nas fotos de tempos em tempos. Isso ajuda a garantir que as fotos que tiro usando essa lente sejam nítidas e tenham menos franjas de cores estranhas que podem aparecer nas bordas de vários elementos de uma imagem.

Ajuda você a aprender


Aprender a trabalhar dentro das limitações dessa lente me ajudou a entender muito mais sobre fotografia do que eu teria de outra forma.

O famoso orador Martin Villeneuve disse que “as restrições podem realmente aumentar a criatividade”, e essa certamente tem sido minha experiência com essa lente de 50 mm sem zoom. Fotografar exclusivamente com ela por mais de um ano me ajudou a aprender muito mais sobre fotografia do que eu jamais teria aprendido de outra forma. Sua ampla abertura desbloqueou oportunidades fotográficas criativas que eu nunca teria experimentado com uma lente de kit. Isso me ajudou a aprender a usar a luz disponível muito melhor porque raramente precisava usar o flash na câmera ou flashes externos, e me ajudou a entender como os vários elementos de exposição funcionavam em conjunto porque havia muito espaço para experimentar valores de abertura tão amplos.

Mesmo na chuva, esta lente nunca me decepcionou.

Para levar a ideia de trabalhar dentro dos limites um passo adiante e me ajudar a experimentar continuamente a fotografia, iniciei um blog chamado Weekly Fifty, onde publico uma imagem por semana que foi tirada com essa lente de 50 mm. Depois de quase dois anos fazendo isso, sinto que estou apenas arranhando a superfície do que ele tem a oferecer! Seja você um novo fotógrafo procurando uma adição à sua bolsa de equipamentos ou um profissional experiente que deseja expandir novos limites criativos, você não pode errar com este simples, mas poderoso pedaço de vidro.

Você usa uma lente de 50mm? Poste seus pensamentos sobre isso nos comentários abaixo, ou compartilhe quaisquer outras lentes favoritas que você possa ter também.